O aumento da energia vital é a primeira alteração observada após o início da prática de determinada atividade física. A capacidade de adaptação do corpo ao treinamento proporciona, aos poucos, não somente uma evolução nos níveis de desempenho nas habilidades motoras e capacidades físicas, como uma melhora significativa no sistema emocional e na autoestima.
A fisioterapeuta da Reichmann Ortopedia de Chapecó, Mariana Pinheiro Dias,salienta que na década de 60 surgiram os primeiros estudos sobre a influência da atividade física no bem-estar, na redução de estresse e na melhora da concentração e produtividade. “Atividades como a corrida proporcionam melhora significativa do humor e da saúde mental”.
Segundo a fisioterapeuta, cada emoção ou pensamento é resultado de um padrão específico de atividade química e elétrica entre o cérebro e o restante do corpo. “Durante a corrida, por exemplo, o corpo libera fenilalanina, um neurotransmissor estimulante que proporciona um aumento na atividade e agilidade mental. Isso justifica o fato de nos concentrarmos melhor após a prática de exercícios físicos”, explica Mariana.
Mariana lembra que Joseph Pilates afirmava, na década de 30, que era possível atingir a saúde perfeita, alcançando a coordenação do corpo, mente e espírito. O método é baseado na constatação de seis princípios: respiração, acionamento do centro de força, fluidez, controle, concentração e precisão.
Mais de 500 exercícios para mente e corpo fazem parte do sistema Pilates. Dessa forma, é possível trabalhar vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do abdômen, coluna e região pélvica. O foco, conforme a fisioterapeuta, é a qualidade dos movimentos e não quantidade.
Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos. Como a técnica tem um apelo para o equilíbrio, nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, o que contribui para que o corpo trabalhe de forma eficiente tanto a prática esportiva quanto as atividades diárias. Por isso, após os exercícios, a pessoa sente-se revigorada. “Justamente por trabalhar respiração, equilíbrio e concentração, a prática Pilates auxilia no melhor desempenho da corrida”, salienta Mariana.
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional