26 de junho de 2010

Copa 2010: Gana e Uruguai

O Uruguai, que não passava das oitavas de final desde a Copa de 1970, fez 2 a 1 sobre a Coreia do Sul e está nas quartas de finais. Apesar de ter criado poucas chances e de até ter sido dominado pelos sul-coreanos durante boa parte do jogo, o Uruguai deu mais uma mostra da diferença que é capaz de fazer a dupla Suárez e Diego Forlán, agora responsável por cinco dos seis gols da equipe na Copa 2010.

Os gols que colocaram os sul-americanos na próxima fase da Copa 2010 foram marcados pelo atacante Luis Suárez. No primeiro, ele contou com a ajuda do goleiro Jung Sung Ryong. No segundo, anotou uma pintura sem chances para o arqueiro rival. O camisa nove deu um belo corte no zagueiro e, do bico da área, acertou um lindo chute com curva, de chapa, que ainda bateu na trave esquerda antes de entrar. Um golaço que mostrou a efetividade do Uruguai e, especificamente, de seus dois atacantes, e tratou de fazer história para os bicampeões em Port Elizabeth.GanaXEUA

No outro jogo deste sábado, Gana derrotou os Estados Unidos por 2 a 1, no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, e garantiu um lugar entre as oito melhores seleções do Mundial. Gana segue muito viva. O time fez um rápido gol contra os EUA e acabaram perdendo o controle do jogo e levaram o empate. Com mais fôlego, porém, levou a melhor na prorrogação. Esse foi o segundo triunfo seguido, em dois jogos pela Copa, do selecionado ganês sobre a equipe americana.

Kevin-Prince Boateng pôs os africanos em vantagem, mas Donovan, de pênalti, garantiu a igualdade nos 90 minutos iniciais. No tempo-extra, Gyan marcou e garantiu a vitória de Gana. Pela terceira vez na história uma seleção africana chega às quartas de final de uma Copa do Mundo. Gana teve de se suar muito para passar pelos Estados Unidos, mas agora tem um bom período de descanso até enfrentar o Uruguai por uma vaga nas semifinais e manter a esperança africana de título em seu solo. Uruguai e Gana se enfrentam no dia 2 de julho, próxima sexta-feira.

Leia Mais ►

25 de junho de 2010

Copa 2010: Brasil X Chile, Espanha X Portugal

No duelo mais esperado do Grupo G da Copa 2010, o Brasil cumpriu seu objetivo principal e ficou com a liderança do Grupo. Jogou para o gasto, com uma atuação razoável no primeiro tempo e apagada no segundo, e ficou no empate por 0 a 0 com Portugal no estádio Moses Mabhida, em Durban, nesta sexta-feira. Em alguns momentos parecia até jogo de compadres. No geral as duas seleções se equivaleram e saíram de campo classificadas com o empate em 0 a 0, que leva os brasileiros às oitavas de final como lideres da chave, com sete pontos, e os portugueses como segundos colocados, com cinco. No final parte da torcida chegou a vaiar.

No outro jogo do Grupo G a missão era quase impossível para a Costa do Marfim. A equipe africana precisava de uma incrív1258450_full-lndel goleada sobre a Coreia do Norte e do tropeço da seleção portuguesa no jogo contra o Brasil. A combinação não aconteceu, mas pelo menos a Costa do Marfim deixou a África do Sul de cabeça erguida. Com os 3 a 0 sobre os norte-coreanos, terminou em terceiro do Grupo G com quatro pontos.

O último Grupo a definir os clssificados foi o H, onde a Espanha venceu o Chile por 2 a 1. O jogo foi muito bom no primeiro tempo, quando a Espanha abriu 2 X 0, e o Chile teve um jogador expulso. No início do segundo tempo o Chile marcou seu gol. A partir daí a partida ficou monótona. Sabendo do resultado de Suiça e Honduras, chilenos e espanhois, resolveram não jogar mais futebol, tocando a bola sem atacar, já que o resultado classifica os duas seleções. Talvez o castigo venha nas oitavas para as duas seleções.

No outro jogo deste grupo, Suíça e Honduras se despediram da Copa 2010 com um empate em 0 a 0 que não serviu a nenhuma das equipes. A Suiça que teria chances de se classificar, mostrou que, quem se preparou para defender não sabe atacar.

Leia Mais ►

24 de junho de 2010

Copa 2010: Adeus Itália

O que vinha sendo anunciado desde os primeiros momentos de futebol sem brilho dos italianos virou história nesta quinta-feira no Ellis Park, em Johanesburgo. A Itália dormiu e, quando acordou, descobriu que perdia para a Eslováquia por 2 a 0 e estava sendo eliminada ainda na primeira fase da Copa 2010. Os eslovacos venceram uma partida eletrizante por 3 a 2, com dois de Robert Vittek, agora artilheiro do Mundial ao lado do argentino Gonzalo Higuaín, e terminaram em segundo lugar no Grupo F com quatro pontos.

No outro jogo deste Grupo F, Apesar do resultado monótono de 0 a 0, o Paraguai conseguiu se classificar para a próxima fase da competição como primeiro do Grupo. Essa é a primeira vez na história em que a seleção paraguaia avança no Mundial com o primeiro lugar de seu grupo.EsloXIta

Disputando a última vaga do Grupo E para a próxima fase da copa 2010, Japão e Dinamarca se enfrentaram no estádio Royal Bafokeng. Graças a dois belos gols de falta e a um terceiro que nasceu de uma linda jogada de Keisuke Honda, os japoneses derrotaram a Dinamarca por 3 a 1 e fecharam sua participação no Grupo E da Copa do Mundo como vice-líderes com seis pontos.

Pela outra partida do grupo E, a já classificada Holanda enfrentou a eliminada seleção deCamarões. A partida terminou com vitória holandesa por 2 a 1. A Holanda entrou em campo classificada e precisando de pouco para garantir a liderança do Grupo E. Mas nem por isso o jogo desta quinta-feira contra Camarões foi uma formalidade. Com a mesma eficiência das duas primeiras partidas da Copa do Mundo da FIFA, a equipe de Bert Van Marjwik venceu os Leões Indomáveis por 2 a 1, garantiu a classificação às oitavas de final com 100% de aproveitamento e ainda teve outra boa notícia para comemorar: o retorno de Arjen Robben.

Nas oitavas de final a Holanda enfrentará a Eslováquia e o Japão o Paraguai.

 

Leia Mais ►

23 de junho de 2010

Copa 2010: Alemanha e Inglaterra é o primeiro duelo de gigantes nas oitavas

Criticada e desacreditada após dois empates nas primeiras rodadas, a Inglaterra entrou sob pressão nesta quarta-feira no duelo contra a Eslovênia. Mostrando vontade de vencer a partida, a seleção da Inglaterra finalmente espantou a crise que pairava na seleção e venceu a Eslovênia por 1 a 0 e, avançou às oitavas de final como a segunda colocada do Grupo C.

Já no outro jogo do Grupo, no jogo mais dramático e emocionante da Copa 2010, só nos acréscimos da etapa final, quando a partida era uma loucura de ataque de parte a parte, é que o gol saiu para a vitória por 1 a 0 dos EUA sobre a Argélia. Este resultado colocou os americanos em primeiro no Grupo C, deixado a Inglaterra em segundo e despachando a Eslovênia de volta para casa.

Já pelo Grupo D, mesmo a Alemanha vencendo Gana por 1 X 0, mas as duas seleções sairam comemorando. Embora tenha perdido a partida, Gana conseguiu a vaga nas oitavas de final da Copa 2010 e se tornaram o primeiro país do continente a passar de fase.EUAXAlrg

No outro jogo do Grupo D a Austrália despediu-se da Copa do Mundo da FIFA com a primeira vitória da sua história sobre uma seleção europeia, mas o sucesso não serviu de nada. Os australianos bateram a Sérvia por 2 a 1, resultado que também ditou o adeus dos sérvios da competição.

Com estes resultados quatro confrontos das oitavas de final do torneio já estão definidos. E o primeiro duelo de gigantes das oitavas será entre Alemanha e Inglaterra. A partida será às 11h de domingo, em Bloemfontein.

Confira todos os encontros das oitavas de final já definidos:

Sábado, dia 26
11h – Uruguai x Coreia do Sul, em Durban
15h30min – Estados Unidos x Gana, em Rustemburgo

Domingo, dia 27
11h – Alemanha x Inglaterra, em Bloemfontein
15h30min – Argentina x México, em Joanesburgo

Leia Mais ►

22 de junho de 2010

Copa 2010: Uruguai, México, Argentina e Coréia do Sul nas oitavas

Os primeiros confrontos das oitavas de final da Copa 2010, da África do Sul, foram conhecidos nesta terça-feira. Com um gol de cabeça de Luis Suárez no final do primeiro tempo, o Uruguai bateu o México por 1 a 0 e assegurou sua vaga às oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 como líder da chave, com sete pontos.

Apesar da derrota, os mexicanos também estão classificados como segundos colocados: terminaram com os mesmos quatro pontos dos sul-africanos, que bateram a França por 2 a 1, mas com saldo de gols superior. A eliminação da África do Sul é a primeira de um país anfitrião na fase de grupos de uma Copa do Mundo. Para o técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira, porém, o triunfo sobre a França serviu para quebrar uma escrita: ele nunca tinha vencido um jogo de Copa dirigindo uma seleção extrangeira.

Mesmo poupando sete titulares, a Argentina de Maradona não teve dificuldades para maCSXNignter os 100% de aproveitamento no grupo B,vencendo a grécia por 2 a 0 em Polokwane. A derrota custou aos gregos a eliminação no Mundial. A segunda vaga da chave ficou com a Coreia do Sul, que empatou em 2 a 2 com a nigéria e chegou aos quatro pontos, um a mais que a Grécia. Os nigerianos terminaram em último, com um ponto.

Com a definição dos Grupos A e B, temos definidos dois confrontos das oitavas: Argentina x México e Uruguai x Coreia do Sul. O destaque destes dois grupos é que nenhuma seleção européia se classificou. A grande decepção ficou por conta da França, inicialmente a favorita do Grupo A.

Leia Mais ►

Câncer de intestino grosso pode ser evitado

Prevenção do câncer colorretal foi o tema da palestra ministrada pelo médico coloproctologista Luiz Carlos Farret Junior, no fim de maio, para médicos cooperados e colaboradores da Unimed Chapecó, no auditório Dr. Valmor Lunardi. O evento faz parte do 1o Ciclo de Palestras do Aparelho Digestivo, promovido pelo setor de Endoscopia do Hospital e coordenado pelo médico Luiz Carlos Farret Junior, o qual foi o primeiro palestrante do evento, que prossegue nos dias 23 de junho, 4 de agosto e 1º de setembro, com outras palestras sobre doenças que acometem o aparelho digestivo.

O objetivo da primeira palestra, segundo Dr. Farret, foi conscientizar a população geral e médica sobre a importância da prevenção do câncer intestinal (colorretal). “O câncer colorretal quando detectado em estágio inicial possui grandes chances de cura, diminuindo a taxa de mortalidade associada ao tumor”, alertou.

Outros aspectos sobre esta patologia também foram abordados pelo especialista. “Já temos a receita de como prevenir esta doença comum em nosso país e, que atualmente, mata em média metade das pessoas com o câncer em cinco anos”.cancerIntGrosso

A Associação Brasileira de Prevenção do Câncer Intestinal (ABRAPREC), criada em 2004, tem como objetivo divulgar e conscientizar as pessoas sobre o câncer colorretal, para deste modo, tentar evitar o aparecimento deste tumor, aumentar a detecção precoce e diminuir o número de mortes associada a doença.

O médico explica que o câncer de intestino grosso é facilmente evitável. Quase sempre inicia através de um pólipo que cresce na parede interna do intestino e que pode se transformar em câncer com o passar do tempo. “Quando se retira o pólipo, em geral com a colonoscopia (exame que estuda todo o intestino grosso internamente) estamos impedindo a doença de se formar, evitando cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Não há nada mais satisfatório e efetivo que impedir o aparecimento deste câncer”, afirmou o palestrante.

Qualquer pessoa pode ter pólipos intestinais ao longo da vida, contudo o risco de câncer é maior em pessoas que tem histórico deste tumor na família, pessoas acima de 50 anos, histórico pessoal ou familiar de pólipos, câncer intestinal, de mama, ovário e útero. “As pessoas com retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn também fazem parte do grupo de risco” observa o especialista.

Dr. Farret salientou que o grande problema está relacionado aos sintomas da doença. Em geral, não há sintomas na fase inicial, sendo este o motivo do diagnóstico tardio e o encontro da doença em fases avançadas onde a cura é bastante difícil. “Temos algumas armas e as principais são: suspeitar sempre dos sinais de alerta e fomentar o rastreamento que é examinar os pacientes assintomáticos a partir dos 50 anos de idade. Consideramos sinais de alerta o sangramento anal, alteração do hábito intestinal, mucorréia, dor abdominal, emagrecimento entre outros.

A melhor maneira de prevenir o tumor intestinal, explica o médico, está em adotar hábitos de vida saudáveis como: fazer exercícios físicos regularmente, não fumar, evitar a bebida alcoólica, aumentar a alimentação com fibras, vegetais e cereais e diminuir as gorduras animais, bem como o exagero na carne vermelha. “Através de hábitos de vida saudáveis somados aos programas de prevenção já definidos no nosso país, sem dúvida, conseguiremos diminuir a incidência desta doença, e também a mortalidade e o sofrimento que ela nos traz”.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

21 de junho de 2010

Copa 2010: Portugal massacra a Coreia do Norte

Abrindo a rodada desta segunda-feira, pela Copa 2010, Portugal massacrou a Coreia do Norte por 7 x 0 e agora tem excelentes chances de chegar às oitavas-de-final da Copa do Mundo, ao mesmo tempo que acabou com as esperanças norte-coreanas de avançar. Num Estádio Green Point totalmente lotado, com mais de 63 mil pessoas, e num início de tarde chuvoso, Portugal conseguiu a sua maior vitória em fases finais de Copa do Mundo.

Portugal abriu o placar com Raul Meirelles aos 29 minutos e desandou a fazer gols no segundo tempo com três gols em sete minutos --Simão Sabrosa, aos 8; Hugo Almeida, aos 11; e Tiago, aos 15PortXCN. O placar foi fechado com gols no final de Liédson, aos 36; Cristiano Ronaldo aos 42 e Tiago aos 44.

No segundo jogo do dia, a defesa da Suíça entrou para a história, mas não levou os três pontos. No minuto 67, os suíços chegaram ao recorde das Copas do Mundo, somando 551 minutos sem tomar gols. Oito minutos depois, porém, os sul-americanos trataram de derrubar essa muralha, com um gol de Mark González, que havia entrado no início do segundo tempo.

Em jogada trabalhada pelos três homens que Bielsa mandou a campo no segundo tempo. Valdivia encontrou Esteban Paredes (que havia substituído Matias Fernández) com espaço pela direita. O meia-atacante foi à linha de fundo e cruzou. Livre no segundo pau, González cabeceou para dentro, enfim balançando a rede suíça. Final Chile 1 X 0 Suiça.

Desta vez não houve surpresa. Ainda não foi a atuação que a torcida tanto esperava. Mas ao menos a vitória por 2 a 0 sobre Honduras serviu para a Espanha apagar a confusa atuação da estreia, na surpreendente derrota para a Suíça. A primeira vitória da Espanha na Copa 2010 teve como protagonista o atacante David Villa, do Barcelona. Somado ao fato de anotar os dois gols da vitória sobre Honduras, o camisa 7 da Fúria acabou sendo eleito pela Fifa o melhor jogador da partida. Villa ainda perdeu um pênalti na parte final do jogo, deixando escapar a oportunidade de igualar-se ao argentino Gonzalo Higuaín na artilharia do Mundial sul-africano, com três gols.

Leia Mais ►

20 de junho de 2010

Copa 2010: Brasil está nas oitavas!

No primeiro jogo deste domingo, o Paraguai confirmou o bom momento e foi bem superior à Eslováquia,  garantindo sua primeira vitória na Copa do Mundo 2010: por 2 a 0, neste domingo, em Bloemfontein. Aos 27, Lucas Barrios recebeu a bola desta fez na faixa central e chamou a marcação. Por trás dos defensores, Enrique Vera avançou sozinho até o meio da área e recebeu pela assistência do artilheiro, tendo o passe passando pelo meio das pernas de Kornel Salata e encontrado o volante preparado para a finalização de primeira, antes do corte da zaga.

Aos 86 minutos, em cobrança de falta, o rebote ficou com os paraguaios, mas Paulo da Silva e Óscar Cardozo se atrapalharam na hora da finalização. O zagueiro acabou ficando com ela e rolou para o centro, nos pés de Cristian Riveros, que deu um chute seco na bola, com o peito de pé, e estufou a rede de Mucha.

Na segunda partida válida pelo Grupo F da Copa 2010, a Itália voltou a jogar mal, num jogo que deveria ter vencido com facilidade, e empatou em 1 X 1 com a Nova Zelândia. Aos sete minutos, a bola alçada na área da Itália passou por todo mundo, Fabio Cannavaro não conseguiu afastar, e Shane Smeltz só tocou na saída de Federico Marchetti, que nada pôde fazer. Nova Zelândia 1 X 0.

Aos 28 veio o gol de empate da Azzurra. Em levantamento para a área, Smith derrubou De Rossi na área e o juiz marcou pênalti. Iaquinta bateu e empatou. Com o jogo empatado, a Itália continuou pressionando muito até o final do jogo, mas não conseguiu virar o marcador. Festa da Nova Zelândia em campo e grande decepção dos atuais campeões mundiais.

O Brasil está classificado, com uma rodada de antecedência, para as oitavas de final da Copa 2010. Os primeiros 15 minutos de jogo foram de um curioso estudo tático de lado a lado. Duas equipes que têm no contra-ataque um de seus principais pontos fortes, Brasil e Costa do Marfim pareciam esperar um ao outro para ver quem tomaria primeiro a iniciativa de atacar e, com isso, abrir espaços.

O Brasil abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo. Robinho para Luis Fabiano, que toca de calcanhar para Kaká, a um só tempo Kaká divide, dribla e toca para Luis Fabiano que invade pela direita e fuzila no ângulo esquerdo de Barry. Um a zero. As vuvuzelas enlouquecem. Aos 5 minutos do segundBraXCMo tempo, Julio Cesar bate o tiro de meta, busca Luis Fabiano. O 9 do Brasil escora o zagueiro no alto, acompanha a queda da bola, toca-a ligeiramente com a mão e dá o primeiro chapéu, em Zokora. A bola desce e Luis Fabiano executa o segundo chapéu, em Kolo Toure, chicoteia de pé esquerdo e entra para a história das Copas do Mundo e seus mais belos gols. Brasil 2 X 0!

A vantagem era tudo de que a equipe do Brasil precisava para se soltar de vez. As chances apareciam, Kaká participava mais do jogo e, aos 17, foi ele quem criou o lance do terceiro: arrancada pela ponta esquerda, daquelas dignas de suas melhores fases, e o cruzamento rasteiro, preciso para Elano escorar e marcar seu segundo gol na Copa. logo depois veio o lance mais preocupante do jogo. Elano divide, Tioté deixa a sola, todas as travas da chuteira. Lannoy, um árbitro banana, apenas assiste. Elano deixa o campo, entra Daniel Alves.

Aos 34 minutos, o centroavante Didier Drogba recebeu sozinho um cruzamento de Touré Yaya e, de cabeça, marcou o primeiro gol da Costa do Marfim nesta Copa. Aos 43 minutos, Kaká é atropelado por Keita, que se joga no chão. Stephane Lannoy, o banana francês que deixou os africanos baterem a vontade, expulsa Kaká.

Após a vitória da Seleção Brasileira por 3 a 1 sobre a Costa do Marfiml, Dunga lamentou a expulsão de Kaká e reclamou muito da arbitragem. "Foi um jogo muito complicado, muito atlético, muita força física, muitas faltas. Todos nós que gostamos do futebol pedimos sempre um espetáculo. Mas as pessoas que tem que controlar o espetáculo tem que saber o que é futebol e o que não é. É difícil fazer o futebol arte como todos pedem quando o árbitro deixa passar as coisas como aconteceu hoje", disse.

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog