16 de janeiro de 2013

Conheça os principais hábitos para prevenir o colesterol elevado

O colesterol desempenha funções importantes no organismo, no entanto quando sua taxa é elevada, a gordura torna-se prejudicial e representa um grande fator de risco, principalmente para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O alerta é do médicocardiologista responsável pelo Serviço de Eletrofisiologia do Centro Cardioneurovascular do Hospital Unimed Chapecó, Cláudio C. Ferreira.

O problema mais grave do colesterol, segundo o médico, é aterosclerose. A doença consiste na formação de placas que causam obstrução progressiva nas artérias, trazendo diversos efeitos, que variam de acordo com o órgão afetado. “Se a obstrução ocorre nas artérias coronárias, por exemplo, a consequencia pode ser infarto agudo do miocárdio. Se for nas artérias cerebrais pode causar AVC (acidente vascular cerebral)”, exemplifica.

O colesterol é uma molécula de gordura plasmática e possui vários subtipos (LDL, HDL, triglicerídeos, VLDL) que variam entre si por diferentes densidades moleculares. O nível de LDL-colesterol considerado ótimo para prevenção de doença aterosclerótica é abaixo de 100. “Considera-se aceitável entre 100 e 130. A meta de LDL a ser alcançada depende do perfil de risco individual de cada pessoa. Em pacientes com doença arterial coronariana, por exemplo, a meta é LDL menor que 70”.

A principal orientação para evitar níveis elevados de colesterol está relacionada a uma dieta hipolipídica, ou seja, com baixa quantidade de gorduras (principalmente gorduras de origem animal e gorduras saturadas) associada a uma boa ingestão de fibras para diminuir a absorção das gorduras. A prática de atividade física aeróbica regular também ajuda a reduzir os níveis de LDL. coracao

No entanto, segundo Dr. Ferreira, existem pessoas com índices alterados de colesterol mesmo mantendo bons hábitos alimentares e praticando exercícios regularmente. Isso acontece devido a hipercolesterolemia familiar, ou seja, desordens genéticas que acarretam uma produção exagerada de colesterol endógeno. Neste caso, é necessário fazer uso de medicação.

PREVENÇÃO

O Programa de Medicina Preventiva (Univida), criado pela Unimed Chapecó em 2005, tem por objetivo avaliar o perfil de saúde e estilo de vida dos clientes. Baseado nisso, implementa medidas que visam informar, conscientizar e motivar os clientes a adotarem e manterem comportamentos positivos e preventivos em relação à saúde.

As ações incluem métodos de prevenção e diagnóstico precoce de patologias através de avaliações individualizadas, atendimento em grupo (curso de reeducação alimentar, curso de educação alimentar infantil e adolescência, peso saudável, curso para gestantes), além de palestras e eventos. “Por meio destas abordagens de atendimento, os clientes com colesterol alterado ou com diagnóstico de outra patologia são atendidos por profissionais especializados”, explica a nutricionista do programa, Celia Elenara Missio.

A nutricionista alerta que entre os alimentos com maior índice de colesterol estão os de origem animal, mas também é necessário ter cuidado com o consumo de alimentos refinados.

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

As dicas para aumentar as taxas do bom colesterol (HDL) e diminuir o mau colesterol (LDL) incluem a ingestão dos seguintes alimentos: peixes como a cavala, sardinha, salmão, atum e o arenque; óleo da semente de linhaça e óleo de peixes (contêm ômega 3); fontes de fibras solúveis (atuam na redução das concentrações séricas do LDL e na eliminação do colesterol), fibras solúveis como abacate, abacaxi, alface, ameixa, banana-prata, figo, maçã, maracujá, melão, nozes, pepino, pêra, tangerina, laranja, mandioca, entre outras; cereais integrais; oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas (são fontes de gordura monoinsaturadas) e aveia (duas colheres ao dia auxiliam na redução da absorção do colesterol).

ALIMENTOS COM ALTO NÍVEL DE COLESTEROL

Carnes com gordura aparente, creme de leite, linguiça, salsicha, nata, banha, manteiga, bacon, azeite de dendê, mortadela, frituras, bebidas alcoólicas e refrigerantes, sorvetes cremosos, bolos industrializados e biscoito recheado. Entre os alimentos refinados, os maiores vilões do colesterol são: pão branco, arroz branco (polido), massas, doces, geleias, melado, entre outros.

Por: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog