A chuva desta semana, intensificada na madrugada de hoje, destruiu pontes, danificou estradas e deixou comunidades isoladas no município de Turbo, que já encaminhou à Defesa Civil o decreto de situação de emergência. Em Nova Veneza, Tubarão, Araranguá e Criciúma também há registro de problemas relacionados à chuva, sendo que diversas comunidades estão isoladas e alumas famílias tiveram que abandonar suas residências. Famílias também precisaram sair de suas casas em Jaguaruna, onde o rio Jaguaruna transbordou alagando diversas ruas.
De acordo com o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, não se tem o número de desabrigados e desalojados no Sul do Estado, pois o nível dos rios continua subindo e ainda há pessoas sendo retiradas de suas residências. “Sempre que há risco as famílias são retiradas por medida de segurança, quando a situação normalizar as pessoas poderão retornar”, explica.
Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram há previsão de mais chuva, com acumulado previsto, em torno, de 100mm até domingo, para o litoral. “Com essa previsão, persiste o risco de alagamentos e deslizamentos no litoral, sendo maior para o litoral Sul”, ressalta o diretor.
A Defesa Civil do Estado continua trabalhando com o seu plantão reforçado, 24 horas. No caso de emergência as pessoas devem fazer contato com o 199 (Defesa Civil Municipal). Qualquer sinal de deslizamento, como movimentação do solo, declínio de árvores ou rachaduras deve ser comunicado. No caso de alagamentos, o contato com a água deve ser evitado para prevenir doenças.