15 de março de 2010

Economizar água é fundamental

Em tempos que se fala de crise no abastecimento de água, economia é a palavra de ordem. Além disso, a escassez de água no planeta não é novidade para ninguém. De toda a água existente, cerca de 3% é doce, o que não se mostra suficiente para toda a população mundial. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), para impedir problemas com a falta de água nos próximos 15 anos, será necessário um investimento de R$ 27,7 bilhões em produção, tratamento, fornecimento de águas e tratamento de esgotos.

A orientação da OMS, é que cada pessoa gaste 40 litros de água por dia, no entanto, no Brasil se gasta cerca de cinco vezes mais água do que o necessário. O consumo é de cerca de 200 litros por dia por pessoa.

Preocupado com essa situação, o presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário Secovi/Oaguaeste, Paulo Jorge Lise, orienta que os moradores de condomínios façam a sua parte para evitar o desperdício de água. “Algumas mudanças de hábito, como a reutilização da água, e conscientização podem fazer toda a diferença”, afirma.

Para economizar àgua, Lise sugere a diminuição do tempo no banho, fechar a torneira quando não for necessário, ao escovar os dentes e fazer a barba, não lavar calçadas com a mangueira ligada, da preferência aderir ao uso de baldes, usar a lavadora de roupas somente quando houver roupa suficiente para utilizar a capacidade máxima da máquina e corrigir os vazamentos no imóvel. “Os grandes vilões do desperdício de água são os vazamentos escondidos, por isso a manutenção é fundamental para garantir a economia” alerta.

Lise cita como exemplo o Japão que têm adotado programas de conscientização e medidas específicas para diminuir o desperdício de água. Os orientais aproveitam à água depois de tratada em processos industriais. A água que vem dos ralos do Box ou das banheiras também pode seguir por um cano até chegar a um pequeno reservatório e assim reabastecer os vasos sanitários de condomínios, hotéis, hospitais, clínicas etc.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Fundar uma ONG não é Complicado - Incentivar, ajudar, se doar, frequentemente faço isso. Algumas pessoas não percebem o quão fácil é agir dessa maneira, e quantos benefícios isso trás para ...
    Há 4 horas
  • - Papagaio (a) Chica - *CHICA* Oi,Chica! A história de nosso personagem começa dia *03 de janeiro de 1999*, quando o amigo *Lauro Werner* nos traz de presente um Papagaio (a) c...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 7 meses
  • -

Arquivo do Blog