5 de fevereiro de 2010

O Câncer também pode ser prevenido

Em 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, a Secretaria de Estado da Saúde, de Santa Catarina(SES), fez um alerta para os casos de câncer, provocados a partir de infecções, que poderiam ser prevenidos. Entre as mais comuns estão a aids, a hepatite B e o HPV, doenças evitáveis com a adoção de medidas simples e baratas, como o uso da camisinha e a aplicação de vacina. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 40% dos 12 milhões de casos de câncer no planeta são preveníveis.

O estado de Santa Catarina, no sul do Brasil,  ainda não possui dados sobre a associação entre estes fatores, mas os profissionais de saúde vêm detectando um aumento do número de casos de câncer em pacientes com doenças infecciosas. Esse novo cenário surge em função do avanço do tratamento da aids, por exemplo, que proporciona longevidade e maior sobrevivência aos portadores do vírus HIV. Neste sentido, a União Internacional contra o Câncer (UICC) lançou uma campanha com o lema "O Câncer também pode ser prevenido". A mobilização conta com o apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e de outras 300 organizações em mais de 100 países.cancer

"A aplicação de vacinas e mudanças no comportamento sexual, com o uso de camisinha, que diminui o risco de transmissão da aids, do HPV e de outras doenças infecciosas, são medidas essenciais para prevenir a contaminação por doenças que podem, no futuro, provocar o surgimento do câncer", afirma a oncologista e coordenadora de registro do câncer do Cepon, Senen Dyba Hauff. A vacina HPV protege contra o Papiloma Vírus Humano, que pode levar ao câncer cervical, a terceira maior causa de morte por câncer em mulheres, e a vacina contra o vírus da hepatite B protege contra o câncer de fígado, a terceira maior causa de morte por câncer em homens.

A médica também chama a atenção para a importância da realização de exames preventivos de colo de útero, os papanicolaou, obrigatórios para todas as mulheres que já tiveram pelo menos uma atividade sexual. Enquanto nos países desenvolvidos esse tipo de câncer praticamente não existe, nos em desenvolvimento a taxa de incidência chega a 26%. "Além desses cuidados, o câncer também está relacionado a outros fatores. Para aumentar a imunidade, é fundamental que as pessoas pratiquem atividades físicas, não fumem, usem o protetor solar e tenham uma boa alimentação".

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina</ span <>

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Luiz,

    A prevenção é a melhor arma contra qualquer doença. Ainda que inevitável em alguns casos, se há prevenção, os danos, os sofrimentos etc. podem ser minorados se assim procedermos.

    Eu e Sonia temos adquirido novos hábitos. Uma das coisas que tivemos que rever e ainda estamos tentando nos habituar é a alimentação. Temos tentado também adquirir o hábito de caminhar. Muitas coisas melhoraram para nós.

    A partir de conversas com amigos e amigas, temos percebido que há ainda muitas pessoas que conservam tabus e medos de ir a médico efazer exames preventidos. As alegações são sempre muito parecidas: "estou e estive bem até aqui. Por que procurar um médico? Eles sempre vão arranjar alguma doença para nós."

    Conheço pessoas que nunca fizeram uma mamografia ou exame da próstata. O mais interessante é que tem curso superior, são bastante esclarecidas, mas resistem a estas coisas básicas.

    Muito bom o seu post!

    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog