25 de outubro de 2010

17ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

Danças folclóricas, terno de reis, cantigas de roda, homenagens, exibição de vídeo e testemunhos de vida por descendentes de imigrantes açorianos marcaram na quinta-feira 21 o pré-lançamento da 17ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que ocorrerá de 5 a 7 de novembro, em Governador Celso Ramos, considerado o município mais açoriano do Brasil.


Durante o pré-lançamento, o Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC entregou o Troféu Açorianidade pelo trabalho de valorização da cultura trazida pelos imigrantes a 11 personalidades, municípios, escolas, artesãos, pesquisadores, engenhos, instituições culturais. A presença de delegações de 18 municípios catarinenses e a participação efusiva no evento deu uma mostra do que será a Festa Açoriana deste ano em Ganchos, para a qual o prefeito Anísio Anatólio Soares aguarda cerca de 35 mil pessoas, representando 36 municípios influenciados por essa herança portuguesa.


O pré-lançamento iniciou às 19h30min, no Centro Adventista de Treinamento, na Praia de Palmas, com a exposição de vídeos e a entrega dos troféus, e foi até a meia noite, com um coquetel oferecido aos participantes pela comunidade de Ganchos. Grupos folclóricos vestidos a caráter apresentaram as danças típicas de cada uma das ilhas açorianas e emocionaram a plateia com a demonstração da riqueza e da variedade da cultura açoriana.

17ACOR_Ganchos_2010_web


Ao abrir a cerimônia, a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Borges, lembrou que em nenhum outro lugar do Brasil a cultura açoriana é cultuada com tanto afeto, nem é capaz de criar um sentimento de identidade e de pertença tão fortes quanto no litoral de Santa Catarina. Lembrou ainda que a aposta da UFSC na promoção dessa identidade é uma prova do seu reconhecimento à importância da tradição local em seu diálogo com a cultura universal.


Homenageado com o 11º troféu, criado especialmente nesta edição do evento, João Carlos Lupi, representando o embaixador de Portugal no Brasil, o Dr. João Manuel Guerra Salgueiro, ressaltou a diversidade étnica do povo açoriano em Santa Catarina presente na plateia. “Não existe em lugar nenhum do mundo açorianos de tantas origens, negra, árabe, indígena”.

O dia do pré-lançamento coincidiu com a data-marco da saída da primeira embarcação de Açores trazendo imigrantes para Santa Catarina, segundo lembrou o coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), Joi Cletison, em seu discurso de abertura. “Em 1948 teve início essa miscigenação que hoje nos indica e por isso também hoje se comemora o Dia da Rendeira”. A emoção no relato de vida de cada artista plástico, agricultor, pescador ou dono de engenho homenageado, falando da luta e da obstinação de suas famílias para sobreviver e preservar as raízes indicou o quanto a identidade manezinha orgulha essas pessoas.


Criada em 1996 pelo Núcleo de Estudos Açorianos, a distinção reverencia todos os anos 10 personalidades, cada uma com um troféu alusivo ao nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores. O décimo troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana. As indicações e a votação final para escolha dos ganhadores do Troféu são feitas pelo Conselho Deliberativo do NEA, composto por 58 instituições (prefeituras, universidades e fundações culturais) sediadas no litoral de Santa Catarina, segundo Joi Cletison Alves.


A Festa da Cultura Açoriana acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense com o objetivo de mostrar o que há de mais autêntico e original de cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade, conforme o coordenador de comunicação do NEA, Francisco do Vale Pereira. Este ano, a sede do evento será o município Governador Celso Ramos, de 5 a 7 de novembro. Já foram sede do Açor as cidades de Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos e Palhoça.


O evento inclui exposições, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros. Em um pavilhão estarão concentrados os estandes culturais representando os 36 municípios e instituições do litoral de Santa Catarina, apresentando o seu artesanato de referência regional. Nesse espaço diversos artesãos vão produzir e comercializar suas peças. Nos três dias de festa haverá mais de 60 apresentações folclóricas e dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 5 e 6 de novembro.


No dia 6 de novembro, às 10 horas, na Praia da Gamboa, em Governador Celso Ramos, acontecerá o Desfile Folclórico, com os grupos participantes do evento e no domingo, dia 7, às 9h30min, na Igreja da Fazenda da Armação, será realizada a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas seis cantorias (folias do Espírito Santo) e 12 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios.


Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina é uma realização do Núcleo de Estudos Açorianos da SeCArte/UFSC em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura e a Secretaria de Turismo e Esportes.

Para mais informações:fone 48 3721-8605 ou na página www.nea.ufsc.br

Por: Raquel Wandelli, Assessora de comunicação da SeCArte/UFSC / raquelwandelli@yahoo.com.br / 9911-0524 e 37219459 /
www.secarte.ufsc.br / www.agecom.ufsc.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog