29 de outubro de 2009

Seminário discutirá bem-estar animal

Cerca de 400 técnicos, gestores e produtores rurais participarão do 1º SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS E BEM-ESTAR ANIMAL promovido pela Coopercentral Aurora no próximo dia 11 de novembro, das 9 às 17 horas, no auditório do Lang Palace Hotel, em Chapecó. O evento tem o apoio do Sebrae, Senar e Sescoop e está sendo organizado pelo diretor de agropecuária Marcos Antonio Zordan e pelo coordenador do Comitê Ambiental da Aurora, Sandro Tremea.

O objetivo do Seminário é motivar as lideranças e equipes técnicas para planejar e implantar ações na área ambiental e de bem-estar animal que assegurem manutenção e conquistas de novos mercados. “Nossa missão é motivar todos agentes da cadeia produtiva para colocar em prática ações que assegurem produção ambientalmente correta e capacitar os agentes da cadeia produtiva (produtores, dirigentes, técnicos etc.) para agir na busca efetiva de procedimentos de bem estar animal e ambientais corretos”, expõe Zordan.

A programação iniciará às 9 horas com pronunciamentos dos diretores da Coopercentral Aurora (Mário Lanznaster, Neivor Canton e Marcos Zordan) e autoridades convidadas.

Às 9h30, representante da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (ABIPECS), zootecnista Ocimar de Camargo Vilella, falará sobre “Questões ambientais e de bem- estar animal determinantes para manutenção e conquista de mercados”.

A segunda palestra será ministrada às 11 horas pelo presidente da Coperio, administrador e técnico agropecuário Décio Sonaglio, que abordará o tema “Nova legislação muda distâncias, mas não muda atitude dos agentes da cadeia produtiva”.

Às 12h30 será servido almoço no restaurante do Hotel Lang. As atividades serão retomadas às 14 horas com palestra do Secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Estado de SC, Antonio Ceron.

A última etapa consistirá, às 15h30, de apresentação de ações do sistema Coopercentral Aurora na área ambiental e de bem-estar animal.

A Coopercentral Aurora – um dos maiores conglomerados agroindustriais do país – é uma das primeiras empresas brasileiras a aderir ao Programa Nacional de Abate Humanitário, mundialmente conhecido pela sigla STEPS.

O principal objetivo do programa é formar multiplicadores através da transmissão do conhecimento e capacitação sobre boas práticas no manejo pré-abate e abate de aves, bovinos e suínos para minimizar o sofrimento que possa ser causado aos animais, melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade do produto final. O programa elevará a qualidade da carne e proporcionará uma vida melhor aos milhões de animais destinados ao consumo.Esse aperfeiçoamento será implantado em estabelecimentos exportadores e, também, em frigoríficos que destinam sua produção ao mercado interno.

Os homens que dirigem os caminhões e transportam os plantéis para o abate industrial constituem a clientela de um curso inédito no país que está sendo ministrado no oeste catarinense fruto de convênio entre a Embrapa Suínos e Aves, a Coopercentral Aurora e suas cooperativas agropecuárias filiadas, financiado com recursos do Ministério da Agricultura. Os transportadores de suínos da Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) formam o público-alvo inicial. Depois virão os transportadores de aves. O curso é pioneiro no Brasil, tem duração de 25 horas e reflete a nova prioridade das agroindústrias catarinenses: o bem-estar animal.

O encerramento do 1º Seminário De Boas Práticas Ambientais E Bem-Estar Animalestá previsto para as 17 horas.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog