11 de setembro de 2011

Nove municípios em situação de calamidade pública em Santa Catarina

Nos municípios catarinenses atingidos pelas chuvas, o sábado (10) foi marcado pelo cenário da destruição, com ruas e casas arruinadas. A situação se agravou e mais quatro cidades decretaram estado de calamidade pública durante o dia, aumentando a lista para seis. Ao total, as chuvas já afetam 927 mil catarinenses, desalojando 153 mil e desabrigando 14 mil e duas mortes confirmadas.Ench17


Os municípios que decretaram estado de calamidade pública neste sábado foram o de Agronômica, Aurora, Ituporanga e Presidente Getúlio, todos no Vale do Itajaí. Brusque e Rio do Sul já haviam decretado a situação na sexta-feira (9), além de 37 municípios estarem em situação de emergência.

Vassoura, rodo, carrinho de mão, lágrima no rosto e a vontade de reconstruir a casa e a própria vida. Com a água já em situação baixa, os atingidos pelas chuvas passaram o dia limpando suas residências ou lojas, sempre com a voz embargada ao relembrar os momentos de tensão que sofreram nos últimos dias.

Já em Blumenau, a notícia que todos aguardavam foi confirmada na última medição do Rio Itajaí-Açu, às 18h deste domingo, quando o nível chegou a 7,98 metros, abaixo dos oito metros, tirando a cidade da situação de enchente. O limite foi ultrapassado por volta das 10h de quinta-feira, há três dias e meio. O pico máximo foi de 12,60, às 11h de sexta-feira.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog