22 de agosto de 2011

Já ouviu falar do Vorstadt?

Vorstadt é um Bairro localizado na margem direita do Rio Itajaí-Açu, na região Leste do município de Blumenau, se limita, ao Norte, com o rio Itajaí-Açu. Ao Sul faz divisa com a Área Rural Leste de Blumenau e o bairro Centro; ao Leste, com a Área Rural Leste de Blumenau e o município de Gaspar e, a Oeste, com o Rio Itajaí-Açu. A palavra Vorstadt tem sua origem na língua alemã, que significa “antes da cidade/entrada da cidade”. Para quem vinha do litoral, o bairro é o que se localiza antes do centro da cidade. O bairro Vorstardt foi criado na administração do prefeito Frederico Guilherme Busch Júnior, pela Lei nº. 717, de 28 de abril de 1956, que dividiu o Perímetro Urbano da Cidade em “Zona Central e Bairros”.

Inicialmente, o bairro Vorstadt, era constituído por 14 lotes coloniais, conforme consta vorstadtno mapa da Colônia de 1864. No dia 18 de agosto de 1942, a principal via do bairro, conhecida popularmente por Beco Laux, recebeu o nome oficial de rua Itajaí. Por ali passava toda a mercadoria originária do planalto catarinense com destino ao litoral, cujo movimento foi crescendo de forma gradativa, pela exportação da madeira de pinho, e mais tarde pela utilização dos caminhões como meio de transporte. Por isto, esta ligação entre Blumenau e Itajaí, foi a primeira rodovia asfaltada do Estado de Santa Catarina. Também pelo Vorstadt passou a extinta Estrada de Ferro, cujo maior símbolo, ainda existente, é a Ponte Engenheiro Antônio Ávila Filho, ou como é popularmente conhecida a “Ponte dos Arcos”.

Ilustres blumenauenses tiveram e tem o Vorstadt como endereço residencial. Sendo o mais ilustre de todos, sem dúvida, Johann Friedrich Theodor Müller ou simplesmente, Fritz Müller. Um jovem médico e naturalista alemão que em 1852 chegou ao Brasil com a esposa e uma filha. Fritz Müller foi parceiro e ajudou muito Charles Darwin a provar suas teses, inclusive escrevendo um livro, FürDarwin (Para Darwin, em alemão), que o próprio Darwin lançou na Inglaterra com o nome Fotos e Argumentos a Favor de Darwin.

Fonte de pesquisa: PMB e Revista Escola

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Olá Luiz.

    A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!
    Ministério da Saúde.
    comunicacao@saude.gov.br
    hepatitesms@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog