30 de novembro de 2010

Fitoterapia: Padre é acusado de charlatanismo

Religiosos, professores e representantes de organizações sociais emitiram nota de apoio ao padre Renato Roque Barth, da Instituição Bio-Saúde, acusado de práticas terapêuticas que seriam exclusivas de médicos profissionais.

“Apresentamos nosso apoio às práticas tradicionais de saúde, às práticas integrativas e complementares, ao uso das plantas medicinais e à valorização do saber tradicional e popular em saúde”, afirmam os 36 subscritores do manifesto de apoio ao uso dos recursos fitoterápicos.

O Centro de Bio-Saúde, ligado à Associação Brasileira de Saúde Popular, oferece tratamento à base de ervas, argila e urinoterapia. Padre Renato frisa que os tratamentos aplicados no Centro já eramplantasmedicinais usados na Índia e no Japão muito tempo antes de Cristo. Ele trouxe o Método Bioenergético ao Brasil, depois de aprendê-lo na Nicarágua com o dr. Aton Inoue, em 1993.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Mato Grosso ingressou com processo contra o padre Renato por charlatanismo. “A gente vê isso com muita preocupação”, declarou o presidente do CRM, Arlan Azevedo, segundo a repórter Keka Werneck, do Centro Burnier Fé e Justiça.

Interesses econômicos querem desacreditar o saber popular em fitoterapia – estudo das plantas medicinais e seus efeitos sobre enfermidades -, diz o documento de apoio ao padre. Os signatários lembram que o Brasil é signatário de acordos internacionais que garantem as pessoas o acesso às etnomedicinas.

O manifesto condena o CRM do Mato Grosso, que quer “monopolizar o saber e a prática terapêutica no cuidado da saúde da população, menosprezando o saber milenar da medicina popular, indígena, quilombola, entre outros povos e comunidades tradicionais, transmitido oralmente entre as gerações”.

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog