3 de outubro de 2010

Você sabe o que são Pênfigos?

Pênfigo é uma doença rara (0,1 a 0,5 casos por 100.000 pessoas por ano). Cerca de 70% dos casos correspondem ao pênfigo vulgar e 10 a 20% ao pênfigo foliáceo. Não existe relação com sexo ou raça.

Os pênfigos são doenças que atingem a pele e mucosas (boca, olhos e genitais), causando bolhas, feridas e crostas. Os pênfigos não são contagiosos, e sua causa é desconhecida pela Medicina. Há duas formas principais da doença: pênfigo vulgar e pênfigo foliáceo.

O pênfigo vulgar é relativamente raro e ocorre em homens e mulheres acima dos 40 anos. Geralmente começa com feridas na boca, nos olhos ou nos genitais. Depois surgem bolhas muito dolorosas no rosto, tronco, braços e pernas, atingindo grandes áreas e acompanhadas de muita fraqueza.

O pênfigo foliáceo, também chamado de “fogo selvagem”, é menos grave do que o pênfigo vulgar. No Brasil, ocorre principalmente nas áreas rurais de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. É mais comum em adultos jovens e pode acometer várias pessoas de uma mesma família, incluindo as crianças. No pênfigo foliáceo surgem bolhas que se rompem facilmente, formando escamas. Ele não atinge as mucosas. As lesões costumam aparecer nas áreas expostas ao sol, como face, região do decote e couro cabeludo, e depois se espalham para o corpo todo.

O diagnóstico é feito pelo exame clínico feito pelo dermatologista e confirmado por biopsia. O tratamento é feito com medicamentos de uso oral e controle rigoroso pelo dermatologista.

Fonte: SBD

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Luiz, eu nunca ouvi falar. Ou seja, existem muitas doenças que para a maioria são desconhecidas.

    ResponderExcluir
  2. amigo eu tenho Pênfigo Foliáceo eu posso pegar sol? ou tipo trabalhar ao sol ?

    ResponderExcluir
  3. Olá garoto,

    Primeiramente grato pela visita e pelo comentário. olha só existem casos e casos de Pênfigo. Só o seu médico, depois de um exame específico, é que vai poder lhe responder.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. minha mae tem penfigo foliaceo....
    mas nao sabemos o que ela pode comer,se alguem souber de alguma coisa me avise ou add meu mail.to deseperada pra ajuda minha mae esse e meu mail
    rosaniagatinhapl@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosania

      Entre em contato com site do SBD http://www.sbd.org.br/ tenho certeza que eles vão orientar.

      Abraços!

      Excluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog