15 de junho de 2012

O que fazer quando o diagnóstico aponta um tumor?

“Avaliações clínicas para prevenção e diagnóstico precoce de câncer são atitudes extremamente importantes para aumentar as chances de cura”. A afirmação é da médica oncologista do Centro de Oncologia Unimed Chapecó, Márcia Kotz, ao abordar as medidas preventivas dos diferentes tipos de tumores. Os de maior incidência na população brasileira são: câncer de colo uterino, mama, intestino e de próstata.

As principais formas de diagnóstico precoce incluem o exame papanicolau (que visa prevenir ou detectar câncer de colo de útero), mamografia após os 35 anos, colonoscopia (exame de intestino) após os 50 anos e o PSA para próstata.

Outras ações preventivas importantes durante todas as fases da vida estão relacionadas aos hábitos. “É fundamental adotar alimentação saudável, prática de atividades físicas regulares, uso do filtro solar diariamente, evitar ou ingerir álcool moderadamente e não fumar”, realça a médica.

Mas o que fazer ao se deparar com o diagnóstico de câncer? “Neste caso, em qualquer estágio da doença, seguir rigorosamente a orientação médica é fundamental para evoluir no tratamento. O acompanhamento da família também é essencial para que a pessoa se sinta amparada, animada e otimista para tratar da enfermidade”, responde o enfermeiro e coordenador do Centro de Oncologia Unimed Chapecó, José Renato Weber.tuberculoseQ

Há três anos, o Centro de Oncologia oferece estrutura avançada aos clientes/pacientes com câncer. Em 2012, foram feitos investimentos em reforma da área interna e externa com destaque para a construção de mais uma sala de quimioterapia. “Agora, são quatro ambientes de aplicação de quimioterapia e manutenção de cateter com capacidade para atender sete pacientes simultaneamente”, salienta Weber.

Estão em fase de tratamento 100 pessoas. Destes, a maioria (4O%) é formada por mulheres e homens  com câncer de mama, seguido por pacientes com linfoma, pulmão e próstata. “Nossos princípios estão focados na humanização, qualidade nos serviços e qualificação da equipe, que hoje é composta por nove colaboradores, dois médicos oncologistas e dois hematologistas”, ressalta o enfermeiro. O Centro de Oncologia Unimed Chapecó está situado na rua Israel, 770-B, no bairro Santa Maria. O telefone é (49) 3322 2191.

Muitos desconhecem, mas as pessoas com câncer têm vários direitos. São eles: amparo assistencial ao idoso e ao deficiente (LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social), aposentadoria por invalidez, auxílio doença, isenção do Imposto de Renda na aposentadoria, isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos adaptados, quitação do financiamento da casa própria, saque de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e saque do Programa de Integração Social (PIS).

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog