1 de setembro de 2009

Blumenau comemora 159 anos

Nesta quarta-feira dia 02 de setembro a cidade de Blumenau comemora 159 anos de fundação.

Em 2 de setembro de 1850 desembarcaram no Rio Itajaí-Açu os primeiros imigrantes, que colonizaram Blumenau. Eram 17 alemães, liderados pelo médico-farmacêutico Hermann Bruno Otto Blumenau. A idéia era formar uma colônia agrícola, mas a vocação industrial prevaleceu. E Blumenau tornou-se o maior pólo têxtil do Brasil.

Nestes 159 anos a cidade cresceu e prosperou. Hoje tem aproximadamente 300.000 habitantes e é considerada uma das cidades brasileiras com um dos melhores níveis de vida. A cidade expandiu-se, modernizou-se, mas não abandonou seus traços coloniais. blu300

Nos idos de 1950 já era uma referência de qualidade de vida do sul do Brasil. Por tornar-se um importante centro industrial, Blumenau passou a receber visitantes de todo o Brasil e do exterior. A princípio, a maioria freqüentava a cidade para fazer negócios. Ou comprar os seus produtos, famosos pela qualidade.

Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. A cidade guarda fortes características européias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chope gelado e festas. Localizada estrategicamente próxima as importantes cidades do Mercosul e da estrutura portuária do Estado, é referência na educação, infra-estrutura e mão de obra qualificada.


Com 159 anos, Blumenau destaca-se pela economia pujante, na preservação do meio ambiente e na força produtiva e empreendedora da cidade. O que não falta em Blumenau são sotaques diferentes, influência das várias etnias que ajudam a tornar a cultura da cidade rica na diversidade. Os trajes típicos e danças ainda fazem parte das manifestações culturais nos clubes de Caça e Tiro e festas típicas.Blumenau é o típico exemplo de município que conseguiu unir suas origens ao que o Brasil tem de melhor: o jeito de ser brasileiro.

Na década de 1980, depois de duas grandes cheias, a iniciativa privada e o poder público uniram-se para reproduzir em Blumenau uma festa que já existia a cerca de 200 anos em Munique, na Alemanha: a Oktoberfest . A idéia deu certo e já nos primeiros anos a festa ganhou projeção internacional, tornando-se a segunda maior festa de tradição alemã do mundo. A festa foi idealizada como um produto turístico.


A cidade é um excelente centro de compras, oferecendo produtos como cristais e artigos têxteis, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Conhecida como cidade organizadora de grandes eventos e festas populares, com infra-estrutura profissional é sede do maior Centro de Eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica. Blumenau é, sem dúvida alguma, em cada atração que organiza, uma festa para os olhos.

Parabéns Blumenau!

Fonte de pesquisa: Secretaria Municipal de Turismo.

Foto: Mário Barbeta

Blog Widget by LinkWithin

9 comentários:

  1. eu te amo minha bela e linda BLUMENAU!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Xará

    Deixo aqui os parabéns de um paulistano à essa importante cidade do nosso sul do Brasil, que eu ainda hei de conhecer.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bela homenagem Luiz e parabéns a bela Blumenau pelo seus 159 anos de criação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para esta linda cidade e muito bem divulgada por sua hospitalidade.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. E minha noiva que é blumenauense nem sabia da data. Fuego! hehehe

    Parabéns a belíssima Blumenau!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a bela cidade de Blumenau. Não há conheço, mas já vi fotos lindíssimas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Blumenau. Cidade lindíssima.!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog