Partes da Bíblia foram escritas por pessoas que mentiram sobre sua identidade, é o que afirma o escritor Bart Ehrman. Segundo ele muitos dos livros do Novo Testamento foram forjados por pessoas que fingiram ser os apóstolos Pedro, Paulo ou Tiago. Professor de estudos religiosos na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Ehrman já escreveu 21 livros sobre religião, incluindo Verdade e Ficção em O Código Da Vinci, sobre o best-seller de Dan Brown, e O que Jesus Disse? O que Jesus Não Disse? – Quem mudou a Bíblia e por quê, que figurou entre os mais vendidos na lista do jornal The New York Times.
Ele também escreve no blog Huffington Post. Agora, em Jesus, Interrupted (ainda sem tradução), que será lançado no Brasil no segundo semestre, Ehrman tenta revelar as contradições da Bíblia, que provam, segundo ele, que o livro não foi enviado à humanidade por Deus.
Em seu novo livro, Porque os autores da Bíblia não são o que pensamos que são, o professor Ehrman afirma que a segunda Epístola de Pedro foi forjada. "Alguém escreveu se passando por Pedro", escreve ele. Muitos estudiosos pensam que seis das 13 cartas supostamente escritas por Paulo foram realmente de autoria de alguém se passando por ele, afirma o professor Ehrman.
O Professor Ehrman afirma também que o autor do livro de Timóteo 1, que dizia ser de Paulo, mas que na realidade foi escrito por alguém, depois que Paulo já havia morrido. O autor teria usado o nome do apóstolo para resolver um problema que ele viu na igreja, segundo o professor Ehrman. "As mulheres exercendo autoridade sobre os homens. Isso tinha que parar ", escreve ele.
“O autor disse que as mulheres devem ser silenciosas e submissas, e lembrou a seus leitores sobre o que aconteceu pela primeira vez quando uma mulher foi autorizada a exercer autoridade sobre o homem, no incidente do jardim do Éden.
"Não, o autor argumentou, se as mulheres queriam ser salvas, elas devem se limitar a ter bebês (Tm. 1 2:11-15). "E por que isso importa? Como a passagem é usada ainda hoje pelos líderes da igreja para oprimir e silenciar as mulheres ", escreve o professor Ehrman.
'Por que não existem mulheres padres na Igreja Católica? Por que as mulheres não têm permissão para pregar em igrejas conservadoras? Por que existem igrejas hoje que não permitem nem mesmo que as mulheres falem? "Em grande parte, é porque alegadamente Paulo ensinou que as mulheres tinham de ser silenciosa, submissa e procriadoras. Só que a pessoa que ensinou isso não era Paulo, mas alguém que se passou por ele para iludir seus leitores”.
"Parece que alguns dos escritores do Novo Testamento, como os autores de Pedro 2, Timóteo 1 e Efésios, sentiram-se perfeitamente justificados em mentir, a fim de dizer a verdade", escreve ele.
"Mas hoje podemos pelo menos, avaliar e perceber o quão humano e falível, eles eram."
Fonte: Daily Mail