30 de outubro de 2012

Projeto possibilita reinserção social de detentos de SC

Treinamento em produção de mudas florestais nativas acontece até quarta-feira (31) na Colônia Penal Agrícola de Palhoça. Convênio de Cooperação Técnica – Semear viabiliza nesta segunda, terça e quarta-feira (29, 30 e 31) o primeiro treinamento de “Produção de mudas florestais nativas”, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Colônia Penal Agrícola de Palhoça. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).

O curso é voltado às colônias penais agrícolas, com o intuito de capacitar e qualificar condenados em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário do Estado como “viveiristas”, na produção de mudas de plantas nativas. A ação integra o projeto “ACORDE Plantas Nativas”, que tem por objetivo promover a reinserção social dos participantes.

O curso possui carga horária de 24 horas, sendo disponibilizadas entre 8 a 12 vagas por turma. Para participar, os interessados devem ser alfabetizados e ter no mínimo 18 anos completos.

De acordo com o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a partir de ações como esta, o SENAR/SC cumpre com sua missão de desenvolver atividades de Formação Profissional Rural, que contribuem para a qualificação, integração na sociedade, qualidade de vida e cidadania do “homem rural”.semear

O conteúdo aborda temas como segurança e saúde no trabalho; cuidados com o meio ambiente; identificação de espécies nativas; demarcação de matrizes arbóreas; coleta e beneficiamento de sementes; desenvolvimento das mudas e controle fitossanitário; preparação do solo, substrato ou espuma fenólica; plantio/semeadura; tratos culturais, controle de irrigação e fertirrigação; seleção e expedição de mudas; tipos de viveiros e custos para a implantação e mercado.

O Convênio de Cooperação Técnica - Semear foi assinado em 22 de agosto de 2012, no Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina e integra a Secretaria de Estado do Planejamento do Estado de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de SC e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), com mediação da Vara de Execuções Penais da Comarca da Capital e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de SC.

Conforme o convênio, compete à Secretaria de Estado do Planejamento a orientação e coordenação geral do projeto “Semear – Plantas Nativas”, por meio do Comitê Executivo do projeto “Ações Conjuntas de Revitalização e Desenvolvimento (ACORDE Plantas Nativas)”. O SENAR/SC será responsável pela elaboração do programa didático de qualificação e formação técnica, além de fornecer orientação, insumos e materiais pedagógicos necessários à conclusão do curso.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog