13 de abril de 2013

Bebidas energéticas prejudicam os dentes

Bebidas energéticas removem o cálcio dos dentes. É o que comprovou uma pesquisa feita no curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), pelas acadêmicas Gabriela Faccienda e Michelly Espíndola, com orientação da professora Lídia Morales Justino.

A pesquisa investigou as alterações do esmalte dentário, e constatou que a acidez das bebidas energéticas causa erosão dental. As pesquisadoras realizaram o estudo em laboratório utilizando dentes bovinos, que possuem a mesma composição dos dentes humanos.

Durante cinco dias, os dentes foram colocados diariamente em contato com a bebida energética pelo período de uma hora (quatro sessões de 15 minutos). Com auxílio de equipamentos eletrônicos, os pesquisadores puderam verificar que o cálcio se despendeu dos dentes e ficou no líquido.

“O esmalte dos dentes são como uma capa composta, predominantemente, por cálcio. A deterioração dessa capa deixa a estrutura porosa”, explica Lídia Morales Justino, orientadora da pesquisa.

Lídia explica que a boca possui pH 7, que é o neutro e, abaixo dessa medida, as substâncias são consideradas ácidas. “Os alimentos ou bebidas com pH abaixo de 5,5 removem o cálcio dos dentes. No caso das bebidas energéticas o pH é em torno de 3,0”, esclarece.Dentes

De acordo com a professora, os energéticos não são as únicas bebidas com acidez capazes de alterar o esmalte do dente. Os sucos artificiais, isotônicos e refrigerantes também causam corrosão.

A pesquisa será apresentada no dia 16 de abril, durante a 39ª Semana de Iniciação Científica do curso de Odontologia. Além deste, outros 13 trabalhos de pesquisas relativos a hábitos, cuidados e alterações da saúde bucal serão mostrados e avaliados por banca. As apresentações ocorrem nos dias 16, 17 e 18, no Bloco C5, do Campus Itajaí.

Fonte: Univali

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 4 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog