27 de maio de 2012

Idosos ativos têm menor risco de sofrer angústia

Atividades físicas podem ser eficazes para auxiliar no tratamento para depressão aos idosos. A afirmação é médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, da Reichmann Ortopedia de Chapecó. “Segundo pesquisadores australianos, pessoas com idade avançada que possuem qualquer nível de angústia podem ser quatro vezes mais propensos a ter limitações funcionais. A boa notícia é que a prática de exercícios pode ajudar a reverter esta situação”, salienta.

De acordo com informações publicadas no Portal Minha Vida, os pesquisadores liderados pelo PhD Gregory Kolt, da Universidade de Westen Sydney, analisaram dados de aproximadamente 100 mil homens e mulheres australianos, com 65 anos ou mais. Os idosos renona200lataram a situação de sua função física, angústia, tabagismo, escolaridade, altura, peso e envolvimento com atividades físicas.

Os resultados, segundo os dados do Portal Minha Vida, mostraram que 8,4% dos idosos sofriam algum nível de angústia. Aqueles com índices moderados no passado apresentaram quase sete vezes mais chances de ter limitações funcionais do que os que não tiveram nenhum sofrimento psíquico. Os idosos fisicamente mais ativos, no entanto, tinham menor probabilidade de sofrer limitações funcionais.

O médico realça que as descobertas dos pesquisadores australianos comprovam a importância de estimular os idosos para que tenham uma rotina de atividades físicas. “Afinal, por meio de um dia a dia mais ativo são obtidos resultados como fortalecimento muscular, maior equilíbrio, alívio de tensões e dores e mais disposição”, justifica.

Rechmann sugere o pilates como atividade para pessoas idosas,pois a combinação dos exercícios é adaptada de acordo com as limitações e o perfil de cada pessoa. O método fortalece os músculos fracos, alonga os encurtados, aumenta a mobilidade das articulações, reduz o estresse, estimula a circulação e melhora o condicionamento físico geral.

    Além disso, permite o alinhamento postural adequado e melhora a coordenação motora. Os exercícios podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos. São trabalhados vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do abdômen, coluna e região pélvica.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. ola desculpe pois nao li o que o senhor postou. O motivo que estou digitando aqui é que tenho 15 anos e nao me sinto à vontade para conversar com os mais velhos. gostaria de saber do senhor,se pudesse voltar a minha idade o que faria novamente ou as coisas que deixou de fazer e gostaria ter feito?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há uma semana
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog