6 de novembro de 2010

Encontro marcado com a escritora Urda Klueger

A escritora Urda Klueger estará em Chapecó para acompanhar a apresentação cultural dos estudantes que participaram da edição 2010 do Projeto Encontro Marcado. Promovido pela Unimed Chapecó, o Encontro Marcado conta com a parceria da GERED (Gerência Regional de Educação), Prefeitura Municipal, Fundação Cultural, Biblioteca Pública, Livraria das Faculdades e Sebo Panacéia. Seu foco é a formação de leitores, através de incentivo ao exercício da leitura de livros e crônicas de autores catarinenses em sala de aula.

O Encontro Marcado deste ano está incluso na programação em comemoração aos 70 anos da Biblioteca Pública de Chapecó. O cronograma inicia no dia 8 de novembro, às 19 horas, na biblioteca com abertura das atividades comemorativas.No dia 9, às 8h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês (sala Agostinho Duarte), será realizado o “Encontro Marcado”. Durante o evento, os alunos apresentarão os trabalhos que produziram baseados nas obras da autora. Às 15h30,na Livraria das faculdades, haverá Happy Hour com a participação da escritora, escritores, gestores, parceiros e professores envolvidos no projeto. Às 19 horas,haverá confraternização com escritores e leitores chapecoenses no Sebo Panacéia.No dia 10, às 9 horas, Urda visitará a escola Marechal Bormann.Urda

Catarinense da cidade de Blumenau, Urda Alice Klueger nasceu em 16 de fevereiro de 1952. Seu primeiro grande sucesso foi "Verde Vale", que conta uma saga dos primeiros colonizadores de Santa Catarina. Outros trabalhos seus são "As brumas dançam sobre o Espelho do Rio" (hino à natureza, à liberdade e ao amor), "No Tempo das Tangerinas" (conta a vida dos colonizadores do Vale do Itajaí, durante a Segunda Guerra e como a vida resiste às angústias, "A guerra nunca acabava, mas o tempo das tangerinas voltava sempre."), "Vem, Vamos Remar" (sobre as enchentes de Blumenau), "Te Levanta e Voa" (sobre jovens a procura de seu destino), "Cruzeiros do Sul", "Recordações de Amar em Cuba II", "A Vitória de Vitória" (infanto-juvenil) e "Entre Condores e Lhamas". Urda escreve, com linguagem simples e objetiva, obras consistentes e seu texto tem sabor de poesia.

O objetivo do projeto Encontro Marcado é oportunizar aos alunos do ensino médio das escolas contempladas (Antônio Morandini, Marechal Bormann e Pedro Maciel) a aproximação com um escritor catarinense, vivenciando concretamente uma situação cultural e momentos de aprendizagem através da leitura, análise e interpretação dos textos de crônicas e contos do autor.

Para o desenvolvimento das atividades, a Unimed através do Setor de Responsabilidade Social, entregou 72 exemplares dos livros da autora às três escolas atendidas pelo projeto. “O encontro entre o escritor catarinense e os alunos que leram sua obra é a etapa mais emocionante e gratificante do projeto”, salienta a assistente social da Unimed Chapecó, Juciele Wrublewski.

As obras trabalhadas neste ano são Verde Vale, Cruzeiros do Sul, No tempo das tangerinas, No tempo da bolacha Maria, Crônicas de natal e Histórias da minha avó.

Subsidiado pela Federação das Unimeds de Santa Catarina desde 2005, o projeto iniciou em Chapecó no ano de 2008, quando a Unimed Chapecó adquiriu 100 exemplares do livro “Encontro de Abismos” do autor Júlio de Queiroz e repassou a três unidades escolares. Em 2009, a cooperativa forneceu 100 unidades do livro "13 CASCAES" do autor Fábio Brüggemann.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog