20 de janeiro de 2010

Atletas de temporadas devem ter cuidados

Procurar academias para um programa intensivo de malhação, buscando conseguir a melhor forma física para veranear nas praias do litoral brasileiro ou nos clubes sociais. Essa é uma atitude comum nesta estação. Porém, muitas pessoas não tem noção sobre perigo residente em atitudes como esta: quem passou o ano todo sem praticar exercícios, passa a fazê-lo com grande intensidade, sem orientação de um profissional.

O médico Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann, de Chapecó, especializada em ortopedia e traumatologia, cirurgia de joelho, ombro e quadril, adverte que esses “atletas de temporadas” podem se machucar: lesões musculares como distensões, edema e dolorimento dos músculos, dor nas articulações devido a encurtamento muscular-tendinoso e retração das cápsulas articulares são algumas das seqüelas desse comportamento.atletas

As articulações mais atingidas, nesses casos, são a coluna vertebral, joelhos, os ombros e cotovelos. As pessoas devem reiniciar a prática de exercícios de maneira progressiva, de acordo com sua idade, peso e condições gerais de saúde. Joaquim Reichmann lembra que, após os 40 anos, sempre se deve fazer uma avaliação médica prévia devido ao risco de comprometimento do sistema cardiorrespiratório.

Não existem regras, mas recomenda-se que as atividades físicas sejam praticadas pelo menos uma hora três vezes pôr semana. “Não é necessário mais de uma hora por sessão para manter-se em forma”, assegura o médico.

O praticante deve atentar para a alimentação. “A dieta deve ser balanceada, pois precisamos nutrir ossos, músculos, tendões. A ausência de cálcio nos ossos pode provocar osteoporose, já os músculos necessitam de aminoácidos e proteínas.”

A orientação segura de um profissional é essencial, mostra o médico, exemplificando que exercícios mal-conduzidos podem causar problemas nas pernas: se os músculos ísquiotibiais (posterior das coxas e pernas) forem só fortalecidos e não alongados, os joelhos poderão vir a sofrer sobrecarga na parte anterior porque necessitam vencer a resistência dos músculos posteriores fortes e encurtados.

Antes de começar qualquer atividade física é importante que se faça um aquecimento de 5 a 10 minutos, junto com exercícios de alongamentos. Deve-se alongar e aquecer os principais grupos musculares dos membros inferiores, coluna vertebral e membros superiores.

Se a pessoa sentir dores nas articulações e, mesmo assim, continuar insistindo na prática das atividades, poderá sofrer problemas mais sérios, como danos nas cartilagens articulares e sinovites (inflamação da membrana sinovial). Poderá sofrer tendinites e rupturas tendinosas e musculares – tendão patelar e tendão de Aquiles, principalmente.

As lesões podem ocorrer em ambos os sexos dependendo da intensidade do exercício, mas esse cuidado deve ser maior com as mulheres. A mulher, constitucionalmente, tem menos massa muscular que o homem o que a torna mais suscetível a lesões se houver muita demanda do aparelho locomotor. Já o homem tem mais massa muscular, porém se expõe mais em esportes agressivos sendo grande o número de lesões.

Fonte: MARCOS A. BEDIN/MB Comunicação Empresarial/Organizacional

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Penso que o sujeito deve mesmo se empenhar em atividades esportivas, mas, acima de tudo - se não prática à anos - ser acompanhado, ou mesmo fazer uma periódica visita ao médico por que sabemos ser de grande importância.

    Até...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog