10 de agosto de 2010

Descuidos podem comprometer a coluna

A dor na coluna é a segunda maior fonte de reclamação das pessoas e, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população viverá ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida. A informação é da fisioterapeuta da Fisioterapia Unimed Chapecó, Francieli Pegoraro. Ela salienta que vários fatores podem comprometer a harmonia funcional da coluna. Dentre eles, estão o crescimento rápido e desordenado, má postura ao realizar atividades laborais, erguer peso de forma inadequada, traumas como quedas ao chão, entre outros.

Os descuidos diários com a coluna podem causar problemas como a escoliose (desvio da coluna vertebral, que pode ser cervical, torácica ou lombar), lordose (aumento da curvatura lombar), a cifose (conhecida popularmente como corcunda, quando a pessoa joga os ombros para frente) e os distúrbios de crescimento (no caso de crianças).dori150

“Todos esses desvios, caso não sejam tratados, além do mau efeito estético, podem ocasionar dores e outras complicações”, alerta Francieli. Ela explica que a degeneração da coluna também é o resultado de vários fatores em conjunto, como genética, hábitos de vida, atividade física, obesidade, sobrecarga da coluna no passado, entre outros.

A coluna vertebral é constituída pela superposição de uma série de ossos isolados denominados vértebras. Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio) e inferiormente, articula-se com o osso do quadril (Ilíaco). A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro-Coccígea. São sete vértebras cervicais, 12 torácicas, cinco lombares, cinco sacrais e cerca de quatro coccígeas, sustentadas por um conjunto de ligamentos e um disco cartilaginoso que serve como um amortecedor, diminuindo o impacto de uma vértebra sobre a outra.

A fisioterapeuta destaca que uma das medidas que ajudam a prevenir essas desordens é a prática de exercícios físicos no mínimo três vezes por semana. O alongamento antes e depois da atividade física também é fundamental. “Tratamentos como fisioterapia, técnicas como RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates são muito eficientes para alívio das dores e correções posturais”, finaliza.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog