12 de dezembro de 2009

Conheça o cereal do século XXI

Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. Esta é a quinua, um vegetal cultivado nas regiões andinas há pelos menos 5 mil anos, e que continua a ser produzido principalmente no Peru e na Bolívia. O nome “quinua” é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas.


Conhecida também como o “trigo dos incas”, a quinua é um tipo de cereal que produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, vitaminas e minerais. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinua é um dos poucos vegetais completos, por apresentar um balanço de aminoácidos adeQuinuaquado à nutrição humana. De fato, as sementes constituíram, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e até hoje representam um elemento fundamental à dieta dos camponeses andinos.

A quinua real é só uma das muitas espécies do vegetal, que conta com mais de 2 mil variedades, classificadas em categorias distintas. Dotada de grande resistência, a planta se adapta a diversas condições de latitude e altitude, e pode crescer em zonas áridas e semi-áridas.

Mas apesar das incríveis propriedades da quinua real, o alimento se manteve, durante muito tempo, exclusivamente destinado ao consumo próprio, principalmente por causa da sua baixa produtividade. O cereal produz uma única colheita anual, o que eleva o preço da unidade. Por isso mesmo, a planta, cujo cultivo segue técnicas basicamente artesanais, é perfeitamente aplicável à agricultura orgânica e às hortas familiares.

O valor protéico da quinua real é superior ao dos demais cereais. A composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável somente ao leite e ao ovo. Uma pesquisa, também revelou, que a quinua real age na prevenção de enfermidades crônicas, como a osteoporose, o câncer de mama, as doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.

Para saber mais acesse http://www.planetaorganico.com.br/quinua1.htm e http://www.planetaorganico.com.br/quinua2.htm

Fonte: www.planetaorganico.com.br

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. LA VERDAD QUE HOY EN DIA OTRA VEZ SI QUE CREEMOS MUCHO EN LA LA NATURALEZA,PUES LA MEDICINA DE LAS FARMACIAS ES MAS QUIMICA .LO QUE PASA QUE ES MAS RAPIDA QUE LA MEDICINA NATURAL.

    ResponderExcluir
  2. Bem curioso, nem sabia de sua existência, muito legal.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog