17 de agosto de 2012

Mundo fica mais pacífico

De 158 países pesquisados, a Islândia desponta em primeiro lugar e a Somália em último no Índice Global da Paz (IGP). O Brasil aparece na 83a. posição, seguido da Bolívia e do Equador. Os Estados Unidos ocupam o 88. lugar.

Depois da Islândia, os nove países com o melhor Índice Global da Paz são Dinamarca, Nova Zelândia, Canadá, Japão, Áustria, Irlanda, Eslovênia, Finlândia e Suíça.

Dos países latino-americanos, quem ocupa a melhor posição na lista é o Chile, em 30º lugar, seguido do Uruguai, em 33º, e da Argentina, em 44º. A Colômbia ocupa a pior posição, 144.

O Índice Global da Paz foi criado pelo The Economist em parceria com as Universidades de Sydney, Londres, Uppsala e o Instituto Internacional de Pesquisas pela Paz, de Estocolmo.Paz

Para a somatória de pontos, o Índice leva em conta 23 indicadores, entre eles gastos militares dos países, relações com nações vizinhas, níveis de respeito aos direitos humanos, de transparência, de educação, de bem-estar material e de democracia.

Pelo segundo ano consecutivo, a primeira e a última posição permanecem com os mesmos países. A Islândia aparece como a nação mais pacífica do mundo e a Somália a menos pacífica.

O IGP de 2012 mostra, em comparação com anos anteriores, que o mundo ficou mais pacífico, com exceção do Oriente Médio e do norte da África. O curioso é que essa mudança é mais percebida nos países onde a religião tem menos importância na sociedade.

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog