2 de abril de 2010

Disciplina nas atividades físicas laborais minimiza problemas ortopédicos

Apesar de parecer um assunto esclarecido, a falta de cuidados com a postura na hora do trabalho, especialmente nos escritórios, ainda tem levado muitas pessoas aos consultórios médicos com queixas de dores nos joelhos, nos braços e nas costas, sintomas de problemas ortopédicos.

Essa situação é presenciada habitualmente pelo médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann. “Os músculos das costas e os músculos posteriores das pernas ficam em posição de flexão por longos períodos produzindo retração (encurtamento) das fibras musculares. Ao levantar-se dessa posição, ocorre uma extensão muito rápida dos músculos, estirando-os e provocando dor”, explica.

Reichmann diz que, geralmente, essa dor pode revelar uma má postura, encurtamento muscular, flacidez ou tensão excessiva muscular ou problemas mais sérios como desarranjos internos do joelho ou no caso de coluna desde desvios até hérnias de disco. Para os digitadores que reclamam de dores recorrentes nos joelhos e nas costas, mesmo quando usam cadeiras anatômicas e equipamentos ergométricos, o ortopedista adverte que o uso destes equipamentos, mesmo de forma correta, não substitui os programas de relaxamento e alongamento muscular, que devem ser incluídos na rotina de trabalho.dori150

O médico orienta fazer alongamentos e relaxamento de mãos e punhos, ombros e braços, pescoço, tórax e pernas durante 5 minutos a cada hora. Quando estiver sentada, a pessoa deve evitar ficar com os ombros caídos para frente. “A cadeira com encosto reto ajuda a manter a coluna ereta, evitando assim dores nas costas e as pernas devem manter uma flexão de mais ou menos 70 graus”, explica.

Se os motivos que causam as dores não forem solucionados, elas podem evoluir para tendinites crônicas ou outras síndromes que são englobadas na LER (lesão por esforço repetitivo) ou DORT (doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho).

Entretanto, não é difícil conciliar a vida sedentária dos escritórios com a saúde ortopédica. “Bastam alguns minutos de alongamento a cada hora do dia trabalhado, que podem ser feitos em qualquer lugar. Esses exercícios devem ser incluídos na rotina de trabalho” alerta Reichmann.

O médico adverte que a cadeira deve ter o encosto reto, não muito alto nem muito baixo de acordo com o comprimento das pernas do usuário e o apoio de braços é indispensável. A mesa de trabalho deve ficar na altura dos cotovelos assim como os instrumentos tipo mouse e teclado. O monitor deve estar direcionado para o rosto, estando a pessoa em posição ereta e sem flexionar a cabeça. Os cotovelos devem estar apoiados nos braços da cadeira. Pode ser usado também tala de punho e apoio para os pés (leve inclinação dos pés em suporte adequado).

Entretanto, Reichmann enfatiza que “de nada adianta a ergonomia correta nos equipamentos, se os exercícios de alongamento e relaxamento não forem praticados”.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog