6 de janeiro de 2011

LER/DORT:Fisioterapeuta explica tudo sobre a doença

Causada por movimentos repetidos de qualquer parte do corpo, a LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Doença Ocupacional Relacionada ao Trabalho), pode provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores. Os sintomas estão relacionados à dor, fadiga, sensação de dormência, choque, peso, perda da força muscular, inchaço e declínio do desempenho profissional. Nesta entrevista, a fisioterapeuta Michele Fernanda Bagatini, da Fisioterapia Unimed Chapecó, explica como a doença se desenvolve e as formas de prevenção.

Como é caracterizada a LER/DORT?

A LER/DORT é caracterizada como uma síndrome que engloba diversas patologias, dentre elas, a tendinite, tenossinovite, sinovite e peritendinite. Um dos locais mais afetados pela lesão é a articulação do ombro, gerando processos inflamatórios recorrentes, dor e diminuição dos movimentos gerais da articulação. Além disso, pode progredir para patologias como ombro congelado, ruptura parcial de tendão, calcificações, entre outras.

De que forma é possível prevenir esse tipo de doença?

Atividades físicas e alongamentos são extremamente relaxantes. Além de melhorar o bem-estar físico, mental e prevenir o aparecimento de doenças ocupacionais, os exercícios físicos são grandes aliados na tentativa de compensar ou amenizar fatores como estresse e sobrecarga nos músculos mais exigidos na execução das tarefas, bem como auxiliar no desenvolvimento da consciênciacorporal e na melhora da postura.

Quais são os sintomas da LER/DORT?LerDort

Na fase inicial os sintomas são basicamente o processo de fadiga incipiente ou inflamação. É a fase em que o paciente sente desconforto e, não necessariamente dor. Nessa fase, pode-se obter uma completa reabilitação física, desde que os sintomas iniciais sejam tratados e as causas do transtorno resolvidas. Dessa forma, é necessária uma atuação conjunta dos médicos do trabalho que, através de orientações sobre alongamentos, reeducação da postura e otimização do ambiente de trabalho (ergonomia), eliminam os sintomas iniciais e reinserem o funcionário na atuação profissional.

Em que situações o quadro clínico pode agravar?

Quando os sintomas iniciais são negligenciados e tem-se a manutenção das atividades laborais executadas da mesma maneira, sem correção postural, o quadro clínico pode se agravar, levando o paciente a sentir dor, formigamento, dormência, choque, fadiga precoce, entre outros sintomas, além da incapacidade laboral. Nas fases mais avançadas, o que se pode obter é o controle e o equilíbrio dos sintomas, mas dificilmente a regressão total.

Qual é o papel do fisioterapeuta nesses casos?

A atuação do fisioterapeuta é de extrema importância, tanto na resolução da dor e processo inflamatório, como no processo de reeducação da postura, reeducação dos movimentos articulares, reforço muscular e consciência corporal. A ação evita o agravamento do quadro clínico e promove o retorno às atividades de vida diária e atividades profissionais. É importantíssimo que pessoas reconheçam os sintomas iniciais e procurem identificar as posições incorretas e forçadas no trabalho. Diante do aparecimento dos primeiros sinais de desconforto, dor ou formigamento nos membros superiores, deve-se procurar profissionais de saúde para iniciar o mais rápido possível o processo de reabilitação física, evitando comprometimentos mais sérios no futuro.

Quais são os serviços oferecidos pela Fisioterapia Unimed Chapecó?

Michele - Os serviços oferecidos são: fisioterapia convencional, neurológica, ortopédica, pneumologia, etc., cobertos pelo plano de saúde, além da hidroterapia e hidroginástica - estes com descontos especiais aos clientes Unimed.

Quais são os profissionais que compõem a equipe?

Michele - A equipe profissional é formada pelos fisioterapeutas Cleber Mesa Casa, Desirée Simundi Dobrachinsky, Francieli Pegoraro, Maria Edilene Klauck (supervisora técnica) e Michele Fernanda Bagatini; pelo Médico Fisiatra Paulo André Harzheim; educadora física Marlete Schneider e pelas auxiliares administrativas Cristiane Bertote e Stefani Hundertmarck Pinto; pela auxiliar de higienização Vera Lúcia Pedrotti Pereira e pela coordenadora administrativa Elis Regina Cervi.

Onde está localizada a Fisioterapia Unimed Chapecó e quais são os horários de atendimento?

Michele - Fisioterapia Unimed Chapecó está localizada na Rua Fernando Machado, 530-E, Centro, e conta com ampla estrutura técnica e profissional para o atendimento aos clientes. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 7 às 20h e aos sábados das 8 às 12h. Os agendamentos podem ser efetuados pelos telefones 3323-1307 e 3328-9440.

Por: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Gostei do Post!

    Conheça o agregador www.garimpoweb.com

    Divulgue seus links!

    Milhares de visitas diarias.

    ResponderExcluir
  2. gostei do blog,mas não pode me dar todas as informações que presisava.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 4 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog