24 de novembro de 2009

Houve erro em condenar Galileu?

Galileu enfrentou algumas vezes a Inquisição, safando-se por muito tempo quando foi condenado, não por heresia. Teve que negar o copernicanismo, enviando uma cópia de sua negação para toda nunciatura da Europa e, ainda, impuseram-lhe como penitência, recitar uma vez na semana os sete salmos penitenciais, que foi cumprido por sua filha, e à prisão domiciliar. A pergunta que fica é: quais foram os erros que a Igreja cometeu no julgamento de Galileu?


O Papa João Paulo II criou uma comissão, em 1981, para estudar o caso de Galileu. O subsecretário do Conselho Pontifício para a Cultura, Dom Sánchez de Toca comentou o resultado do trabalho dessa comissão. Naquela conjuntura histórico-cultural, os juízes de Galileu eram incapazes de separar a fé de uma cosmologia milenar, acreditaram que adotar o sistema copernicano, que nem ainda estava provado, podia quebrar a tradição católica e que, por isso, era seu dever proibir esse ensinamento.galileu


Este erro subjetivo de juízo, tão claro hoje para nós, conduziu-os a uma medida disciplinar, certamente impingindo a Galileu um sofrimento grande. Os juízes de Galileu se equivocaram não somente porque hoje sabemos que a Terra se move ao redor do Sol, mas naquele tempo não era possível saber. Por outro lado, a história da humanidade esteve cheia de loucos que afirmavam coisas surpreendentes e depois se revelaram falsas, hoje ninguém se lembra de seus nomes. Se Galileu tivesse proposto uma teoria diferente, hoje ninguém se lembraria dele. Este foi o primeiro erro objetivo.


O cardeal Poupard também fala de um erro subjetivo. Qual foi? Creram que deveriam proibir um ensino científico por temor às suas conseqüências. Pensaram que permitir o ensinamento de uma doutrina científica que não estava aprovada podia colocar em perigo o edifício da fé católica e sobretudo a fé das pessoas simples. E creram que era seu dever proibir este ensinamento. Hoje sabemos que proibir o ensinamento de uma doutrina científica é um erro. Não cabe à Igreja dizer se está provada cientificamente ou não. Corresponde à ciência.


O que Galileu pedia é que a Igreja não condenasse a Tese de Copérnico, não tanto por causa de sua própria carreira profissional e convicções, mas porque também pensava na Igreja. Pois se, depois, se demonstrasse que a Terra se movia ao redor do Sol, a Igreja se veria em uma situação muito difícil e faria o ridículo diante dos protestantes, essa foi a linha que Galileu defendia. Ele queria evitar isso porque era um católico sincero. Ele disse também: “O que acontecerá no dia em que se demonstrar que Copérnico está correto? Será preciso declarar heréticos então os que sustentam que a terra está no centro?”. Isso é o que estava em jogo, é muito mais complexo do que se costuma dizer.  Por causa disso tudo é que o Santo Padre resolveu reconhecer estes erros e pedir perdão.


Artigo de: Mario Eugenio Saturno de Bariloche - Argentina, é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (Email: mariosaturno@uol.com.br)

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Adorei o conteúdo do seu site. Aproveite e visite o meu site http://www.celularespiao.org Conheça este incrível celular batizado de Telefone Espião. A única maneira de você fazer uma escuta de celular. Funciona de modo discreto e grava todas as chamadas recebidas e efetuadas do celular alvo. Lista todas as chamadas com numero, dia, duração da ligação, e hora. Vendemos o celular em duas versões para sua escolha.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o conteúdo do seu site. Aproveite e visite o meu site http://www.celularespiao.net Conheça este incrível celular batizado de Telefone Espião. A única maneira de você fazer uma escuta de celular. Funciona de modo discreto e grava todas as chamadas recebidas e efetuadas do celular alvo. Lista todas as chamadas com numero, dia, duração da ligação, e hora. Vendemos o celular em duas versões para sua escolha.

    ResponderExcluir
  3. http://www.celular-samsung.com Fórum com dicas sobre celulares da marca Samsung. Você fica conheçendo os modelos atuais e também celulares espiões. Aonde comprar o seu celular, toques polifonicos, configurações, gps, navegação e downloads,papeis de parede e muito mais.

    ResponderExcluir
  4. O Celular Espião é um celular tão incrível e polêmico que foi proibido em alguns países da Europa e é novidade no Brasil.

    O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
    www.celularespiaobrasil.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog