17 de janeiro de 2012

A calculadora do lojista

O departamento do Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina (SPC) desenvolveu uma ferramenta prática, denominada de calculadora lojista, de fácil entendimento e utilização para auxiliar no controle e agilidade no atendimento aos clientes. A medida também atende as exigências da legislação que regulamenta a exposição de preços e condições de pagamentos.

A metodologia de cálculos da ferramenta está baseada no Sistema ou Tabela Price, derivado do sistema francês de amortização, e também conhecido por “sistema de prestação constante”. Segundo o vice-presidente do SPC/SC, Ivan Roberto Tauffer, a aplicação é muito utilizada nas compras a prazo de bens de consumo, crédito direto ao consumidor e estipula que as prestações devem ser iguais, periódicas e sucessivas, com ou sem carência. Os juros incidentes pelo saldo devedor são decrescentes e as parcelas de amortização assumem valores crescentes. A soma dessas duas parcelas permanece sempre igual, de modo que se mantenham iguais os valores das prestações.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL),Gilberto João Badalotti, a nova ferramenta está disponível a todos os associados através do site www.calculadoradolojista.cdl-sc.org.br e auxilia no cálculo de juros e de valores para vendas a prazo. “A calculadora lojista oferece seis módulos para operações financeiras: parcela, taxa de juros, atraso, adiantamento, quitação e etiquetas”, complementa o dirigente. CalcLojista

No módulo “parcelas” está disponível cálculo para financiamentos/empréstimos, através do sistema Price, com opção prazo carência e sem carência. Através da quantidade de prestações, taxa de juros mensal e o valor financiado obtêm-se o juro pago e o saldo devedor da amortização.

Na opção “taxa de juros” é possível desenvolver operações para retornar a taxa de juros de um financiamento, através de parcelas fixas, quantidade de prestações e valor financiado, de acordo com equação de Newton Raphson (raízes e tangentes).

No sistema de “atraso” do financiamento é utilizado o método Hamburguês para que o usuário saiba qual o valor da multa, juros, montante total a pagar referente a parcela atrasada.

Através do módulo “adiantamento” é possível efetuar o cálculo para saber qual o valor da parcela e também o desconto e taxa diária. Na opção “quitação” de todo o financiamento de forma antecipada obtêm-se o valor a ser pago, inserindo taxa de juros ao mês, quantidade de prestações restantes e valor da parcela.

A “impressão de etiquetas” foi agregada à ferramenta para possibilitar ao lojista imprimir etiquetas que podem ser afixadas no produto ou expostas na área de vendas.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Quando Ouvi Bob Dylan pela Primeira Vez... - Quando ouvi *Bob Dylan* pela primeira vez eu devia ter uns 16 anos, e gostei muito. Sua voz mesmo estranha para alguns, me pareceu muito suave. Não sei ing...
    Há um dia
  • - Barreira - Bandeira do time Grená O paredão do *Grêmio Esportivo Olímpico* de 1964/1966. Enquanto por aqui esteve, Barreira foi um goleiro respeitado até pelos adver...
    Há 5 dias
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 9 meses
  • -

Arquivo do Blog