20 de dezembro de 2010

Uma aranha dentro do refrigerante?

Depois do caso do cotonete dentro da garrafa de refrigerante, agora acharam uma aranha. O episódio ocorreu na cidade de Içara, em Santa Catarina, e já foi julgado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Depois de ingerir a bebida, um consumidor, se deparou com a presença de uma aranha dentro da embalagem. O mesmo alegou que, dias depois, passou a ter dificuldades para se alimentar, além de ter sofrido traumas psicológicos, motivo que o fez inclusive buscar tratamento psiquiátrico.

Pelo fato ocorrido a Vonpar Refrescos S/A, fabricante do refrigerante, terá de indenizar um consumidor que ingeriu refrigerante com uma aranha dentro da garrafa. A decisão confirmou sentença da comarca de Içara, que havia estabelecido a indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil, em favor de José Roberto Cechinel.

Conforme os autos, em junho de 2003, José Roberto solicitou uma garrafa de 290 ml de Coca-Cola em um bar daquela cidade, onde o fato ocorreu. Ele revelou, ainda, que recebeu uma ligação da Vonpar no dia seguinte ao ocorrido, oferecendo-lhe produtos da empresa para compensar o susto.  A empresa ré, inconformada com a sentença de 1º Grau, recorreu ao TJ sob o argumento de não ter sido comprovada a existência da aranha na garrafa, e de não haver elementos a atestar o dano sofrido. Por fim, postulou a redução do montante da indenização.aranha

Para o relator da matéria, desembargador substituto Saul Steil, os depoimentos testemunhais e as fotografias do aracnídeo dentro da embalagem são suficientes para embasar a condenação. “Da análise cuidadosa dessas fotografias denota-se ser bastante improvável que a aranha tenha sido introduzida na garrafa pelo autor após a abertura do invólucro. Isso porque, dado o tamanho do animal em comparação com o calibre da abertura da garrafa, ela possivelmente ter-se-ia despedaçado se inserida no vasilhame de Coca-Cola”, explicou.


“O fato do autor não ter apresentado efetivos danos a sua saúde física é irrelevante, haja vista o dano sofrido pelo autor restar caracterizado pelo sentimento de impotência e vulnerabilidade por ele experimentado ao ingerir refrigerante proveniente de garrafa contendo uma aranha em seu interior, o que, por certo, colocou a saúde do autor em risco”, completou o magistrado, ao manter a sentença. A decisão foi unânime. (Ap. Cív. n. 2006.000844-4)

Mas, fica aqui uma pergunta, se a aranha não poderia ter sido colocada depois, como entrou antes?

Fonte: TJSC

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Posicionamento Indenização Santa Catarina

    A Vonpar Bebidas – franqueada da Coca-Cola em Santa Catarina – esclarece que a decisão judicial a respeito de suposto corpo estranho encontrado em uma garrafa de Coca-Cola em um bar de Santa Catarina ainda não foi publicada e será alvo de recurso.

    Segundo a Vonpar Bebidas, a ausência de perícia na garrafa inviabiliza a constatação da existência de lacre, não havendo, desta forma, prova de que a suposta inserção de corpo estranho tenha se dado durante o processo de fabricação. A empresa enfatiza que o processo de fabricação de seus produtos segue à risca normas de segurança e qualidade.

    A empresa considera, ainda, que o valor concedido a título de indenização mostra-se exorbitante, devendo ser também alvo de recurso.

    Vonpar Bebidas


    Sobre a Vonpar S/A
    A Vonpar S/A atua nos segmentos de bebidas e de alimentos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina por meio das operações: Vonpar Alimentos (Mu-Mu, Neugebauer Chocolates e Divisão Candies) e Vonpar Bebidas, que produz e distribui produtos da Coca-Cola, além de distribuir as marcas da Heineken Brasil.

    Vonpar Bebidas
    A Vonpar Bebidas é franqueada da Coca-Cola e distribuidora da Heineken Brasil no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Fundada em 1948, a empresa possui três fábricas na região (Antônio Carlos – SC, Santo Ângelo e Porto Alegre- RS) e cinco centros de distribuição (Blumenau, Joinville e Chapecó – SC; Farroupilha e Pelotas – RS). A Vonpar Bebidas gera 3.512 empregos diretos. A empresa é atualmente a quarta maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, com participação de 10% do volume total de vendas no país. No território gaúcho e catarinense é líder absoluta do mercado de refrigerantes com 60,1% de participação de mercado (dados Nielsen de novembro de 2010).

    Atenciosamente,
    Daniel Rodrigues - Jornalista
    (51) 9228.0109 • 3029.7471 • 3233.2509
    twitter.com/marthacom • Skype: marthabeckercom

    Martha Becker Assessoria de Comunicação
    www.marthabecker.com.br
    Av. Getúlio Vargas 774/207 - Menino Deus
    CEP 90150-002 - Porto Alegre - RS - Brasil

    ResponderExcluir
  2. A Empresa nunca tem culpa! É perfeita, e sempre tem uma desculpa!!

    Essas empresas são mto folgadas aqui no Brasil!!!

    ResponderExcluir
  3. fake... na garrafa de coca que amolece até um osso c passar mais de um dia?!!?!?XDXDXDXD

    ResponderExcluir
  4. se fosse na terra do tio san a empresa daria graças adeus por terem estipulado esse valor! com certeza a pessoa receberia um valor muito mais alto do que esse 20 mil

    ResponderExcluir
  5. "Anônimo disse...

    fake... na garrafa de coca que amolece até um osso c passar mais de um dia?!!?!?XDXDXDXD"
    _______________________________________________

    Aranha é composta de cálcio agora? D: OMG!
    -q

    ResponderExcluir
  6. Já achei uma aranha numa Coca-Cola 600ml lacrada... enviei com carta e me deram um fardo de Coca-Cola 2 litros, sei que poderia ter feit muito com aqula garrafa lacrada mas porque o estresse... mas não é por isso que deixarei de tomar Coca-Cola...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog