24 de julho de 2013

O frio exige cuidados

Atravessar o período de inverno, estação anual que começou em 22 de junho passado e vai até 21 de setembro próximo, exige cuidados especiais, para não comprometer a saúde.  Isto é de importância vital, principalmente para conviver com as baixas temperaturas que estão por vir.

Na opinião do professor Nilton Nasser, chefe do Departamento de Medicina da FURB, alguns procedimentos são fundamentais para a manutenção da integridade física. A primeira é prevenir a mudança brusca de ambientes com temperaturas diferentes, de quente para frio e vice-versa. Seguninvernodo ele, o frio diminui a resistência corporal, podendo levar a doenças pulmonares. “Uma saída é se agasalhar bem, paras manter o corpo em sua temperatura natural, em 36,5º graus Celsius”, afirmou Nasser.

Um segundo cuidado, para o professor Nasser, que é dermatologista, é tomar muita água, para proteger a pele, pelo 1,5 litros por dia. Ele recomenda usar protetor labial, à base de manteiga de cacau. “Os banhos quentes devem ser rápido, de preferência, para manter a gordura natural da pele e evitar escamação”, disse ele.

Por último, mas não menos importante, é manter-se alerta para sintomas de gripe, tais como dor de cabeça, febre alta, coriza e dores no corpo. “Presente estes sintomas, é necessário procurar assistência médica”, disse Nilton Nasser. 

Fonte: Furb

Leia Mais ►

21 de julho de 2013

Santa Catarina

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog