28 de dezembro de 2012

Como prevenir a pedrada?

Conhecida como “pedrada”, a lesão da panturrilha é um dos problemas musculares mais frequentes enfrentados pelos tenistas. Esta síndrome é caracterizada pelo estiramento muscular das fibras do músculo Gastronêmio, causada geralmente quando o atleta inicia um movimento de corrida, especialmente aquele de subida a rede quando inesperadamente a bola bate na fita e, rapidamente, o jogador se desloca para tentar alcançá-la. “Nesta hora é que se sente a fisgada na região de trás da perna, próxima ao joelho. Essa ocorrência costuma ser muito dolorosa”, ressalta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

As estatísticas empíricas das clínicas e consultórios mostram que a lesão da panturrilha, conhecida entre os tenistas como a famosa "pedrada" é uma das mais frequentes. Quando a lesão ocorre, o jogador tem a sensação de que uma forte pedrada atingiu a região da panturrilha, conhecida como a batata da perna.

A orientação de Reichmann é que o tenista, ao sentir a “pedrada”, deve imediatamente parar de jogar e colocar gelo no local onde a dor é mais forte. Deve deixar o gelo por cerca de 20 a 25 minutos, mantendo a perna elevada e, se possível, comprimindo as compressas de gelo. Este é o tratamento inicial recomendado.pedrada

Logo após, o tenista deve procurar um médico especialista de sua confiança, pois as lesões musculares têm uma grande chance de recidiva, ou seja, de voltarem a acontecer caso o tratamento inicial não seja adequado.

A prevenção, segundo o médico, deve ser feita com alongamento. O jogador deve fazer um bom alongamento antes de jogar. Deve gastar de 10 a 15 minutos, pelo menos, fazendo exercícios de alongamento de todas as estruturas musculares, tanto do membro inferior como do membro superior. Um alongamento adequado da musculatura do organismo previne ao máximo as lesões esportivas, evita lesões musculares e lesões de outra natureza.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog