23 de agosto de 2012

Os peixes estão sumindo

Em 20 anos, o bacalhau não constará mais de cardápios caseiros ou comerciais porque deixará de existir nos oceanos do mundo. As 61 espécies conhecidas de atum entraram para a lista de animais ameaçados de extinção.

O alerta consta no relatório "The State of World Fisheries and Aquaculture 2012" (O Estado da Pesca e Piscicultura Internacional 2012), elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), comentado pelo ambientalista e cientista social Henríque Cortez, publicado no portal EcoDebate.

O relatório da FAO indica que a pesca comercial em grande escala captura 80% de todas as espécies oceânicas, que 30% dos peixes do mundo são superexplorados e outros 57% estão próximos do limite de extração sustentável. Pior: três em cada dez peixes são mortos por engano e a cada ano 250 mil tartarugas morrem vítimas dos ganchos destinados aos peixes-espada.peixe

A redução dos peixes oceânicos vem sendo compensada pela piscicultura comercial, que já oferece metade dos peixes consumidos em escalda global. Mas surge aí outro problema: as pequenas espécies, como a sardinha, que aparentemente têm pequeno valor comercial, são capturadas para produção de ração.

A piscicultura, explicou Cortez, precisa alimentar os peixes em cativeiro ao máximo, em menor tempo possível, para que atinjam tamanho e peso com valor comercial. Ai entra a sardinha, que é fundamental nessa cadeia alimentar. Um terço da captura mundial de peixe é destinada à produção de ração animal.

No Brasil, segundo o Censo da Vida Marinha, do Ministério do Meio Ambiente, 32 das 1.209 espécies de peixes catalogadas na costa e nos estuários do país são sobre-explorados.

"Graças ao consumo insustentável de hoje, os que aqui estiverem em 2050 consumirão muito menos, simplesmente porque haverá muito menos que consumir", admoestou Cortez. Se não existir mais bacalhau, quem se importa com isso, comentou ironicamente, "desde que esteja 'presente' no próximo almoço de Páscoa".

Um dos motivos para esse quadro é a acidificação dos oceanos por causa do aumento da concentração de CO2 atmosférico, o aquecimento global e as mudanças climáticas que ameaçam os ecossistemas marinhos.

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Meu amigo isto e grave e preocupante, precisamos não apenas divulgar ,mas sim pedir socorro juntos e espalhar este alerta... Parabéns pela postagem...fuiiiii

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog