3 de novembro de 2010

Mulheres das cooperativas

Inicia nesta quinta-feira o 9º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas de SC em Balneário Camboriú. Santa Catarina tem 1 milhão de pessoas associadas às cooperativas. Uma parcela de 30% desse público é constituída por mulheres. Consideradas as respectivas famílias, constata-se que a metade da população catarinense está ligada ao cooperativismo.

A atuação do público feminino nas sociedades de natureza cooperativista é a inspiração do 9o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas que a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) promove nesta quinta e sexta-feira (4 e 5) no centro de convenções do Sibara Flat Hotel, em Balneário Camboriú.

O encontro reunirá 700 mulheres ligadas a todos os ramos do cooperativismo catarinense para a discussão de temas da atualidade e terá patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).

O sistema Ocesc representa 12% do PIB estadual e é formado por 254 cooperativas de 12 ramos: agropecuário, consumo, crédito, educação, especial, habitação, infraestrutura, mineração, produção, saúde, trabalho e transporte. As cooperativas catarinenses empregam diretamente 32.000 pessoas e faturam 11,4 bilhões de reais por ano.

Nesse contexto cresce, a cada ano, a participação da mulher, tanto no quadro social quanto nos quadros de comando das cooperativas: na média 30% dos associados das cooperativas são mulheres.

As mulheres representam 43,88% dos associados das cooperativas de consumo, 36,45% das cooperativas de crédito, 37,17% do ramo educacional, 43,78% do especial, 47,95% do habitacional, 13,74% da infraestrutura, 58,96% das cooperativas de produção, 64,37% da saúde, 28,65% do ramo de trabalho, 6,10% do ramo agropecuário, 3,52% dos cooperados do ramo de transporte e 1% do ramo mineral.

O presidente do sistema Ocesc/Sescoop, Marcos Antônio Zordan, realça que “cresce a cada ano a participação das mulheres, não só no quadro social das cooperativas, mas também nos quadros de comando e liderança”.

A coordenadora do evento é Patrícia Gonçalves de Souza.

coperja

A abertura solene do encontro de mulheres está prevista para as 8 horas da manhã de quinta-feira (dia 4), com a presença de autoridades. A primeira palestra será proferida às 9h30, pelo presidente do sistema Ocesc/Sescoop, Marcos Antonio Zordan, sobre as características do cooperativismo catarinense.

Às 10 horas haverá intervalo e, às 10h30, a especialista em gestão de pessoas Icledes Maria Matte palestrará sobre A mulher e o cooperativismo, suas conquistas e desafios. Icledes é especialista em desenvolvimento de lideranças e em gestão de sociedades cooperativas.

Às 12 horas será servido almoço.

Para o período da tarde está prevista a palestra A bela adormecida acordou: a trajetória das mulheres que passaram do século XX para o XXI, com a atriz, redatora e roteirista Bruna Gasgon. Bruna adota estilo teatral nas palestras e é autora dos livros O vendedor imbatível e Gigantes da liderança. Em seguida, as atividades serão encerradas. Às 20 horas haverá jantar festivo no restaurante Cristo Luz.

O Encontro de Mulheres será retomado às 8 horas da manhã do dia 5 com apresentação de case da Cooper, de Blumenau.

Na sequencia (às 08h45), o administrador José da Paz Cury prelecionará sobre Família, sintonia emocional e qualidade de vida. Cury é especialista em desenvolvimento organizacional com cursos na Columbia University, de Nova Iorque.

Está previsto intervalo às 10 horas e, às 10h30, entra em cena o médico Malcolm Montgomery para falar sobre Mulher, suas dores e seus amores. Montgomery, conhecido como “ginecologista das estrelas”, é autor de nove obras sobre mulher, saúde e comportamento.

O 9o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas será encerrado às 12h30.

Por: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Quase sem medo de errar, inclusive pela economia ainda baseada na agro-industria, Santa Catarina deve ser o estado mais "cooperado" do Brasil.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog