15 de fevereiro de 2012

Hérnia de disco: Cirurgia pode ser evitada com a Osteopatia

O uso da osteopatia no tratamento de pacientes com hérnia de disco pode evitar a cirurgia em pelo menos 90% dos pacientes. O alerta é do fisioterapeuta Edson Bramati da Reichmann Ortopedia – Clínica especializada em Ortopedia e Traumatologia, Vídeo Artroscopia de Ombro e Joelho. Ele explica que o tratamento consiste na correção e desbloqueamento dos corpos vertebrais, provocando maior mobilidade e redução da compressão da coluna vertebral.

Além de evitar cirurgia e outras complicações causadas pela hérnia discal, a osteopatia permite reduzir os custos e o tempo de recuperação. “De acordo com a minha experiência e os casos clínicos, os resultados são muito positivos e, além das hérnias de disco, a osteopatia pode ser utilizada na redução de outros tipos de dores severas”, salienta o fisioterapeuta.herniadisco

Bramati explica que a hérnia é uma patologia do disco intervertebral, que existe entre duas vértebras, funciona como "amortecedor" e mantém as vértebras unidas, possibilitando-lhes o movimento. É formado por um núcleo fluído (pulposo) e a "carapaça" externa (anel fibroso).

A hérnia discal é caracterizada como uma "rotura" do anel com saída de conteúdo (o núcleo) para o exterior. Ao sair, o núcleo pode causar compressão das estruturas neurológicas (ex: raiz nervosa) ou inflamação. A deformação do anel sem rotura é uma profusão (menos grave).

Segundo o fisioterapeuta, as hérnias lombares são mais frequentes e podem provocar ciática (dor que se estende da nádega ao pé) e lombalgia (dor nas costas). As cervicais causam cervicobraquialgia (dor que se estende do ombro à mão). “Ambas podem provocar, nos casos mais graves, dormência e perda de força muscular e sensibilidade”, acrescenta Bramati.

O tratamento tem por objetivo desbloquear e descomprimir toda a região muscular, fazer correção da coluna vertebral e indicar alguns exercícios para a reeducação postural, além de fortalecer a musculatura paravertebral e abdominal profunda - fundamentais para evitar recaídas e estabilizar o quadro clínico e proporcionar mais qualidade de vida ao paciente.

Bramati recomenda o tratamento de osteopatia para pessoas que tiverem dores lombares, cervicais ou ciáticas. “Através da técnica, o paciente terá o problema resolvido, ou então, será orientado a procurar um neurocirurgião. Ficar em casa, aguentar dores e outros sintomas é a pior opção, pois o problema se agrava a cada dia”.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Legal seu blog, gostei mesmo, apresenta uma argumentação muito boa e eficaz, parabéns. Recomendo um site que me ajudo muito, em questão de Hernia de Disco http://conforsoft.com.br/hernia-de-disco

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog