31 de dezembro de 2009

Se estiver tudo errado, comece novamente! Feliz 2010!!

A todos que aqui vieram e que aqui virão, meus votos de um Feliz 2010, repleto de saúde, paz e felicidades, além de agradecer pelo prestígio. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Abraços a todos!

DSC02077


Deixo esta mensagem de Fernando Pessoa, com vocês:

Não se acostume com o que não o faz feliz,
revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, 
mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

Leia Mais ►

Entre nós e o mundo

Entre nós e o mundo há um muro; o muro da linguagem. Essa frase não é invenção minha e penso tê-la lido em algum lugar. Acho que foi num dos Seminários de Lacan. Invade-me a imagem de Lula na capa da revista Veja desta semana e sinto um mal estar. A par dela está escrito que o lançamento do filme de sua vida é uma forma de cultuar a imagem messiânica, o mito no qual ele se sustenta para manter-se no poder, independente de suas realizações, ou não, durante o governo.

Como identificar a verdade dos fatos? Essa é uma questão que perturba a humanidade desde sempre e é alvo de estudos e elucubrações de muitos pensadores. Desde que existe a palavra coloca-se em xeque o que ela transmite. Que uma palavra não corresponde necessariamente a um determinado objeto é fato. Haja vista a linguagem poética, por exemplo. Se digo “Você é o sol de minha vida”, a palavra “sol” está designando outra coisa que uma estrela solar. Convenço-me de que a maioria das palavras que proferimos são “poéticas” sem percebermos. Poéticas por que constantemente usamos metáforas ou metonímias. A palavra na verdade parece um organismo vivo que lá pelas tantas pode metamorfosear a si mesmo e o seu entorno. Pode transformar quem a profere, a ouve ou lê. Suas múltiplas significações nos abrem possibilidades de criação assim como a fixação num sentido só, fechamentos.terra2

Platão, no diálogo Fedro, já dizia que a linguagem é phármakon, palavra grega traduzida por “poção”, que possui os seguintes sentidos: remédio, veneno e cosmético. O discurso político e midiático geralmente é cosmético, pois o que se visa deliberadamente transmitir é uma imagem que se preste a consolidar geralmente as relações de poder político ou econômico. Esse recurso é antigo e atual. É veneno quando se presta a agressões que podem matar relações assim como pode ser remédio no sentido de proporcionar alguma cura, como o que se visa numa análise ou psicoterapia.

Mas, de qualquer forma a linguagem não dá conta de transmitir verdadeiramente a essência do que percebemos no mundo externo assim como no nosso universo interior, apesar de prestar-se a ser uma porta de abertura, de acesso a outras realidades que vão além dos nossos sentidos. É um instrumento que nos forma e informa, deforma, conforma, reforma, dá forma. Há sempre um resto de não-dito, mal-dito, ben-dito! A luta incessante é desvendar o mistério que se esconde e se mostra através do que dizemos ou escrevemos; talvez muito mais no que dizemos. Há uma máxima psicanalítica de que dizemos sempre muito além do que pensamos transmitir. Bem, não precisa ser psicanalista para perceber isso. Na vida cotidiana sacamos as nuances de um olhar, uma palavra, um gesto. Posso dizer “tudo bem” para transmitir várias mensagens, de acordo com a entonação ou a pontuação que utilizo.

Mas..., sim, é fato, entre nós e o mundo há a linguagem, há um muro, permeável ou impermeável, de sons, sussurros, desejos, intenções, ilações, emoções, noções, divagações...

Por: Návia T. Pattussi/Psicanalista/naviat@terra.com.br

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

30 de dezembro de 2009

Quais foram os destaques no ano de 2009?

Segundo o horóscopo chinês 2009 foi o ano do Boi. O Boi simboliza a prosperidade através da força e do trabalho duro. Sendo assim, as pessoas nascidas em 2009 serão seguras, calmas e pacientes, embora não aceitem a rotina e as convenções. Quem nasce no ano do Boi no horóscopo chinês é justo e um bom ouvinte, mas também é bastante teimoso e dificilmente muda de idéia a respeito de algo.

Já para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva 2009 foi um ano “mais do que bom” e que, blogdoseuluizdurante o período, o Brasil mostrou competência, firmeza e ousadia. Posso dizer que para mim, 2009 também foi um ano bom. O Blog do Seu Luiz completou 1 ano no ar e teve uma ótima audiência. Por isto agradeço a todos os colaboradores e leitores pelo ótimo ano. 

Neste ano de  2009, vários post foram destaques, mas alguns se destacaram mais. Entre os que mais fora acessados estão:

Você acredita em sexo sem penetração?

Professora que posou nua deve ser demitida?

Você daria emprego a um ex-presidiário?

Ente os mais comentados, destaco:

Polêmica: Clodovil foi assassinado ?

Afinal, ela continua virgem, ou não?

Saiba como é calculada a sensação térmica

E para você que tem um Blog ou não, quais foram os destaques no ano de 2009?

Leia Mais ►

27ª Festa Pomerana

A partir de 15 de janeiro, e durante 10 dias, a cidade de Pomerode, no estado de Santa Catarina, se torna palco das mais belas manifestações da cultura germânica. Desfiles diários, gastronomia, chope, cervejas importadas, competições típicas, animação de bandas alemãs e toda a arte dos Grupos Folclóricos encantam população e visitantes. Na festa, há ainda feira Artesanal, Industrial e Comercial, corais, teatro, concursos culinários e entretenimento para todas as idades.

Criada para comemorar o aniversário de emancipação do município, a Festa Pomerana é, antes de tudo, uma festa do povo de Pomerode, com sua cultura, seu aspecto familiar, aconchegante e amigável. É uma celebração que busca preservar a cultura brasileira de origem alemã, respeitando suas raízes e mantendo-se sempre autêntica.

majfestapomerana

Na noite de sábado (28/12/2009), foram eleitas a Rainha e as Princesas da 27ª Festa Pomerana. O evento, caracterizado como uma prévia do que irá acontecer em janeiro de 2010, contou com chope artesanal, competições típicas e com toda a beleza e simpatia das concorrentes adultas e mirins, representantes dos 16 Clubes de Caça e Tiro de Pomerode. Rainha: Tânia Clarice Utpadel, do Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo, 1ª Princesa: Francielle Furtado, do Clube Desportivo Recreativo Progresso, 2ª Princesa: Vanessa Geisler, do Associação Cultural e Esportiva 1º de Maio.

Rainhafestapomerana

A Festa Pomerana se orgulha em trazer atrações para todos os gostos. Recheada de atrações, com muito chope, música, dança, comida típica alemã e desfiles. A Festa Pomerana é diversão garantia para toda a família.

logo_festafestapomerana

Clique aqui para ver a programação da festa.

Fonte: www.festapomerana.com.br

Leia Mais ►

29 de dezembro de 2009

Fotos mostram a crueldade no treinamento de elefantes

As fotos revelam como os treinadores de circo Ringling Bros agem com um vigor cruel com os elefantes bebês para que aprendam truques, e não é através de um sistema de recompensa, como eles dizem. Acho que estas fotos, vão fazer com que os pais pensem duas vezes antes de levarem seus filhos aos circos que tenham animais como atração. Você pode até se perguntar como o Ringling Bros recebe 8.000 libras por elefantes, para executar truques como sentar e até mesmo ficar em pé , mas agora vendo as fotos você vai saber.

elefante

Clique aqui para ver todas as fotos.

Fonte: http://www.peta.org/

Leia Mais ►

A Árvore do Conhecimento

Novas informações ampliadas e atualizadas. Esta é a principal novidade que o internauta vai poder conferir a partir de agora no conteúdo da Agência de Informação Embrapa, localizado na Árvore do Conhecimento Agricultura e Meio Ambiente. Educação Ambiental, Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos, Produtos naturais e seu uso na agricultura, Reabilitação de áreas degradadas e Recursos genéticos foram os temas que ganharam mais detalhes para subsidiar trabalhos e pesquisas relacionadas ao assunto, especialmente para atender ao público, seja ele pesquisador ou estudante.

O trabalho ficou a cargo da equipe de editores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), qarvoreconhue partiu do pressuposto da importância das demandas ambientais - principalmente nos setores produtivos, inclusive o agrícola – e da necessidade de mudanças estruturais constantes no meio rural e nas práticas da produção impostas pelo mercado, alinhadas aos padrões da sustentabilidade.

A Árvore do Conhecimento Agricultura e Meio Ambiente reúne ainda informações sobre Manejo, Qualidade e Políticas Agroambientais, além do acesso a recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca.

Organizado como um sistema web, a Agência de Informação é um instrumento de comunicação e transferência de tecnologia coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica e pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com unidades descentralizadas da Empresa, responsáveis pelos conteúdos. Atualmente, dez Árvores do Conhecimento de temas variados estão publicadas. Para acessar, o endereço é www.embrapa.br/agencia.

Fonte: Kátia Marsicano/Embrapa Informação Tecnológica - Brasília -  DF

Leia Mais ►

28 de dezembro de 2009

Phoney banking: sua conta bancária em perigo

Milhões de contas bancárias estão em risco, pois elas podem ser acessadas por bandidos com apenas um telefonema. Uma investigação do jornal inglês The Sun encontrou uma falha na segurança do Barclays, que tem 12 milhões de clientes na Grã-Bretanha e 48 milhões no mundo inteiro.

A investigação revelou que munidos com apenas quatro dados pessoais - incluindo um nome e um endereço - fraudadores pode acessar o banco e obter informações valiosas. Os outros detalhes pessoais necessários, que o The Sun não quis revelar, são fáceis de obter.

Ao responder a simples perguntas  foram dados os códigos de acesso e os números das contas do cômico Russell Brand, da estrela de críquete Andrew "Freddie" Flintoff - e até mesmo do chefe do Barclaybankfones, o executivo John Varley . As informações podem ser usada, também, para configurar as contas de pagamento online como o PayPal.

Mikko Hypponen, da empresa de segurança na internet, Internet Security F-Secure, disse: "Isto é chocante. As respostas a tais perguntas simples estão disponíveis na internet, e não apenas para celebridades. Pense nas informações sobre o Facebook."

O The Sun inicio a investigação, depois que um cliente do Barclays, Kevin Wood, de 26 anos, descobriu a brecha. Eletricista, de Wirral, Merseyside, Kevin ficou horrorizado quando um amigo acessour sua própria conta telefonando e dando quatro simples detalhes pessoais. Para tirar a prova, ele acessou o Barclays fingindo ser uma celebridade, e foi dada as informações da estrela. Kevin disse: "Depois de dar quatro detalhes simples eu estava dentro. Foi ridículo."

Leia a matéria original no The Sun.



Leia Mais ►

Muita expectativa para o Réveillon Show de Balneário Camboriú

O Réveillon de Balneário Camboriú promete ser um grande sucesso, com recorde de espectadores, vindos de todos os lugares do Brasil e também do exterior. Entre 6 horas do dia 23 e 11 horas do dia 27 de dezembro, domingo, foram registradas 78 entradas de ônibus de turismo em Balneário Camboriú. Desse total, a maioria, 49, somente durante as primeiras horas deste domingo, 32 deles vindos do estado de São Paulo. Segundo informa os funcionários do Portal de Informações Turisticas (PIT)  da Secretaria de Turismo do município, a tendência é de gradativo aumento, que poderá chegar até 100 veículos por dia, mais próximo ao Réveillon.

Paulistas, paranaenses, mineiros, goianos, gaúchos, matogrossenses, de vários estados brasileiros e também muitos do exterior, principalmente argentinos e paraguaios, já estão na cidade, e esperam ansiosos pelo Réveillon Show, que no último domingo (27), tiveram início com apresentações artísticas na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 18 horas. A grande festa da virada deve marcar história neste final de ano, beneficiado pela parceria entre Prefeitura de Balneário Camboriú e o Sindicato da Construção Civil – Sinduscon, além do apoio do Grupo RBS,  e da iniciativa privada.RevBalnCamb

Este ano os fogos estarão sendo lançados de quatro balsas flutuantes e ainda do alto de um edifício do Pontal Norte (redondo) com uma grande cascata. Com isso, a Administração Municipal irá preservar a Ilha das Cabras, de onde todos os anos era realizada a queima de fogos principal. O lançamento deste ano deve garantir um show inesquecível. As balsas estarão a aproximadamente 350 metros de distância do público que estará na areia, e a 250 metros uma da outra.

Outra novidade são os shows que iniciaram neste domingo (27), e continuam até o dia 3 de janeiro de 2010, aumentando o período de entretenimento para a comemoração do novo ano. Serão oito dias de festa, com  apresentações na Praça Almirante Tamandaré, onde está montado um palco desde o início de dezembro e onde já aconteceram 20 dias de shows pelo projeto Brilhos de Natal, que está perto do seu final e encerra com sucesso de público em todos os seus atrativos (Casa do Papai Noel, Fábrica de Brinquedos, Vila do Noel, Presépio, Calçadão e Avenida Atlântica decorados e iluminados).

O Réveillon Show terá 11 toneladas de fogos com acionamento por computador e tecnologia de última geração. O show será sincronizado por rádiotransmissor, e deve durar até 15 minutos. A cascata de fogos terá duração de aproximadamente um minuto e encerrará o show pirotécnico.

Todo o espetáculo será acompanhado ao vivo pela mídia, em especial pelo Grupo RBS que retransmite a Rede Globo e firmou grande parceria com o projeto, que até o momento será realizado com aproximadamente R$ 700 mil reais, mas que deve aumentar pelo apoio de empresários. Também será transmitido por alto-falantes, a uma distância de 700 metros da praça Tamandaré, de onde será comandado o show da virada.

As balsas para o show pirotécnico já estão sendo preparadas na Barra Sul e mais de 50 pessoas estão envolvidas no projeto de montagem já iniciado. A previsão da Secretaria de Turismo é que mais de 600 mil pessoas sejam espectadoras do Réveillon Show de Balneário Camboriú.

Fonte: Pref. Municipal de Balneário Camboriú

Leia Mais ►

27 de dezembro de 2009

A educação pós-twitter

“O twitter é, por enquanto, uma rudimentar rede de conexão social”, disse Biz Stone, um dos seus criadores, em Doha, na primeira reunião de cúpula sobre inovação na educação, realizada em novembro último. Há, segundo ele, ainda muito a fazer para tirar pleno proveito dos mais de 4.4 bilhões de telefones celulares e de 1 bilhão de contas de internet espalhados pelo globo. Estamos apenas no começo, garante.


Quais são os próximos passos? Qual será o novo desenho desta invenção que encantou o mundo? Isto, disse Biz Stone, é mais ou menos como o desenho de ruas, calçadas e passeios numa cidade. É inútil dizer às pessoas que elas devem andar por aqui ou por ali. Melhor é esperar que elas próprias nos digam como e por onde querem andar para então construirmos os caminhos. Por isso, argumenta, é melhor esperar para ver como as pessoas usam a tecnologia antes de propor um redesenho. O twitter, por enquanto, é um pequeno triunfo da tecnologia, mas, para ser verdadeiramente revolucionário, precisa se tornar “um triunfo da humanidade, não da tecnologia”, disse.twitter


O criador do twitter esteve ao lado do Professor indiano Sugata Mitra. Mitra é o autor de “A Hole in the Wall” – um livro em que narra os experimentos feitos com computadores disponibilizados a crianças de diversas comunidades pobres da Índia. Mitra, literalmente, abriu buracos em paredes de casas junto às ruas de cidades para onde os bons professores não querem ir e instalou computadores. Queria ver o que aconteceria com as crianças em termos de aprendizagem informal. Para a sua surpresa, as crianças aprenderam, em três meses, sozinhas, a usar o computador, a explorar o mundo virtual e, rapidamente, como todos nós, a exigir um processador mais veloz. Concluiu que, sem qualquer tipo de ajuda, os meninos de rua aprenderam 30% dos conteúdos de genética que lhes foram disponibilizados e, depois, com o auxílio de um tutor, que apenas esclarecia eventuais dúvidas, obtiveram resultados superiores aos dos estudantes das melhores escolas da Índia.


Trabalhando com a idéia de que agora que o conhecimento deixou de ser exclusividade dos mestres e está em toda a parte (Não sabe? Não pergunte ao professor: pergunte ao google!), Mitra argumenta que importa menos o que você sabe ou quem você conhece, e mais se você está ou não linkado. Já não estamos mais na época em que o computador apenas fazia o velho trabalho com mais agilidade e conforto: agora a própria idéia do velho trabalho está sendo redefinida pela nova tecnologia e a escola precisa rapidamente compreender esta redefinição para não tornar-se chata e obsoleta.


No tocante à educação, entramos decididamente numa era em que conhecimento não brota mais de super-indivíduos, mas de co-construções multiperspectivadas e produzidas em múltiplos sítios eletrônicos, não mais exclusivamente por gênios iluminados da aristocracia pensante, mas por cidadãos comuns envolvidos com os seus afazeres diários, por energias criativas que caracterizam verdadeiras inteligências coletivas e democráticas. Aos poucos, o usuário do google questiona, e não raro com razão, as recomendações do médico, a originalidade do artista, o conhecimento do professor. O acesso fácil à informação, trazido pelas novas tecnologias, gerou a era do espanto, do desconforto, da instabilidade dos doutores acomodados, dos mestres oniscientes e dos pseudoespecialistas!


Para que a inteligência coletiva e democrática possa brotar em todos os cantos do planeta, ganhar escala e ser colocada efetivamente a serviço da humanidade, as universidades e a escola precisam mudar, tornando a inclusão digital de todos, especialmente a dos mais pobres, esquecidos e vulneráveis, a sua palavra de ordem deste milênio. Nenhum único talento pode permanecer oculto e, acima de tudo, o sistema educacional precisa estar disposto a colocar as novas tecnologias a serviço do ensino, da pesquisa e da extensão, tornando-as mais ágeis, mais interessantes e mais comprometidas com a sustentabilidade da vida no planeta.


Para isso, terão que, entre outros, aprender a conviver com ambientes de aprendizagem auto-organizados, a lidar com tecnologias que tolerem o erro e a desenvolver sistemas de autoavaliação que possibilitem múltiplas trajetórias pedagógicas. Em suma, a educação terá que ter compromisso fundamental com a inovação. O que Biz Stone e Mitra propõem é um futuro que não mais replicará o presente. Será um futuro que trará à tona milhões de talentos que até hoje permaneciam ocultos pelo seu alijamento social e que a partir de agora poderão ser colocados a serviço da vida. Será um mundo novo, muito diferente daquele que hoje conhecemos, com novas oportunidades para todos!


Estará o sistema educacional brasileiro em condições de preparar os nossos jovens para as demandas de adaptabilidade que se apresentam? A julgar pela resistência que as novas tecnologias ainda encontram em nossas universidades de elite, especialmente entre professores de cursos que devem formar os formadores de nossos filhos, temo que continuaremos a educar para o passado, imaginando equivocadamente que esta educação funcionará no futuro. Não funcionará! A menos que aceitemos, passivamente, que se frustrem as nossas esperanças de construir um país soberano - avançado nas artes e nas ciências - é urgente que os professores e alunos, de nossas escolas e campi, sejam, a exemplo de outros setores mais progressistas da sociedade, expostos a um agressivo choque de novas tecnologias, antes que caiam em completo descrédito pela sua notória incapacidade de educar para os novos tempos. E isto não depende só dos professores. Depende, principalmente, de políticas públicas comprometidas com as novas possibilidades de interconectividade, comprometidas com o futuro.

Por: Dilvo Ristoff/reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Fonte: Agecom

Leia Mais ►

26 de dezembro de 2009

Cuidados com a postura no dia-a-dia podem evitar lesões na coluna

Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes fundamentais para a saúde e para evitar lesões na coluna. O médico ortopedista Joaquim Reichmann, da Clínica Reichmann de Chapecó, especializada em ortopedia e traumatologia, cirurgia do joelho, ombro e quadril e videoartroscopia, explica que muitos pacientes sofrem com dores no corpo, principalmente nas costas e, somente depois de algum tempo perceberam que sua postura estava errada.

Existem vários tipos de trabalho que obrigam o profissional a manter posições durante determinado período que podem contribuir para o surgimento de problemas posturais. Atividades desenvolvidas por digitadores, dentistas e estivadores são alguns exemplos das inúmeras profissões consideradas de risco para a postura. Reichmann afirma que todas as funções necessitam de uma ergonomia correta para prevenir defeitos na postura.dori150

Dentre as doenças relacionadas à má postura podem ser incluídos três desvios na coluna: a escoliose, a cifose e a lordose, os quais podem ser congênitos ou adquiridos através de postura incorreta no dia-a-dia. São problemas físicos que podem ser tratados com fisioterapia, ou, quando o caso requer, com tratamento cirúrgico. “A má postura leva inicialmente a dor e depois a uma deformidade que pode tornar-se irreversível”, alerta Reichmann.

Conforme o médico, para evitar problemas posturais é necessário praticar atividades físicas regularmente, fazer alongamentos e corrigir a própria postura nas atividades domésticas e/ou no trabalho, mantendo a coluna ereta sempre.

Outra preocupação dos especialistas atualmente está relacionada à  infância. Com maior responsabilidade na escola e opções de entretenimento envolvendo televisão, jogos eletrônicos e internet, as crianças estão cada vez mais propensas aos problemas posturais. O médico afirma que pais ou responsáveis devem alertar os filhos sobre postura correta ao sentar para estudar, assistir televisão, usar o computador, entre outras atividades do dia-a-dia. “Também devem estimular a prática de atividades físicas o mais cedo possível, pois atitudes corretas com a postura na infância, contribuem para evitar problemas na idade adulta”, justifica.

Para dormir orienta-se evitar a posição de bruços, de preferência deitar de lado com travesseiro da altura do ombro na cabeça e outro entre os joelhos. De barriga para cima devemos utilizar um travesseiro baixo para que o pescoço não fique fletido. O colchão deve ser firme, porém não duro, respeitando-se a equação densidade por peso ou utilizando colchão de espuma em multicamadas de diferentes densidades. O colchão de mola não é recomendado para quem procede de dor nas costas.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

25 de dezembro de 2009

A tapeação das feridas

Preciso falar sobre algo que me preocupa e que ouço com muita freqüência: “Eu não quero tocar nos problemas”, “Não quero pensar”, como se o ato de falar sobre o que traz sofrimento fosse aumentá-lo, trazendo consigo uma dor imaginariamente insuportável.

Eis aí um grande engodo. A nossa realidade nos mostra no dia a dia o quanto estamos à mercê dos fatos ou dos acontecimentos quando não conseguimos identificar as suas causas, de onde vêm e por quê. Isso ocorre nas empresas, nas famílias e em relação a nós mesmos também. Pensemos também naquele fatídico 11 de setembro nos Estados Unidos, quando as torres gêmeas foram destruídas por um inimigo até então invisível. É muito difícil combater algo sem dar-lhe um nome, isto é, sem que consigamos identificá-lo, e só o identificamos quando para além de provas concretas conseguimos falar sobre isso para alguém.feridas

O desconhecimento das causas e relações nos deixa numa posição de alienação extremamente perigosa posto que ficamos numa condição de escravidão em relação a nós mesmos e aos fatos.

O psicanalista gaúcho José Luiz Caon fala que “mais perigosas são as feridas que não doem” e eu acrescento ainda, as feridas que não queremos ver. Posso colocar uma gaze ou uma roupa encima delas, ou fazer de conta que elas não existem, mas nem por isso deixam de proliferar. Posso somente tomar calmante para aliviar a dor, mas essa medida não estanca o processo de disseminação que então ocorre de forma velada e nos pega desprotegidos. É como escalar um paredão, com uma perna anestesiada. Podemos quebrá-la e não sentiremos nada. Assim, continuamos avançando, avançando e detonando tudo por dentro.

Assumir os problemas em todas as áreas de nossa vida é a possibilidade que temos de nos tornarmos senhores deles. A melhor luta, ou aquela em que a possibilidade de término é possível é quando os inimigos conseguem se identificar.

Vivemos num mundo permeado por uma lógica contrária, onde a verdade se esconde, há a sedução pelas aparências belas, as falas convincentes, as promessas de felicidade ou de milagre. Quem não gostaria que tudo se resolvesse como num passe de mágica de forma que nos eximisse de tomar atitudes, de assumir riscos, de abandonar coisas e lançar-se em mares bravios e inusitados?

Resquício de um infantil que nunca nos abandona? Infantil que insiste em manter-se, de sorte que teima em não abandonar a ilusão de que existe em algum lugar alguém ou algo que nos salvará independente da nossa vontade, de nosso esforço, como se ficássemos esperando que, repentinamente, um “estalo” resolvesse tudo.

Mas por sorte, isto é, por uma questão de sobrevivência até, não somos feitos só de “infantil”, e somos merecedores dos regozijos decorrentes das longas batalhas, vitoriosas ou não, pois mesmo diante daquelas em que aparentemente não vencemos é possível sairmos com maior resistência e com ampliação da nossa visão de mundo.

Por: Návia T. Pattussi/Psicanalista

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Feliz Natal

Natal:
sentimento que,
enchendo o abismo do universo,
cabe com seu esplendor,
No olhar de uma criança,
no cálice de uma flor,
Esse Jesus imortal, único, bom e clemente,
de quem sou o mais humilde crente.
Mártir que fez com seu olhar sublime,
o luar do perdão para a noite do crime,
abriu com a luz da bem-aventurança,
Jesus...
Deus menino homem que está,
Como um farol da glória,
No cume da montanha escavada da história,
contemplando o infinito,
iluminando a terra.
Essa luz que a flor da alma humana encerra,
É de quem sofre,
é de quem geme,
é de quem chora,
É de todos que vão pela existência afora,
Tristes (santo, herói, escravo ou proscrito),
os pés calcando o lodo...
os olhos voltados para o infinito.
O Natal está nos olhos das crianças,
em suas mãozinhas delicadas,
que revelam sempre novas surpresas.

feliznatal
O Natal está em suas faces alegres e
em tudo o que dizem.
"Senhor, que neste Natal, milhares e milhares
de pessoas possam encontrar-se com Jesus,
a razão do Natal, a vida verdadeira,
assumindo com ele um compromisso de vida.
Que as festas e os presentes não nublem
as mentes, mas que todos possam
se deixar levar por essa "Canção de Amor":
Jesus!
"Porque o nosso Deus é misericordioso
e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós
a sua luz e do céu iluminará todos os que
vivem na escuridão da sombra da morte,
para guiar os nossos passos no caminho da paz".
O Blog do Seu Luiz deseja que você tenha um Natal cheio de luz e paz junto ao
menino Jesus.
E um Ano Novo repleto de saúde e realizações.

Feliz Natal!

Leia Mais ►

22 de dezembro de 2009

Você ainda tem medo do desemprego?

O bicho não foi tão feio como o anunciado. A crise financeira mundial deixou poucas sequelas no Brasil e muitos já esqueceram dela. Parece que este é o motivo que está deixando o brasileiro mais confiante do que nunca na manutenção do próprio emprego. Estes dados foram revelados pela pesquisa que mede o medo do desemprego, feita pela Confederação Nacional da Indústria, no mês de dezembro.

O Índice de Medo do Desemprego calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) de dezembro ficou no menor patamar de toda a série histórica, iniciada em 1996. Os 85,5 pontos do índice representam uma queda de 8,4% na comparação com a pesquisa anterior, de setembro, e um recuo de 4,1% emdesemprego relação ao mesmo período do ano passado. Desde março deste ano, quando havia subido em razão da percepção dos efeitos da crise, a queda do índice é de 12%.

“O índice caiu porque o brasileiro está vendo que os impactos da crise foram menores do que o esperado e também porque o mercado de trabalho voltou a ser empregador”, afirma Marcelo Souza Azevedo, economista da CNI.

O percentual das pessoas que disseram não estar com medo do desemprego passou de 45% das respostas válidas para 50%, também o maior percentual de toda a série. Em contrapartida, os que afirmaram estar com medo do desemprego caíram de 21% em setembro para 19% na atual edição da pesquisa. Os entrevistados que responderam estar com pouco medo do desemprego caíram de 34% para 31%.

O Índice do Medo do Desemprego é feito pela CNI trimestralmente a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. A atual pesquisa entrevistou 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 143 municípios, entre os dias 26 e 30 de novembro. E você ainda tem medo do desemprego? Ou acha que o pior já passou.

Fonte: Sistema Indústria (CNI SESI SENAI IEL)

Leia Mais ►

Condomínios: segurança deve ser redobrada nas férias

O período de férias é um momento de descanso e afastamento das rotinas diárias, no entanto essa tranqüilidade pode se transformar em problemas se algumas providências não forem tomadas. Diariamente, é possível acompanhar através dos noticiários, os fatos lamentáveis de criminalidade que assolam a comunidade.

Os condomínios, dos mais simples aos de alto padrão, também têm sido alvos de assaltos, arrombamentos, furtos e invasões. Preocupado com essa questão, já que número desse tipo de empreendimento também é crescente em Chapecó, o presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário do Oeste de Santa Catarina (Secovi-Oeste/SC), Paulo Jorge Lise, orienta algumas ações a serem adotadas para garantir maior segurança entre os moradores.condom

Lise destaca que, dentre as ações importantes a serem desenvolvidas por síndicos e administradores, está a organização e manutenção de adequados e eficientes sistemas de segurança. Outra dica é que os vigilantes sejam orientados a estarem sempre alertas durante o expediente e criar o hábito de não transmitir informações sobre moradores do condomínio, utilizar de forma correta os meios de segurança existentes, conhecer a localização do telefone público mais próximo para emergências, permitir a entrada de prestadores de serviços em horários pré-determinados e com identificação, não ficar na calçada com as chaves da portaria no bolso e ao atender entregadores de encomenda ou prestadores de serviços, manter os portões fechados. “São atitudes que parecem simples, porém, eficazes”, declara.

Mas só isso não basta. Os moradores devem estar conscientes da sua parcela de responsabilidade com a questão segurança. Aos condôminos cabem alguns cuidados básicos como: não esquecer a porta sem trancar, obter informação de antecedentes de empregados domésticos, não permanecer em horários impróprios do lado de fora da portaria, manter veículos fechados, com alarme acionado e não deixar roupas, equipamentos eletrônicos e documentos dentro do veículo. Também é importante informar ao zelador sobre grandes períodos de afastamento (férias, por exemplo) e proibir acesso de estranhos durante o período.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

20 de dezembro de 2009

Musculação na Terceira Idade?

Nos últimos anos, a busca pela atividade física passou a ser uma necessidade para as pessoas de uma maneira geral. Sedentários, obesos, não obesos, idosos ou simplesmente aqueles que fazem exercícios físicos só aos fins de semana, buscam cada vez mais uma vida saudável e produtiva no diz respeito a atividade física.

Isto se deve ao fato de que o exercício físico torna-se a fórmula necessária para se solucionar os problemas diários, como por exemplo, o estresse, a falta de disposição e a prevenção de muitas doenças. Em relação as pessoas da chamada terceira idade, a procura por uma modalidade ou atividade esportiva tem aumentado muito durante os últimos anos.

Fazer musculação ainda é uma prática que nos dá uma idéia de corpos musculosos e vigorosos, embora já exista mudanças nesta visão. A prática de musculação ou da atividade localizada com sobrecarga vem crescendo entre as pessoas acima dos 60 anos, inclusive sendo recomendada por profissionais da área de saúde. Segundo a Fundação Nacional de Osteoporose, a doença do novo milênio é a osteoporose, e a atividade física, principalmente a musculação, é a melhor forma de se prevenir e, em alguns casos, até de reverter quadros desta doença.muscul140

A grande eficiência em estimular a massa muscular e óssea apresentada pelos exercícios localizados com carga, chamados genericamente de exercícios resistidos e geralmente realizados com pesos, chamou a atenção de pesquisadores para a possibilidade de sua utilização na promoção da saúde, particularmente nos casos de idosos em que a Osteopenia(perda de mineral ósseo geralmente resultante do processo de envelhecimento tanto em homens como em mulheres), e a Sarcopenia(redução de massa muscular associada com a idade), são importantes. Esta idéia foi estimulada pela constatação de que a mobilidade articular geralmente limitada do idoso também melhorava rapidamente.

Apesar de uma resistência natural a esta proposta, pois os exercícios, poderiam fazer com que a pressão arterial pudesse aumentar excessivamente, estudos realizados por Santarém(1998), documentaram não apenas a eficiência, mas também a segurança dos exercícios, quando devidamente orientados, e não praticados de forma contínua. O trabalho de musculação evidenciou benefícios positivos na densidade óssea, reduzindo consideravelmente, o risco de Osteoporose e também beneficiando no que diz respeito a melhoria de doenças cardiovasculares.

A atividade física bem orientada aos idosos, tem um destaque importantíssimo e especial à execução de tarefas básicas do cotidiano, porque faz com que ocorra um fortalecimento geral da musculatura, articulações e tendões, proporcionando o aumento dos níveis de disposição, diminuindo o risco de quedas numa simples caminhada, trazendo ao idoso uma vida mais independente. A musculação é na verdade um dos, senão o melhor, exercício físico para os idosos, pois fortalecem não só as estruturas músculo-articulares, mas melhoram também o aspecto mental e psicológico do idoso.

Fonte: Dr. Helio C. G. Reis/ Ortopedista(47)3348-2771/Saúde em dia

Leia Mais ►

De Ushuaia, na Argentina a Puerto Montt, no Chile, em pedaladas

Percorrer 2.800 quilômetros que separam as cidades de Ushuaia, na Argentina e Puerto Montt, no Chile, em pedaladas. Esse é o desafio do projeto EcoAustral2010, que será empreendido por seis estudantes. Com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina, do Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico da Universidade, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Associação dos Cicloviários da Grande Florianópolis, os cicloviajantes farão o trajeto em 31 dias.


A meta é promover o uso da bicicleta como veículo de transporte sustentável e ecológico, além de conhecer e promover seu uso dentro das unidades de conservação. A expedição vai também permitir que o grupo conheça e documente práticas de conservação dos recursos naturais e de desenvolvimento sustentável ao longo do percurso.bike140


Devido a limitações financeiras e aos compromissos acadêmicos e profissionais, o grupo optou por iniciar a travessia a favor do vento, retornando em direção a Puerto Montt. Os estudantes sairão de Florianópolis de ônibus, no dia 27 de dezembro, em direção à cidade de Ushuaia, onde será iniciada a expedição de bicicleta.


De Puert Montt, localizada às margens do Oceano Pacífico, a equipe seguirá em direção à Santiago, de ônibus, de modo a participar da Bicicletada e acompanhar a obra do Plan Santiago en Bicicleta, junto dos engenheiros do Ministério dos Transportes do Chile.


Outros pontos marcantes serão o Parque Nacional Los Glaciares (neste local parte a maioria dos passeios que leva os turistas para o famoso glaciar Perito Moreno, um dos maiores espetáculos da natureza), o Parque Nacional Torres del Paine (ainda no Chile) e o Parque Nacional Terra do Fogo, já na cidade de Ushuaia, na Argentina.


Ao longo do percurso o grupo vai mapear, visitar e documentar as Unidades de Conservação. O registro da viagem será feito em fotos e vídeos para posterior divulgação em palestras e exposições em escolas, universidades e eventos.


“O ideal seria que pudéssemos utilizar a bicicleta desde nossas casas até o destino final, voltando também de bicicleta. Mas foi decidido que a equipe fará o trajeto de Florianópolis até o Chile em ônibus coletivo, pois assim teremos a oportunidade de conhecer um maior número de cidades, de ecossistemas, de unidades de conservação e de centros de educação ambiental”, explica o estudante de Engenharia de Produção Civil da UFSC, Mauricio Almeida, um dos integrantes do projeto. A equipe retorna da Argentina também de ônibus coletivo, evitando os perigos das estradas do sul do Brasil.


Essa não é a primeira vez que os estudantes encaram desafio desse tipo. Este ano parte do grupo pedalou 1.200 quilômetros em uma travessia continental do Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico, proposta no projeto Travessia Pacífico-Atlântico – O desafio pela sustentabilidade.

Por: Arley Reis / Jornalista da Agecom/UFSC

Leia Mais ►

19 de dezembro de 2009

Softwares gratuitos disponíveis para download

Três softwares de diagnóstico por imagem com aplicação agrícola para avaliação do comportamento de animais, análise de fibras e raízes e outro para aquisição de imagens e dados georreferenciados no campo já estão disponíveis gratuitamente  na página do Laboratório de Imagem da Embrapa Instrumentação Agropecuária. Os sistemas foram lançados no dia 14, durante a solenidade de comemoração dos 25 anos da Unidade e podem ser baixados no endereço www.cnpdia.embrapa.br/labimagem<http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem>, local onde estão também  vídeos produzidos sobre os softwares postados no youtube.


SACAM
O SACAM, software para avaliação do comportamento de animais em movimento, desenvolvido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos pode ser utilizado em estudo de insetos no controle biológico de pragas, na avaliação da qualidade do meio ambiente, nível de poluição, como no caso de estações de captação, tratamento e abastecimento de água, proporcionando rápida tomada de decisão em caso de contaminação, em animais confinados antes do abate e em diferentes situações onde o comportamento retrata uma alteração do meio. É uma ferramenta^ imprescindível na avaliação comportamental de animais.geofielder


Entre as diversas vantagens da utilização do software destacam-se o monitoramento em tempo real e determinação de parâmetros importantes para a análise das respostas comportamentais; determina com rapidez o tempo de residência em cada área da região monitorada, a velocidade, a tortuosidade e a linearidade nos movimentos; o monitoramento programado para períodos diurnos e noturnos, além de representar um grande avanço para os pesquisadores brasileiros, que atualmente fazem bioensaios visuais e manualmente.

O Sacam pode ser aplicado para análise e monitoramento do comportamento de insetos por meio de imagens, quando estão expostos a estímulos de diferentes naturezas (olfativos, visuais ou vibracionais), apresentando as diferentes etapas para uso do sistema e os diferentes cálculos efetuados. De acordo com o pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, responsável pelo desenvolvimento dos três softwares, o sistema permite trabalhar com os principais insetos-praga e seus inimigos naturais presentes nas culturas brasileiras. Para peixes pode ser aplicado para estabelecer um marcador comportamental que junto com biomarcadores já consagrados para monitoramento ambiental.


Safira
Já o software Safira, dedicado a fibras e raízes, é um sistema de análise por imagem que facilita a determinação de volume, área superficial e comprimento por faixa de diâmetros. É bastante útil no estudo do desenvolvimento de culturas e materiais à base de fibras. O Safira pode ser usado por grupos de pesquisa durante o desenvolvimento da cultura, assim como por agricultores que desejam monitorar o sistema radicular da sua planta. O software determina automaticamente o volume, área superficial e comprimento por classes de diâmetros de fibras ou raízes.


GeoFielder
Voltado para agricultura de precisão, o GeoFielder pode ser utilizado junto a aeronaves quando o objetivo é obter imagens aéreas ou em máquinas agrícolas e veículos para captura de imagens em solo. O GeoFielder permite mais precisão nos processos de vistoria, uma vez que as respostas são localizadas geograficamente e maior controle da operação de inspetores, execução das tarefas, deslocamentos e posição. Entre as aplicações estão à demarcação da propriedade, coleta de amostras georreferenciadas, aquisição de imagens, inspeção e controle de operações.

Fonte: Joana Silva/Embrapa Instrumentação Agropecuária

Leia Mais ►

18 de dezembro de 2009

Inclusão digital rural atingirá 3 mil alunos em 2010

O programa INCLUSÃO DIGITAL RURAL - implantado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Santa Catarina, órgão ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) - pretende atingir em 2010, 3.000 alunos, organizados em 300 turmas de dez treinandos cada. O objetivo é levar a informática ao campo com o compromisso de oportunizar aos produtores e trabalhadores rurais o acesso às tecnologias e informações.

O programa envolve o Senar, a Faesc, a Confederação Nacional da Agricultura e os Sindicatos rurais. Neste ano, em fase-piloto, foram realizados 20 treinamentos. Ele oportunizará acesso às tecnologias de informação e comunicação visando alcançar a eficiência na propriedade rural e melhoria na qualidade de vida e integrar o homem do campo com o mundo das informações por meio do acesso ao Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br). O público-alvo do programa é formado por produtores e trabalhadores rurais e seus familiares, com idade mínima de 14 anos e sem conhecimento de informática. “Este público precisa ter informação em tempo real para se tornar mais eficiente em sua propriedade. Uma inserção mais agressiva no mercado e um resultado comercial mais rentável são alguns dos efeitos esperados”, salienta o superintendente do Senar/SC. Gilmar Zanluchi.

O treinamento básico do programa tem duração de 16 horas e é ministrado às turmas de dez participantes. O conteúdo do treinamento inclui introdução à informática, como utilizar o computador e seus periféricos, introdução aos aplicativos BrOffice, Internet e navegação na web. Será utilizado o sistema operacional Ubuntu.

Para 2010, estão programadas mais de 300 turmas, levando em conta a atual demanda. Neste ano, foram formadas duas turmas em Braço do Norte, duas em Campos Novos, quatro em Itaiopólis, 18 em São Domingos e três em São José do Cedro. Em cada uma dessas cidades, o Sindicato Rural recebeu 10 computadores, mesas e cadeiras. Ficam para definir em 2010 os municípios de Chapecó e Rio do Sul.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)

Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

17 de dezembro de 2009

Merry Christmas sem espírito natalino

Não deve ser nada fácil ter um nome incomum, em qualquer situação. Moradora da aprazível West Palm Beach, na costa leste da Flórida (EUA), a norte-americana Merry Christmas, nascida no dia 28 de dezembro de 1964, envolveu-se numa confusão com outra mulher o que acabou exigindo a presença de uma guarnição policial na praia de Boynton, para apartar a briga das duas mulheres.

Quando os policiais chegaram ao local, encontraram a cidadã Merry Christmas enfurecida. É que outra frequentadora tinha chamado a cidadã Feliz Natal de "Mrs. Merry Holiday" (Senhora Alegre Feriado), entre outras ironias, rebatidas com  xingamentos impublicáveis.


Como Merry Christmas não estava em clima natalino, partiu para a briga. Ante a ação policial, Merry se recusou a ser interrogada e acabou brigando também com uma das policiais,  que - sentindo-se desacatada - então algemou Feliz Natal e a levou para a delegacia.


A mulher foi liberada - por decisão judicial - depois de algumas horas no xadrez. Mas terá de comparecer à corte local no dia 04 de janeiro de 2010, por causar distúrbios e desacato.

Na decisão, o juiz manifesta que "entende a ocorrência dos dissabores", mas espera que a acusada "reflita sob o incentivo do espírito natalino".
Leia a íntegra da notícia, na origem
"Mulher de nome "Feliz Natal" causa confusão em praia e vai presa"

Fonte: www.espaçovital.com.br

Leia Mais ►

15 de dezembro de 2009

Saiba qual o distúrbio que atinge 90% das mulheres

Só quem já passou pela situação incômoda de ter o intestino preso, sabe quanto ela é desagradável e angustiante. De acordo com pesquisas cerca de 90% das mulheres são acometidas desse mal. O fisioterapeuta da Clínica Reichmann, Edson Bramatti, explica que o fato do intestino não funcionar direito pode desencadear outros problemas na pessoa.

    “Se o intestino não funciona direito podem ocorrer distensões na região abdominal”. Bramatti também alerta para o uso contínuo de laxantes, e diz que eles podem ser utilizados moderadamente. “Normalmente, quando a pessoa está com o intestino preso acaba tomando laxantes continuamente, de forma viciada, e isso também não faz bem à saúde”, explica.

    O fisioterapeuta destaca que o mais importante é normalizar a função intestinal, se possível sem medicamentos sendo a osteopatia uma ótima alternativa para o tratamento de intestino preso. “Além da eficácia no tratamento de distúrbios músculo-esqueléticos, a osteopatia também trata dos órgãos internos (vísceras), principalmente o intestino”.

    Existem também as chamadas alterações viscerais, como as aderências, resultado da conseqüência direta ou indireta de cicatrizes de cirurgias; as ptose, que se refere a lassidão ligamentar; relacionadas ao biótipo da pessoa, depressão nervosa, idade avançada, traumas, espasmos ou visceroespasmos.

    Bramatti diz que as manipulações da osteopatia no abdômen regularizam o intestino e o hábito intestinal e que a mobilidade dos órgãos internos correta é indispensável para o seu bom funcionamento. “A osteopatia visceral com mobilização manual normaliza a função, aumentando a vascularização dos tecidos e estimulando os nervos que fazem funcionar o intestino ou outras vísceras que apresentam distúrbios”, enfatiza.

    A osteopatia também é indicada em casos de gastrite, hepatite viral ou alcoólica, colites, hérnias de hiato e após cirurgias abdominais (cicatrizes).

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

14 de dezembro de 2009

Você costuma revisar seu carro antes de viajar?

Com a chegada do verão e das férias muitos viajam à bordo de seus veículos, o que aumenta a circulação de carros e provoca, na maioria das vezes, congestionamentos. Para evitar aquela imagem desoladora, de famílias inteiras à beira da estrada à espera de um reboque ou de um mecânico para tirar dali o automóvel enguiçado e que, conseqüentemente, prejudique o trânsito, os especialistas orientam os mecânicos e motoristas sobre alguns itens que devem ser revisados, e procedimentos a serem tomados, antes da viagem.

Para escapar dessas armadilhas é importante verificar alguns itens. E não apenas os visíveis e óbvios, como pneus e luzes do veículo, mas principalmente componentes simples, que ficam escondidos sob a casca do automóvel e têm o poder de transformar o sonhado descanso da família num pequeno inferno.carroviagem

Confira alguns desses itens:

- Elementos de borracha

Esses itens quase sempre são esquecidos. E esta checagem deve ser feita mesmo em carros que rodam muito pouco. Esse material se decompõe naturalmente com o tempo: em geral, a vida útil é de, no máximo, cinco anos. Não são peças caras, mas podem criar problemas grandes. Uma rachadura, por mínima que seja, na mangueira do radiador, por exemplo, é capaz de detonar o sistema de arrefecimento. Correias também devem ser revisadas para evitar surpresas indesejáveis. Outro equipamento geralmente desprezado, mas que pode se tornar uma dor-de-cabeça, é o limpador de pára-brisas. Se as borrachas das palhetas estiverem gastas, a visibilidade na chuva fica seriamente comprometida. Nessa verificação entram as borrachas e também o encaixe da palheta na haste de fixação.

- Filtro de óleo


Seu papel é lubrificar, resfriar e, principalmente, limpar o motor graças à função detergente. Por isso, é muito importante, a cada troca de óleo, substituir também o filtro, em geral a cada 10 mil km. Do contrário, o resíduo de óleo sujo na caneca do filtro vai contaminar o óleo novo.


- Filtro de combustível


Em razão da baixa qualidade de combustíveis, o filtro pode ter o processo de saturação acelerado. Um filtro de combustível saturado pode provocar desde danos à bomba de combustível até a parada total do motor. Ou seja, a suposta economia no abastecimento pode trazer sérios prejuízos no sistema de alimentação do veículo, e também do bolso. Na hora da substituição do filtro deve-se levar em conta o combustível, álcool, gasolina ou flex. Existe um filtro para cada tipo de combustível.


- Carburador


Estudos feitos com combustíveis, em especial de alguns postos sem bandeira, revelaram que a má qualidade do produto atinge diretamente o carburador, principalmente os componentes à base de borracha nitrílica. Por isso, recomenda-se a manutenção preventiva, ou seja, limpeza ou regulagem, a cada seis meses ou 10 mil km, conforme o uso do veículo, em geral veículos com mais de 15 anos.

- Bomba d’água


É muito importante a manutenção do sistema de arrefecimento, mantendo-o sempre com a proporção adequada de aditivo e substituir todo o líquido uma vez por ano. As causas mais comuns de danos na bomba d’água são aquelas que comprometem a vedação do selo mecânico, desgaste por tempo de uso ou falta de manutenção no sistema de arrefecimento. A vida útil de uma bomba d’água, tanto original de fábrica quanto a de reposição, está diretamente ligada à manutenção prestada.


- Amortecedor


O amortecedor é responsável por manter os pneus em contato com o solo e garantir a estabilidade do veículo. É comum ouvir que o motorista perdeu a direção do carro. Numa curva, por exemplo, caso os amortecedores estejam desgastados, o carro pode perder a trajetória devido à falta de equilíbrio, ficando “solto”.

Fonte: Affinia Automotiva

Leia Mais ►

13 de dezembro de 2009

Chip orgânico: uma esperança para paraplégicos

Um tratamento promissor para pacientes paraplégicos começa a tomar corpo. Com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), foi inaugurado o novo Laboratório de Tecnologias Integradas (InteLab) da Universidade Federal de Santa Catatina, onde pesquisadores desenvolvem materiais que podem servir de suporte à regeneração da medula espinhal que, eventualmente, possa restaurar a transmissão de informação nervosa e a atividade locomotora.

“Num futuro próximo, pretendemos cultivar células tronco nestes biomateriais e paralelamentechip, produzir e caracterizar uma interface neuroeletrônica (chip orgânico), para então serem implantados na medula espinhal de animais”, disse a pesquisadora Janice Koepp, idealizadora do Projeto.


Ela acrescenta que os chips orgânicos permitiriam que um neurônio “conversasse” com outro, e ressalta que eles são feitos de polímeros, não de silício, o que resulta em um chip flexível e de baixo custo. Esta tecnologia de ponta será transferida da França a uma equipe interdisciplinar da UFSC a partir de março.


A Fapesc apóia projetos ligados ao chip orgânico há três anos, mas a inauguração do novo laboratório deve deslanchar o projeto “Desenvolvimento de Novas Estratégias para Tratamento de Lesão Medular Traumática”, coordenado pelo Prof. Dr. Giles Alexander Rae.

Informações adicionais: Prof. Dra. Janice Koepp , fone 3721 9448 – ramal 237, e-mail janice@intelab.ufsc.br.

Fonte: Heloísa Dallanhol/ Assessoria de Imprensa da Fapesc/UFSC

Leia Mais ►

12 de dezembro de 2009

Conheça o cereal do século XXI

Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. Esta é a quinua, um vegetal cultivado nas regiões andinas há pelos menos 5 mil anos, e que continua a ser produzido principalmente no Peru e na Bolívia. O nome “quinua” é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas.


Conhecida também como o “trigo dos incas”, a quinua é um tipo de cereal que produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, vitaminas e minerais. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinua é um dos poucos vegetais completos, por apresentar um balanço de aminoácidos adeQuinuaquado à nutrição humana. De fato, as sementes constituíram, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e até hoje representam um elemento fundamental à dieta dos camponeses andinos.

A quinua real é só uma das muitas espécies do vegetal, que conta com mais de 2 mil variedades, classificadas em categorias distintas. Dotada de grande resistência, a planta se adapta a diversas condições de latitude e altitude, e pode crescer em zonas áridas e semi-áridas.

Mas apesar das incríveis propriedades da quinua real, o alimento se manteve, durante muito tempo, exclusivamente destinado ao consumo próprio, principalmente por causa da sua baixa produtividade. O cereal produz uma única colheita anual, o que eleva o preço da unidade. Por isso mesmo, a planta, cujo cultivo segue técnicas basicamente artesanais, é perfeitamente aplicável à agricultura orgânica e às hortas familiares.

O valor protéico da quinua real é superior ao dos demais cereais. A composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável somente ao leite e ao ovo. Uma pesquisa, também revelou, que a quinua real age na prevenção de enfermidades crônicas, como a osteoporose, o câncer de mama, as doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.

Para saber mais acesse http://www.planetaorganico.com.br/quinua1.htm e http://www.planetaorganico.com.br/quinua2.htm

Fonte: www.planetaorganico.com.br

Leia Mais ►

10 de dezembro de 2009

A maratona de alegria

Ainda sob os efeitos de uma das mais movimentadas Oktoberfest de sua história, Blumenau já se prepara para uma prolongada jornada de cultura, lazer gastronomia, com direito a muitas compras e noites de Oktoberfest no Parque Vila Germânica. A maratona de alegria - batizada de Sommerfest (Festa de verão) tem início com o Réveillon e segue até o Carnaval. Nesse período, a rede hoteleira e o comércio de Blumenau oferecem descontos especiais, o que torna a vinda à cidade ainda mais interessante.

Confira as atrações da temporada

Réveillon de Blumenau

O grande palco para a chegada de 2010 será a Avenida Beira-Rio. A Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e em parceria com o Blumenau Convention & Visitors Bureau, prepara um grande evento. O local escolhido para a queima de fogos – com duração de 15 minutos iluminando o céu, não poderia ser melhor, já que é um dos principais atrativos da cidade: a histórica ponte Aldo Pereira de Andrade, conhecida como Ponte de Ferro, cosntruída em 1929.image

A festa inicia às 17h30min com a apresentação de duas bandas – Freunde Musikanten e a Banda Champagne. A festa pretende, como no ano anterior, contar com a participação de aproximadamente 30 mil pessoas – entre blumenauenses, moradores de cidades da região e turistas.

Noites de Oktoberfest

O Parque Vila Germânica vira uma passarela cultural, com o desfile e a animação dos grupos folclóricos e das bandas típicas que fazem todo mundo entrar na dança. Realizada sempre às quintas-feiras, essas noites reproduzem com fidelidade o que acontece na festa de outubro. Em janeiro e fevereiro também é possível saborear um prato típico e as cervejas artesanais. A realeza da Oktoberfest 2010 tem presença confirmada nestas noites. As Noites de Oktoberfest ocorrem todas as quintas-feiras do mês de janeiro até o Carnaval (07, 14, 21 e 28/01 e 04 e 11/02), a partir das 19h, no setor 1 do Parque Vila Germânica.

Roteiros Turísticos

Não só de festa vive Blumenau, mas também de economia forte e altos índices de qualidade de vida. O visitante pode desfrutar de roteiros turísticos bastante agradáveis, como o Roteiro do Centro Histórico. Concentra um conjunto arquitetônico de valor histórico que compõe a trajetória dos primeiros imigrantes da região. Já o Roteiro de Natureza exibe o habitat de diversas espécies da fauna e flora catarinenses, além de trilhas, cachoeiras, parques, vôos panorâmicos e pista de arvorismo. O charmoso Roteiro Arquitetônico da Vila Itoupava, situada a 25 km do centro da cidade, é cercada de verde e lembra a Blumenau do início do século XIX. Ou ainda o Roteiro das Cervejarias Artesanais e o Roteiro Industrial, onde é possível conhecer ao vivo a fabricação de cristais, malhas, fornos industriais, entre outros.

Fonte: Secretaria de Turismo de Blumenau

Leia Mais ►

8 de dezembro de 2009

Dor no ombro, fraqueza e perda de mobilidade? Pode ser hora de procurar um especialista

Dor no ombro, fraqueza e perda da mobilidade são sintomas que podem levar ao diagnóstico de ruptura do manguito rotador. O alerta é do médico ortopedista Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann de Chapecó, especializada em ortopedia, cirurgia do joelho, ombro, quadril e traumatologia. O manguito rotador auxilia na elevação e na rotação do braço, além de funcionar como estabilizador da articulação do ombro. É formado por quatro músculos (subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor) que cobrem a cabeça do úmero e têm grande importância na estabilização, na força e na mobilidade do ombro.

Conhecida como uma das causas mais comuns de dor e limitação funcional em ombros na idade adulta, a ruptura do manguito rotador ocorre com maior frequência no supra-espinhoso, mas outros tendões podem estar envolvidas. É mais comum em pessoas acima dos 40 anos de idade, no entanto, pode ocorrer em pessoas mais jovens devido a trauma agudo, trabalho repetitivo com os braços acima da cabeça ou atividade esportiva. Também pode surgir junto a outras lesões como fraturas e luxações.

Reichmann explica que os sintomas de uma ruptura do manguito rotador podem ser agudos ou ter um início gradual. Dor aguda usualmente segue-se a um trauma como levantamento de peso ou queda sobre o braço, mas normalmente o início é gradual e pode ser causado por esforço repetitivo acima da cabeça ou por desgaste e degeneração do tendão.

Outro sintoma é a dor na frente do ombro que corre para baixo na parte lateral do braço, para o pescoço e escápula. Inicialmente, a dor pode ser leve e somente em atividades com os braços acima da cabeça. Com o tempo, a dor aparece até mesmo durante repouso. Pode haver dor ao deitar-se de lado e também à noite.

Podem surgir, ainda, rigidez e perda de movimentos do ombro afetado, dificuldade de realizar atividades diárias como pentear o cabelo e vestir-se. Quando a ruptura ocorre com uma lesão aguda, pode haver dor súbita, sensação de estalido e fraqueza imediata do braço.

O diagnóstico de uma ruptura do manguito rotador é baseado nos sintomas, exame físico, raios-X, e estudos de imagem como o ultra-som e a ressonância magnética. Alguns dos sinais de uma ruptura do manguito rotador incluem: atrofia dos músculos do ombro, dor na elevação do braço, dor ao abaixar o braço após uma elevação completa, fraqueza ao elevar ou girar o braço, estalidos ou sensação de atrito quando mover o ombro em algumas posições.

Raios-X do ombro com uma ruptura do manguito rotador podem mostrar um pequeno esporão. Por este motivo, pode ser necessário outro exame como uma ultra-sonografia ou ressonância magnética. “Estes exames podem visualizar melhor as estruturas musculares e tendinosas como o tendão do manguito rotador”, destaca Reichmann.

TRATAMENTO - Em muitas situações, o tratamento conservador (não-cirúrgico) pode resultar em alívio da dor e recuperação da função do ombro. As opções de tratamento podem incluir repouso e limitação das atividades acima da cabeça, uso de tipóia, medicações antiinflamatórias, exercícios de fortalecimento e fisioterapia.

A recuperação da força e da mobilidade pode demorar semanas ou meses. Caso o tratamento conservador não apresente resultados significativos, pode ser necessária a realização de cirurgia. Muitas cirurgias podem ser realizadas em ambulatório, sem ser necessária a internação do paciente. De modo geral, podem ser utilizadas três abordagens para o reparo cirúrgico:

Reparo Artroscópico - Um artroscópio de fibra óptica e pequenos instrumentos são inseridos no ombro através de pequenos orifícios puntiformes ao invés de uma incisão aberta. ‘O artroscópio é conectado a um monitor de televisão e o cirurgião pode realizar o reparo através da imagem do vídeo.

Reparo através de uma mini-incisão - Novas técnicas e instrumentos permitem os cirurgiões a realizar um reparo de uma ruptura completa do manguito rotador através de pequenas incisões, de 4 a 6 cm.

Reparo Aberto - Uma cirurgia através de uma incisão tradicional é geralmente necessária quando se tem uma lesão grande ou complexa, ou se uma reconstrução adicional, como uma transferência de um tendão, precisa ser feita.

Após a cirurgia, o braço é imobilizado para permitir a cicatrização da ruptura. O tempo de imobilização depende da gravidade da lesão. Passado este período, um programa de exercícios deve ser iniciado para a recuperação da mobilidade e da força do ombro.

Salienta-se que mais de 90% de todas as patologias cirúrgicas do ombro podem ser tratadas com reparo artroscópico e apresenta muitas vantagens em relação aos outros métodos cirúrgicos, como menor agressão, evitar desinserções musculares, menor tempo de recuperação, fisioterapia pós-operatória imediata, alta precoce e outras.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)

Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br


Leia Mais ►

7 de dezembro de 2009

Ganhe um exemplar do livro da vida

David Attenborough e sua equipe de cinegrafistas da vida selvagem. trazem mais uma vez para a televisão, as maravilhas da natureza. Eles captaram incríveis imagens, com uma grande variedade de criaturas do planeta, para a série Life da BBC de Londres. Desde minúsculos insetos até as baleias Jubarte. A série tem dez episódios, centrados na luta pela sobrevivência de cada espécie. As cenas da vida real desses animais, deixam qualquer reality show, no chinelo.

Um dos astros da série, o jacaré americano, é um réptil muito antigo e bem sucedido na luta pela TheSunsobrevivência. Nativos do sudeste americano, eles são capazes de matar grandes presas, como os cervos. possuem a mordida mais forte do planeta. Os jacarés são de cor escura, com um focinho largo e arredondado e geralmente são encontrados em água doce, enquanto os crocodilos são verde-cinza e preferem costeiras, salobra e água salgada.

Faz parte também da série um livro com o mesmo nome. O jornal inglês The Sun está sorteando vionte desses livros. Para participar do sorteio e ver mais fotos clique aqui.

Fonte: The Sun

Leia Mais ►

6 de dezembro de 2009

Jogos de Cartas: Relógio

Os jogos de cartas do tipo paciência sempre permitem ao jogador aumentar o seu conhecimento sobre o baralho e sua intimidade com as cartas. Além disso, constituem excelente exercício, pois exigem muita persistência para conseguir um resultado favorável ao jogador. O Relógio é uma paciência que confirma a regra, pois a vitória do jogador é muito difícil e depende muito da sorte.

Utilizando um baralho comum de , sem os curingas, o jogador deverá distribuir as cartas, uma a uma e fechadas, formando 13 montes com 4 cartas cada. Doze destes montes devem ser dispostos em forma de círculo, de modo que cada um represente um número do mostrador do relógio e o 13º monte devecartbar200 - Cópia ser colocado no centro do círculo.

Cada carta do baralho, independente da posição que lhe couber pela distribuição, representa determinada hora do relógio: o Ás corresponde a uma hora, o 2 a duas horas, e assim por diante; o Valete a 11 horas e Dama a 12 horas, sendo que Rei é destinado ao centro do relógio. O objetivo do jogo é colocar todas as cartas em seus lugares corretos.

O jogador inicia o jogo pelo monte central, virando a primeira carta de cima e colocando-a no seu lugar correspondente no relógio. Se for um sete, por exemplo, deverá colocar esta carta, aberta, debaixo do monte das 7 horas, ficando parcialmente coberta. Em seguida deve virar a primeira carta de cima do monte em que colocou a carta aberta, e procede como na vez anterior. Assim prossegue o jogo até que todas as cartas estejam colocadas.

Se o jogador virar uma carta e ela pertencer ao mesmo monte, ela deverá ser colocada, aberta, embaixo do monte, e o jogador abrirá outra carta do mesmo monte. Quando a quarta carta de um monte for aberta, o jogador reinicia virando uma carta do monte central. No Relógio, o jogador só pode vencer se virar todas as cartas de todos os montes antes que os quatro Reis apareçam, o que é extremamente difícil. Para melhorar as chances do jogador, a regra prevê que um Rei, apenas uma vez durante o jogo, pode ser trocado por outra carta ainda fechada. E aí vai encarar?

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Leia também:

Jogos de Cartas: Duvido

Jogos de Cartas: El Gato

Jogos de Cartas: Copas Básico

Jogos de Cartas: Mate

Jogos de Cartas: Gin Rummy

Jogos de Cartas: Go bum é um jogo fácil e divertido

Jogos de Cartas: Brisca

Jogos de Cartas: A Sueca

Jogos de Cartas: Conheça o Whist

Jogos de Cartas: Cálculo - Conheça as regras da mais difícil das paciências

Jogos de Cartas: Conheça o Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog