O mundo encantado da leitura envolveu 4.925 pessoas em quatro meses, por meio do projeto contação de histórias e da kombi da Fundação Aury Luiz Bodanese. A iniciativa integra o programa “Amigo Energia” e conta com o apoio da Coopercentral Aurora Alimentos e do Instituto Guga Kuerten (IGK).
No período de janeiro a abril deste ano, foram desenvolvidas 22 ações, em diversos municípios, beneficiando centros de educação infantil, escolas, hospitais, entidades e outros espaços públicos.
Neste ano, as atividades foram intensificadas com o reforço da kombi, que é uma biblioteca itinerante onde os voluntários levam conhecimento de maneira lúdica à comunidade. “Percebemos, que neste ano, há uma procura maior porque essa iniciativa tem estimulado os participantes a gostarem de histórias e da leitura”, ressalta a presidente da Fundação, Isabel Cristina Machado.
Em janeiro, a “Ação Comunitária” atendeu moradores de Quilombo e dos municípios próximos. O evento contou com a presença de 232 pessoas que participaram do projeto contação de histórias, do programa Vivendo Saúde, do programa A Turminha da Reciclagem e de artesanato. Também receberam apoio jurídico e outras atividades socioculturais.
No mês de fevereiro, a kombi esteve em sete locais. No FACH I durante todo o dia os contadores de história interagiram com 280 colaboradores nas áreas de lazer, entrada de vestiário e no refeitório. Em Quilombo, 226 trabalhadores foram recepcionados com histórias temáticas e a biblioteca itinerante. Na Casa Maria Maria e Casa Dona Jeneci tiveram momentos de descontração 25 mulheres e crianças, que estão em estado de vulnerabilidade social e familiar. Vinte e nove alunos participaram da roda de leitura na Aquarela Pró-Autista. Em Erechim, foram desenvolvidas duas ações: na Fábrica de Rações foi abordada contação de história com palestra sobre cooperativismo, que integrou 242 pessoas; no FAER II foi feita leitura, contação de histórias e outras atividades com 193 colaboradores. No município de São Carlos ocorreu capacitação para 50 coordenadores dos projetos das unidades da Aurora Alimentos.
Em março foram promovidas sete ações com a participação da kombi da Fundação. No município de Catanduvas, 1.330 crianças da pré-escola até o nono ano da rede municipal e estadual usufruíram da contação de história e do programa “A Turminha da Reciclagem”. Em Maravilha, a roda da leitura atendeu 40 pessoas na APAE. Em Chapecó, a kombi esteve na IACH e no FACH II com o objetivo de incentivar a leitura dos 326 participantes. Na Casa Acolhedora Dona Geneci e na Casa Acolhedora Dona Jurema o projeto beneficiou 24 crianças. Em Maravilha, 80 colaboradores da Unidade Aurora Alimentos conheceram os programas da Fundação. No município de Cunha Porã, 64 trabalhadores da Fábrica de Rações tiveram momentos de interação e de imaginação com os contadores de história.
No mês de abril, o projeto contação de histórias promoveu sete ações. Em Chapecó, as atividades foram desenvolvidas na Aurora Matriz com 65 crianças da dança; em Alto da Serra com 178 estudantes; na Praça Coronel Ernesto Bertaso com 200 alunos e no Centro de Convivência dos Idosos. Em São Miguel do Oeste foi realizado o projeto nos dias 11 e 27 de abril, com a integração de 598 participantes. No município de Quilombo a kombi atendeu 950 crianças das escolas Branca de Neve, Madre Paulina, Presidente Goulart, João Paulo I, APAE e CEIM Branca de Neve. Em Erechim, a roda de leitura integrou 250 crianças.
As escolas, entidades e instituições interessadas em agendar atividades de contação de histórias devem entrar em contato com a Fundação através do telefone 3321-3131 ou enviar e-mail para amigoenergia@falb.org.br
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional