7 de janeiro de 2012

Site vai monitorar o La Niña

O verão deve ser de tempo mais seco com chuva abaixo da média e mal distribuída, causando períodos de estiagem no Oeste e Meio Oeste, devido à influência da La Niña. A chuva abaixo da média registrada e o cenário previsto para o verão terão impacto na agricultura e abastecimento de água nessas regiões. No Planalto Sul, Planalto Norte e no Vale do Itajaí, a perspectiva é de chuva próxima a média. Já no Litoral, a chuva deve ocorrer com mais frequência, ficando entre a média a acima dela.

lanina
A Epagri lançou um site para monitoramento do La niña,. Além de acompanhar os índices de chuva no estado, o novo produto traz informações sobre o fenômeno e recomendações a extensionistas e agricultores que podem minimizar os impactos de uma possível estiagem. Importante ressaltar que os eventos de estiagem mais fortes ocorridos nos últimos anos no Estado não estavam relacionados com o La Niña. Em janeiro e fevereiro de 2011, mesmo com o La Niña, as chuvas ocorreram dentro na normalidade no Oeste e Meio Oeste. 


O La Niña se caracteriza pelo resfriamento da água na região equatorial do Oceano Pacífico. Em Santa Catarina ele pode provocar diminuição dos volumes e alteração na distribuição da chuva. O fenômeno tem pouca influência no verão, mas deve se estender pela estação mais quente do ano intensidade fraca a moderada.


Com relação à temperatura, o verão deve ser típico na maioria das regiões, com tendência de madrugadas mais quentes no Litoral e mais agradáveis no Oeste e Meio Oeste. Pelo menos uma ou duas ondas de calor são esperadas no trimestre, podendo quebrar recordes.

Fonte: Gisele Dias - Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog