13 de setembro de 2012

Mudanças bruscas de temperatura propiciam doenças respiratórias

Tempo seco e temperaturas que oscilam entre alta e baixa são características comuns nesta época do ano. Esta situação propicia a ação dos vírus e bactérias causadores de problemas respiratórios como infecções respiratórias, agudização e descompensação de doenças crônicas tais como enfisema, asma, insuficiência cardíaca e até a hipertensão arterial. “Estas doenças geralmente surgem durante a mudança do clima quente para o frio de forma muito repentina. O ar frio  é irritante para as vias respiratórias, diminui a imunidade e, por isso,  pessoas pré-dispostas são mais vulneráveis”, explica o médico pneumologista Oreste P. M. Andrade.

O grupo de pessoas mais suscetíveis às enfermidades desta natureza é formado por crianças menores de dois anos, idosos maiores de  65 anos e portadores de doenças crônicas. Os sintomas variam de acordo com o problema, no entanto, em casos de doenças das vias respiratórias a tosse, a coriza e a dor de garganta são os sinais mais comuns. “Com menor frequencia também pode haver falta de ar e febre”, salienta o médico.

Em casos de infecções respiratórias graves há concomitantemente uma situação chamada "estresse infeccioso" – quando há liberação de substâncias químicas como, por exemplo, a adrenalina que pode causar isquemia (perturbação circulatória caracterizada fundamentalmente por uma interrupção do trânsito sanguíneo em uma determinada artéria, por sua obstrução mecânica) em pacientes pré-dispostos. Além da adrenalina, diversas outras substâncias inflamatórias e toxinas também são liberadas quando há estresse infeccioso e podem ser a causa de diversas outras complicações tais como hipotensão, choque, insuficiência renal, sepsis, entre outras.doencasrespi

O médico realça que não há uma maneira, uma dica, uma conduta para "prevenir" essas complicações. “A recomendação é em caso de sintomas, especialmente naqueles indivíduos pré-dispostos, procurar atendimento médico”.

ENFISEMA

O enfisema é uma doença respiratória crônica, de lenta evolução, quase sempre é consequência do fumo (tabagismo). No enfisema os alvéolos transformam-se em grandes sacos cheios de ar, os quais dificultam o contato do ar com o sangue, pois neste caso, foi destruído o tecido por onde passavam os vasos.

ASMA

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores que resulta na obstrução do fluxo de ar. Está relacionada com a interação entre fatores genéticos e ambientais, que se manifestam durante as crises com falta de ar, devido ao edema da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas, com consequente diminuição de seu diâmetro (broncoespasmo).

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

O coração é um músculo formado por duas metades. Quando  há falha parcial, porém de modo significativo, o coração perde a capacidade de enviar adiante todo o sangue que recebe, havendo então insuficiência cardíaca.

HIPERTENSÃO ARTERIAL

Hipertensão arterial é definida como a pressão arterial acima de 130 x 90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida após repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas/consultas médicas.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog