30 de outubro de 2011

30 de outubro: dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

Quem nunca sofreu com dores nas costas, joelhos o nos ombros? Dores crônicas nessas regiões do corpo atingem aproximadamente 15 milhões pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Quando não é tratada, essa dor pode evoluir para problemas como como artrite. O reumatismo não atinge apenas juntas e articulações, nem somente idosos; pode também se manifestar em outros órgãos e acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 130 tipos de doenças reumáticas como artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatoide. A osteoartrose, conhecida como "bico de papagaio", é uma das mais comuns e atinge 60% da população. O problema, relacionado à coluna, causa dores nas articulações e rigidez após o repouso.reuma

As causas do reumatismo são desconhecidas e a população carece de informações para procurar ajuda médica, mas, os estudos sobre o assunto estão avançando. A junção de fatores genéticos e ambientais, tais como estresse, poluição, utilização de determinados medicamentos e infecções, levam à doença. Mas não existe um exame específico para detectá-la. O diagnóstico do reumatismo é feito com base em exames laboratoriais e análise do conjunto de sintomas e sinais observados pelo médico. Além da dor, inflamações são especialmente levadas em consideração para detectar a doença.

A maioria dos tratamentos envolve procedimentos não farmacológicos  como a prática de atividades físicas e controle de peso e consumo de álcool e cigarro. Quando necessário, o tratamento pode incluir medicamentos, como a administração de drogas analgésicas e antiinflamatórias, de injeções locais de corticosteróides (infiltrações), de medicamentos próprios para o controle da doença e fisioterapia.

No tratamento das doenças reumáticas, a fisioterapia proporciona ao paciente uma reeducação física e funcional através do alívio da dor e da rigidez articular, da recuperação dos movimentos, do reforço e do relaxamento muscular, da prevenção ou tratamento das deformidades e, quando o paciente já apresentar seqüelas definitivas, auxilia na reabilitação profissional, desenvolvendo ao máximo o potencial residual existente, adaptando este paciente às novas condições de vida.

O dia 30 de outubro é o dia Nacional de Luta contra o Reumatismo.

Fontes: Minha Vida, Agros e Portal São Francisco

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Olá seu Luiz! aki é o Brenno do bhblog-omelhor.blogspot.com! Sou seu seguidor, então me siga também!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog