29 de julho de 2012

Tecnologia: Raios ultravioletas para limpar água

Tecnologia inovadora de desinfecção solar da água foi apresentada na ExpoT&C - evento de ciência, tecnologia e inovação paralelo à 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em São Luís, no Maranhão.

A tecnologia, desenvolvida pelo pesquisador Roland Vetter, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), consiste na eliminação dos germes existentes na água através da exposição aos raios ultravioletas, sem a utilização de substâncias químicas.

Segundo o coordenador de extensão do instituto, Carlos Bueno, através de um estudo foi possível descobrir que uma luz que emite raios ultravioletas é capaz de eliminar germes, purificando a água utilizando apenas a forma física, sem modificações químicas. “Mas para que isso aconteça, a água precisa estar o mais translúcida possível”, disse.

O sistema solar de desinfecção de água é capaz de tornar águas sujas de rios e lagos em água potável livre de germes e já foi testado com sucesso em aldeias na região Amazônica. A inovação pode se tornar um método de proteção contra bactérias e outros micro-organismos perigosos que, em alguns casos podem produzir efeitos negativos não somente para o ser humano, mas também para o meio ambiente.

O equipamento, portátil, é compacto e agrupa tudo em uma única caixa movida por energia solar, que purifica 400 litros de água por várias horas. O investimento para obter o aparelho pode variar entre R$ 1,5 a 10 mil, dependo das condições onde será instalado.

O Inpa - que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - foi criado em 1952 e realiza pesquisas científicas do meio físico e das condições de vida da região amazônica, a fim de promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional.

Nos primeiros anos de funcionamento, o instituto se destacou na exploração da área por meio de pesquisas, levantamentosUltravioleta_Divulgacao Inpa e inventários de fauna e flora. Atualmente, o Inpa é referência mundial em biologia tropical e cultiva o desafio de expandir, de forma sustentável, o uso dos recursos naturais da Amazônia.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Inpa

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                              Foto divulgação INPA

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog