7 de setembro de 2011

Você conhece a Portabilidade de Crédito?

Está arrependido das taxas e das condições contratadas com o seu banco? Talvez seja o caso de procurar uma outra instituição financeira e fazer a portabilidade de crédito. É isso mesmo. Assim como é possível mudar de operadora de telefone celular ou fixo, os consumidores podem também fazer a portabilidade de crédito, que é a transferência, por solicitação do cliente, da operação de financiamento de uma instituição financeira para outra, que ofereça condições melhores em relação a juros, volume ou prazo.

Verdadeiro terror dos bancos americanos e europeus, a portabilidade foi criada pelo Banco Central, em 2006, para estimular a concorrência também no Brasil. Mas apesar de a portabilidade estPortabCredar disponível, a falta de informação faz com que os clientes deixem de buscar esse tipo de operação. “Os consumidores muitas vezes nem leem o contrato, não avaliam as condições e a educação financeira é limitada. Isso faz com que o direito não seja usado”, declarou Araújo Netto, consultor do Departamento de Normas do BC.

Na portabilidade, o devedor faz uma operação em que empresta dinheiro de um banco para terminar o relacionamento com outro. A operação não tem custos tributários nem tarifa para transferência. Cobranças de multas também não são permitidas. Para fazer a portabilidade, a pessoa deve procurar a instituição financeira para onde quer transferir a dívida. Essa instituição quita o empréstimo no outro banco, depois de negociar as condições com o cliente. As diferenças de condições e taxas de juros são muito grandes entre os bancos e se você acha que está pagando demais é melhor fazer uma pesquisa. Lembre-se a possibilidade de transferir o crédito dá a você o poder de negociação. Pois quando você for no seu banco dizendo que quer transferir o crédito para outra instituição com melhores taxas, é comum o gerente cobrir a oferta.

Fonte: Agência Brasil

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog