7 de outubro de 2010

Macacos brasileiros estão entre as espécies mais ameaçadas do mundo

Duas espécies de macacos endêmicas do Brasil foram incluídas na lista dos 25 primatas mais ameaçados do mundo. A lista é elaborada a cada dois anos pelo Grupo Especialista em Primatas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e tem o objetivo de atrair ações de pesquisa e conservação, aumentando os esforços de preservação dos primatas.

A inclusão é resultado das articulações feitas pela delegação brasileira, liderada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), durante o 23º Congresso Internacional de Primatologia, realizado em setembro deste ano, na Universidade de Kyoto, no Japãmacacopregoo.

Na nova lista da IUCN, está o macaco-prego-galego, Cebus flavius(foto), incluído devido à sua recente redescoberta e ao escasso conhecimento disponível sobre suas diminutas populações confirmadas na Mata Atlântica nordestina. Essa espécie foi considerada criticamente em perigo.

O outro macaco incluído na lista é o guigó-da-caatinga (Callicebus barbarabrownae). Ele é o único primata endêmico desse bioma e sofre acelerada degradação, inclusive em áreas em processo de desertificação. Neste cenário, o guigó sobrevive em raros remanescentes de caatinga arbórea, sendo considerado criticamente em perigo tanto na lista da IUCN quanto na avaliação do Ministério do Meio Ambiente.

O CPB desenvolve pesquisas e ações de manejo com foco nessas duas espécies e espera que, incuídas na lista mundial, elas possam servir como espécies-bandeira, alertando para a situação de toda a biodiversidade na Mata Atlântica nordestina e na caatinga.

Fonte: ICMBio

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Bem, será que vai adiantar alguma coisa?

    ResponderExcluir
  2. Temos uma fauna incrível, mas infelizmente nossas autoridades não estão nem ai para eles. Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog