1 de setembro de 2010

Blumenau comemora 160 anos

Em 2 de setembro de 1850, dezessete colonos chegaram ao local onde hoje se ergue a cidade de Blumenau. Muitos outros imigrantes atravessavam o Oceano Atlântico em veleiros de companhias particulares. E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da futura cidade de Blumenau.

A região onde hoje é Blumenau era habitada por índios Kaigangs, Xoklengs e Botocudos e, mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, nas margens do ribeirão Garcia e do rio Itajaí-Açu. Em 1850, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus.

Herança da história de sua colonização, a microrregião de Blumenau possui costumes e tradições únicos. Colonizada no início por alemães, seguidos de italianos e poloneses, também recebeu habitantes do Vale do Rio Tijucas, descendentes de portugueses. Mesmo assim, as cidades da microrregião incorporaram principalmente a cultura alemã e italiana.

toodolivro


A Lei nº 860, de 4 de fevereiro de 1880, elevou a colônia à categoria de município. Entretanto, em outubro, uma grande enchente causou sérios prejuízos à população e à administração pública, com a destruição de pontes e estradas. Após isso, a instalação do município só foi possível em 10 de janeiro de 1883, quando assumiu o exercício a Câmara Municipal eleita no ano anterior. Em seguida, o município recebeu o título de Comarca (1886) e, finalmente, em 1928, passou à categoria de Cidade.

Para comemorar a data além do tradicional desfile pela rua XV de Novembro, no dia do aniversário de Blumenau, 2 de setembro, uma série de atrações está programada para comemorar os 160 anos da cidade. Para saber a programação completa clique aqui.

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Muito legal Luiz, Blumenau está em festa. Parabéns pela postagem! Ficou linda!

    ResponderExcluir
  2. Não conheço Blumenau, mas espero um dia conhece-la. Parabéns a esta bela cidade. Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog