A busca pela manutenção da saúde e qualidade se intensificou no século XXI. Diversas alternativas oferecidas por profissionais especializados oportunizam atenção especial para os hábitos diários das pessoas. Tudo isso porque o dia a dia da vida moderna é marcado por uma rotina intensa de atividades com prazos cada vez mais curtos.
A qualidade de vida está associada a vida pessoal, profissional, familiar, emocional, entre outras. Entre as situações que vêm ganhando atenção de especialistas estão as condições de trabalho, afinal, é no ambiente profissional que a maioria das pessoas passa boa parte de seu tempo.
O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichamnn assinala que a ginástica laboral é uma das alternativas que contribuem significativamente para a qualidade de vida do trabalhador. A prática desta atividade proporciona o relaxamento do corpo e reduz as tensões acumuladas, diminui o estresse, acalma pensamentos em relação às cobranças, além de deixar os profissionais mais motivados, dispostos e concentrados para o trabalho.
Segundo Reichmann, independente da ocupação, é necessário uma boa mobilidade para a realização das tarefas diárias. A prática da ginástica laboral permite o treinamento da flexibilidade e previne o encurtamento muscular crônico, um dos motivos de queixas de dores musculares por diversos profissionais. Além disso, é fundamental no combate aos "vícios posturais".
A ginástica laboral também permite compensar os músculos mais utilizados no trabalho. “Orientações como o ajuste da cadeira à anatomia do corpo do funcionário, manuseio dos equipamentos de forma e postura corretas, ambiente arejado e iluminado, entre outras, são elementos importantes para a busca de um estilo de vida saudável no ambiente do profissional e fora dele”.
Reichmann reforça, ainda, que a prática da atividade contribui para a melhoria da integração, desperta o bom humor, melhora a disposição para o trabalho e, consequentemente, aumenta a produtividade do trabalhador.
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.