6 de outubro de 2010

Eleições 2010: Padres e bispos acusados de praticarem crime eleitoral

O bispo de Jales, municipio situado no noroeste do estado de São Paulo, dom Demétrio Valentini, denunciou que presbíteros e bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) induziram os fiéis a crerem que o panfleto daquela regional representava o pensamento da entidade nacional. “A nossa instituição foi instrumentalizada politicamente com a conivência de alguns bispos”, disse.

O panfleto teve a aprovação dos bispos dom Nelson Westrupp, dom Benedito Beni dos Santos e dom Airton José dos Santos que, com um grupo de outros integrantes da ala ultra-conservadora da Igreja Católica, cometeram crime eleitoral no dia 3 de outubro, quando houve o primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil.urna2

O texto foi distribuído à saída das missas. Os bispos e padres praticaram proselitismo político contra a candidata Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, publicou a jornalista Maria Inês Nassif no jornal Valor Econômico. Eles se valeram da condição de religiosos e divulgaram panfletos contra a candidata do PT em local público, argumentando que as propostas de Dilma Rousseff seriam contrárias aos “valores cristãos”.

Por ser em local público e no dia do pleito, esse tipo de prática é expressamente proibida pela legislação brasileira e configura crime eleitoral. O artigo 37, da Lei n° 9.504, proíbe esse tipo de manifestação em bens de uso comum. O parágrafo 4°, do referido artigo, inclui os templos religiosos nesta categoria.

O padre Paulo Sampaio Sandes expôs na homilia o "suposto" veto da Igreja Católica brasileira a Dilma e a todos os candidatos do PT, que não foi emitido pela CNBB.

Por fazer parte de uma congregação tradicional que é contra o aborto, a união civil de homossexuais e a adoção de crianças por casais de homossexuais, o padre sentiu-se no direito de se manifestar em nome da instituição. Na saída da missa, foi distribuída carta em que a Regional Sul 1 da CNBB pedia aos fies que não votassem em candidatos que defendem o aborto, nomeando os candidatos petistas. Não foi um caso isolado.

“Estamos constrangidos, pois a nossa instituição foi instrumentalizada politicamente com a conivência de alguns bispos”, disse dom Demétrio Valentini ao jornal Valor, já que fez parecer que a CNBB apoiou ou mesmo estimulou a prática do crime eleitoral.

A Regional Sul 1, que abrange as dioceses do Estado de São Paulo, distribuiu e recomendou que as paróquias distribuíssem o “Apelo aos brasileiros”, que acusa o PT de ser parceiro do “imperialismo demográfico representado por fundações norte-americanas” e de “apoiar o aborto”.

Apesar do desmentido da CNBB nacional, o documento foi distribuído em diversas igrejas de São Paulo, causando, segundo a opinião de analistas e da maioria dos meios de comunicação, um considerável prejuízo à candidata do PT.

Por: Antonio Carlos Ribeiro/ALC

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Quando é que a Igreja vai aprender. Brasil = Estado Laico. Política é uma coisa. Religião é outra. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Religiões! Elas existem aos milhares, usam a nescecidade das pessoas terem conforto espiritual para achacarem e iludir os incautos e ingenuos para usufruirem poder e prestigio e viverem como pricipes a custa do povo que trabalha honestamente, porque estes safados de padres, bispos, pastores e outros afins não procuram um trabalho honesto e ganhem o pão com o suór do seu rosto e deixem de mentir e aterrorisar as pessoas com fogo do inferno e fazendo promessas de curas milagrosas, vida no paraiso etc... DEUS não precisa de intermediarios, se queres estar com DEUS sejas simples como as crianças, não prejudiques ninguém, não oprimas nem fisica nem moralmente, protejas a natureza, não maltrates nem pessoas nem animais, sejas caridoso, não sejas peso para ninguém, protejas os mais fracos e jamais se aproveite deles, ajude os angustiados e sofredores, leve paz onde há violencia e desunião e estaras com DEUS a seu lado, orai em secreto que DEUS te ouvirá, não precisas de intermediarios que fazem cultos com pompa e luxo e na vida particular praticam todos os vicios da humanidade (só ver noticias na imprensa ultimamente sobre padres, pastores, bispos, etc...) pratiques boas obras e ganharas a vida eterna!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog