9 de maio de 2009

Quarenta anos depois Woodstock será revivido em Florianópolis

Quarenta anos depois, o maior festival de música de todos os tempos será revivido na Universidade Federal de Santa Catarina. É o UFSCtock!, evento artístico-cultural organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) em comemoração às quatro décadas de realização do revolucionário festival Woodstock. O UFSCtock! será realizado nos dias 29 e 30 de maio, no campus da Trindade. O evento é gratuito e aberto à comunidade.


O objetivo é dar maior visibilidade ao cenário musical e artístico alternativo, divulgando bandas e projetos locais e nacionais. “A universidade é a vanguarda cultural da cidade. Nós queremos resgatar a cultura em Florianópolis, trazer um público para renovar essa cultura”, afirma o Marino Mondec, membro do diretório.

woodstock
Até o dia 11 de maio, o DCE seleciona bandas de para apresentação no festival. “Queremos dar espaço a bandas que não são tão conhecidas, que têm menor visibilidade. Há muitos estudantes que têm um grupo e não conseguem lugar para tocar”, diz Mondec. Os interessados devem realizar a inscrição pela internet, no site www.chapaboasnovas.blogspot.com/.


O evento não contará apenas com apresentações musicais. A comissão organizadora prevê diversas atividades culturais pelo campus. Apresentações de grupos do Curso de Artes Cênicas da UFSC, saraus e exibições circenses também estão na agenda do festival. O DCE ainda pretende refazer a pintura do pavimento da rua em frente ao pátio da Reitoria.
Mais informações pelo site do DCE
www.chapaboasnovas.blogspot.com/. Fone 3721-9308

Fonte: Paulo Rocha Azevedo / Bolsista de Jornalismo na Agecom /UFSC

Leia Mais ►

Jogos de Cartas: A pontuação no Tute

Dando continuidade ao artigo Jogos de Cartas: Conheça o Tute, trataremos agora da pontuação. No Tute, os pontos são contados após o término de cada uma das vazas. Além das cartas com valores especiais, existem combinações de cartas que valem pontos para a contagem final: são os acuses ou  cânticos  e a última vaza.

Acuse é a combinação de Rei e Cavaleiro. do mesmo naipe, na mão do jogador. Quando essas duas cartas são do naipe do trunfo. o jogador deve acusar ou cantar as quarenta que é o número de pontos que vale essa combinação. Quando o acuse, Rei e Cavaleiro não forem do naipe de trunfo, este é chamado de acuse de vinte, pois vale vinte pontos. O jogador deve comunicar o acuse  antes de descartar qualquer dessas duas cartas.

O jogador que ganhar a última vaza do jogo ganha 10 pontos, prêmio que é chamado de dez últimas. Ganhar a última vaza é muito importante, pois além do dez pontos, se houver empate entre dois jogadores, será vitorioso aquele que tiver ganhado a última vaza.

O número de pontos possíveis numa mão de Tute, depois de jogadas todas as vazas, varia de acordo com os jogos que foram feitos:

130 pontos - em uma mão sem acuses (120 pelas cartas - Ases, Três, Reis, Cavaleiros e Valetes mais 10 pela última vaza).

150 pontos - mão com um acuse  de 20.

170 pontos - mão com acuse de 40 ou dois acuses de 20.baralhoesp

190 pontos - mão com três acuses  de 20 ou um de 40 e um de 20.

210 pontos - mão com dois acuses  de 20 e um de 40.

230 pontos - mão com três acuses de 20 e um de 40.

Porém, o maior de todos os jogos possíveis é o Tute, que é feito quando o jogador consegue reunir em sua mão quatro Reis ou quatro Cavaleiros. Essa combinação, que é o maior objetivo do jogo, não vale pontos, mas sim a partida. O jogador que conseguir essa combinação é considerado o vencedor, independente do total de pontos já alcançados por qualquer jogador. Quando consegue um Tute, o jogador deve cantá-lo, isto é, anunciá-lo em voz alta.

Além dessas regras gerais, cada variante do Tute tem algumas regras específicas, mas trataremos disso em um próximo artigo.

Leia Também:

Jogos de Cartas: As variantes do Tute

Jogos de Cartas: Conheça o Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Leia Mais ►

Código Ambiental de Santa Catarina reúne cerca de 5 mil pessoas em ato público

Aproximadamente cinco mil pessoas estiveram reunidas em Chapecó na tarde de sexta-feira, dia 8, para defender a cadeia produtiva, o emprego e meio ambiente do Estado Catarinense. Autoridades políticas, lideranças empresariais, da agricultura e do agronegócio e produtores rurais catarinenses e gaúchos manifestaram apoio ao Código Ambiental de Santa Catarina, projeto de lei sancionado pelo Governador Luiz Henrique no dia 13 do mês passado.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, assevera que “quem ataca o Código catarinense ou é mal informado, ou é mal-intencionado, ou não leu a norma ou – o que é mais provável – não conhece a realidade do multifacetado universo rural e ignora a luta e o sofrimento de 213 mil famílias catarinenses em produzir grãos, leite, carnes, frutas e hortigranjeiros em áreas diminutas, acidentadas e contra dificuldades de ordem climática, técnica, financeira, creditícia e mercadológica, com resultados econômicos baixíssimos e com qualidade de vida deteriorada”.

O ato em defesa do Código Ambiental Catarinense recebeu apoio da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. A governadora defendeu que cada Estado precisa ter a sua própria legislação ambiental e afirmou que o código federal brasileiro é problemático e deve ser revisto. LHS afirmou a constitucionalidade do Código Ambiental de Santa Catarina e falou que a revisão do pacto federativo é urgente. Ele disse que o código defende o setor produtivo, o desenvolvimento, o trabalho e o emprego, mas também não deixa de lado a ecologia e o meio ambiente.Ato Público 6

O presidente da Ocesc, Marcos Zordan, sustenta que “somente os que ignoram a complexidade de nosso universo rural criticam a norma estadual e atacam os produtores rurais. Quem conhece a capacidade de produção e trabalho das famílias rurais catarinenses sabe que era uma questão de vida ou morte aprovar uma legislação coerente, racional, justa que harmoniza proteção ambiental com a geração de alimentos”.

O ato foi coordenado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), ao lado da Ocesc, Fetaesc, Fecoagro, Fiesc, Facisc, Acic, ACCS, Fecam, Prefeituras Municipais e Secretaria do Desenvolvimento Regional de Chapecó.

A aprovação do código catarinense gerou uma discussão nacional que foi parar no Congresso, onde a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), colocou o tema na pauta do Senado Federal. Ela defende a tese segundo a qual cada Estado deve criar seu Código Ambiental, como já o fizeram Santa Catarina e Minas Gerais.

A CNA e a Faesc estão convictas de que o Código catarinense é norma jurídica perfeitamente sintonizada com o artigo 24 da Constituição Federal, segundo o qual, compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre floresta, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição. Cabe à União definir os preceitos gerais, mas os Estados devem elaborar leis para atender a suas peculiaridades.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, realça que “a elaboração de normas ambientais deve ser balizada por conclusões científicas e não por orientação ideológica.” Lembra que o Código harmoniza e assegura a produção de alimentos e a proteção aos recursos naturais, racionalizando normas federais em razão das condições geológicas e geomorfológicas, de clima, topografia e estrutura fundiária do território barriga-verde.

Texto e foto por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

8 de maio de 2009

Prejuizo pela morte da bezerra é dividido

 

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou o Departamento Estadual de Infra-Estrutura (DEINFRA) a arcar com metade do prejuízo sofrido por Romildo e Érica Mai, fazendeiros da região Oeste que perderam um de seus animais em buraco existente na Rodovia SC-153.

O casal mantinha uma bezerra amarrada em sua propriedade, adquirida no valor de R$ 1,5 mil, que veio a fugir e morrer após cair no buraco. Para o relator do processo, desembargador substituto Ricardo Roesler, tanto proprietários quanto Estado tiveram uma parcela de culpa na morte da vaca.Bezerra

Os proprietários, não tiveram cautela quanto à guarnição do animal. "O animal não estava confinado em local seguro, do qual se esperasse que não conseguisse fugir. Passava o dia todo apenas amarrada, e sabe-se lá de que forma, em área aberta e próxima da rodovia", explicou o magistrado.

O Estado, por sua vez, não providenciou a proteção do buraco - comprovada por fotografias -, que explicitou o nexo de causalidade entre o dano e a omissão do Poder Público. "Ao Estado é atribuída a responsabilidade objetiva por danos causados por seus agentes a terceiros, quer seja em decorrência da sua ação, quer seja em decorrência da sua omissão", concluiu. A decisão reformou sentença da Comarca de São Miguel do Oeste. (Apelação Cível n. 2008.077089-5)

Fonte:TJSC

Leia Mais ►

Comunicação nas cooperativas é tema de encontro

Conceber uma cooperativa e implantá-la significa conceber e criar fluxos de comunicação. Dentro da política de valorizar a comunicação como instrumento de coesão, fortalecimento e desenvolvimento das sociedades humanas, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) promoverá no dia 27 de maio, das 8 às 18 horas, no hotel Porto da Ilha, em Florianópolis, o 5º Encontro de Assessores de Comunicação do sistema cooperativista.

O encontro será patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) e organizado em duas etapas. A primeira etapa – das 8 às 15 horas – consistirá no Workshop “Relações Éticas e Eficazes com a Imprensa” apresentada por Eugênio Esber. Esse workshop irá expor os caminhos à disposição da cooperativa que pretende construir uma relação saudável e proveitosa com os profissionais e com os veículos de comunicação. Ao analisar os erros e incompreensões de parte a parte neste processo, o Workshop expõe as situações mais corriqueiras e discute o melhor procedimento a ser adotado em cada caso.

Eugênio Esber é jornalista e diretor de redação de AMANHÃ, uma das principais revistas de gestão e negócios do país. Eugênio também dirige a redação da revista de cultura Aplauso. Ambas são editadas pela Plural Comunicação, de Porto Alegre.

A segunda etapa – das 15h30 às 18 horas – consistirá no workshop:Comunicação Interativa Sustentada: Criatividade e Ação em Tempos de Crise, com Gilberto Da Motta. O workshop propõe uma reflexão teórica (e prática) visando alternativas estratégicas para o trabalho profissional de assessores (as) de comunicação que atuam no universo cooperativista. A metodologia é expositivo-participativa e inclui conceituação,análise de alternativas, cases e exercícios.

Gilberto Da Motta é jornalista e docente do curso de Comunicação Social da Unoesc e mestre em Mídia e Conhecimento; pesquisador documentarista audiovisual e consultor na área de comunicação organizacional, mídia e meio ambiente.

O 5o Encontro de Assessores de Comunicação será coordenado pelo assessor da Ocesc/Sescoop, Marcos Antonio Bedin (marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br) Os profissionais interessados devem efetuar seu cadastro na página da Ocesc (www.ocesc.org.br), clicar no Encontro de Assessores de Comunicação e gerar boleto bancário para confirmar a participação, orienta o coordenador de treinamento do Sescoop, Ramiro Hensel.

Texto de: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

7 de maio de 2009

SOS Norte E Nordeste - Cáritas faz campanha nacional em prol dos atingidos pelas enchentes

Numa parceria com o Clube do Choro do Maranhão, a Cáritas Brasileira – Regional Maranhão, realiza, todos os sábados, a partir do dia 9, às 19h30, uma homenagem ao mestre Antônio Vieira, compositor maranhense que completaria 89 anos no último dia 7 de abril, se estivesse vivo. Os valores dos ingressos arrecadados serão trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis ou roupas. Toda a venda será revertida em favor dos desabrigados pelas enchentes no estado. A homenagem será realizada no Restaurante Chico Canhoto [Residencial São Domingos, Cohama].

“Viabilizaremos também uma conta corrente exclusiva para o recebimento de doações em dinheiro, procedimento necessário para uma prestação de contas transparente. Mas quem já quiser ir doando roupas, alimentos, enfim, o que quer que possa ser útil a essas famílias, pode procurar a Cáritas Brasileira Regional Maranhão” orientou Ricarte Almeida Santos. No Maranhão já passam de 137 mil os atingidos pelas enchentes. enchentesnordeste

No estado do Piauí, são mais de 36 mil pessoas atingidas pelas chuvas. Todas as paróquias da arquidiocese de Teresina serão pontos de arrecadação de donativos. Em reunião com a prefeitura, decidiu-se que todas as doações da sociedade civil ficarão a cargo da Igreja Católica [arquidioceses, paróquias e Cáritas]. A partir dos cadastros da Defesa Civil municipal e estadual, os donativos serão distribuídos. A Cáritas também mobiliza voluntários para receber e separar as doações nas paróquias.

Na cidade mais atingida com as enchentes, Esperantina (PI), os desabrigados chegam a 4 mil. “No ano passado a Cáritas fez o trabalho de recuperação das famílias, e, este ano, com uma enchente em maior proporção, o desafio é maior”, avalia a Cáritas Regional. 

A cidade de Altamira é a mais afetada do estado do Pará, com 1.400 famílias desabrigadas. As fortes chuvas deixaram um saldo de duas rodovias interditadas e 17 municípios do oeste paraense em situação de emergência. A Cáritas Arquidiocesana de Belém fez campanha de agasalho e alimento para a população de Altamira.

O governo estadual decretou situação de emergência em todo o Amazonas. Os mais atingidos são as populações ribeirinhas, nas margens do Rio Negro, que já ultrapassou a sua maior cheia em 27 cm. No Rio Solimões, entre os municípios de Manaus e Tabatinga, até a última medição, feita no dia 29 de abril, faltavam 22 centímetros para que o nível chegasse ao recorde de maior cheia da região. A principal cidade afetada pelas cheias é Fonte Nova.

A Cáritas Arquidiocesana de Manaus está fiscalizando se os alimentos e kits liberados pelo Poder Público estão chegando às comunidades, principalmente na região de Carreiro da Várzea, Castanho e Rio Preto da Eva. Campanhas de arrecadação estão sendo desenvolvidas pela Igreja local.

No Ceará, até o dia 1° de maio, quatro municípios já haviam declarado estado de emergência e mais 51 aguardam avaliação. A Defesa Civil informou no dia 5, que 11.065 pessoas estão desabrigadas, 15.507 desalojadas e cerca de 120 pessoas ficaram feridas, com 7 mortes. Dos 131 açudes do estado, 97 chegaram ao nível máximo. As chuvas devem permanecer pelo menos até o final do mês.

O município de Ipanguaçu é uma das áreas mais afetadas do Vale do Açu e tem sido beneficiado pelas ações do SOS Ipanguaçu, promovido pela Cáritas Arquidiocesana de Natal (CAN), por meio do recolhimento de donativos. Alimentos não-perecíveis, colchonetes, lençóis e redes podem ser entregues na sede a arquidiocese, no subsolo da catedral de Natal. “Graças a Deus, começaram a chegar cestas básicas e colchonetes”, declara Kilza Gomes, diretora-secretária da CAN.

Se você quiser coloborar, maiores informações no site da Cáritas Brasileira :http://www.teste.caritasbrasileira.org/noticias.php?code=13&id=586&filtro=16 ou pelo telefone (61) 3214-5400

Fonte: Cáritas Brasileira

Leia Mais ►

Apesar do incêndio na Aurora, produtor de leite não é prejudicado

A Coopercentral Aurora continua recebendo e processando leite produzido pelas famílias rurais cooperadas de todo o oeste catarinense. O incêndio que destruiu parcialmente, no último dia 30, a indústria de processamento de leite da cooperativa, no município de Pinhalzinho, Não determinou a suspensão das operações com leite. “Para o produtor rural nada mudou: ele continua produzindo e ganhando pelo leite recolhido pelas cooperativas agropecuárias e entregues à Coopercentral”, esclareceu o presidente Mário Lanznaster.

Os 600.000 litros de leite que a Aurora recebia e processava diariamente foram transferidos para industrialização em empresas parceiras ou estão sendo comercializados diretamente no mercado. A partir de segunda-feira, dia 11, a indústria volta a operar parcialmente, mas a recuperação total levará mais tempo, possivelmente 10 a 12 meses.foto7

“O importante é que os produtores rurais continuarão entregando o produto normalmente e recebendo pelo seu trabalho, sem qualquer problema”, tranqüilizou Lanznaster.

A bacia leiteira formada pela área de atuação da Aurora gera 3,5 milhões de litros por dia, 25% dos quais é produzido dentro do sistema cooperativista. A indústria é alimentada por 14.400 produtores associados a um grupo de onze cooperativas filiadas à Aurora: Cooperalfa, CooperA1, Copérdia, Coperio, CooperAuriverde, CooperItaipu, Cotrisal, Colacer, Coopervil, Camisc e Cotrel.

Os técnicos da Aurora estão trabalhando intensamente para reorganizar o layout da planta industrial e reiniciar a operação. Na próxima semana será reativada a linha de leite longa vida integral (UHT).

O sinistro ocorrido no laticínio ainda está sendo objeto de perícia técnica. O fogo destruiu o principal núcleo de industrialização – fabricação de queijos, sala de fatiamento, câmara de estocagem, concentração de soro, pasteurização e elaboração de requeijão e manteiga, almoxarifado e sala de embalagens – e consumiu totalmente uma área de 6.000 metros quadrados. Ali funcionavam equipamentos importados de última geração que dependem de negociação, aquisição e importação. A área total da planta é de 40.000 metros quadrados.

O presidente Mário Lanznaster também esclareceu a situação dos empregados. A indústria da Coopercentral é totalmente automatizada e emprega 329 trabalhadores: a Aurora fará remanejamentos para outras unidades do grupo – situadas em Maravilha, São Miguel do Oeste e Chapecó – com o objetivo de evitar demissões.

A INDÚSTRIA

A unidade da Coopercentral Aurora é considera a maior e mais avançada indústria de produtos lácteos do país. A planta está instalada à margem da BR-282, no município de Pinhalzinho (SC), com capacidade inicial de processamento de 600 mil litros de leite por dia. Antes do sinistro, a previsão era passar a 2 milhões de litros/dia no fim de 2009. O investimento total atinge R$ 160 milhões de reais.

A indústria ainda está em obras, pois a segunda fase entra em operação no segundo semestre deste ano, quando estará concluído o sistema de produção de leite em pó (somente para secagem serão utilizados 650.000 litros/dia e 750.000 litros/dia de soro). Nessa fase, a recepção diária estará em 2 milhões de litros e o número de empregos em 370 diretos.

Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Lula e gripe podem abrir mercado chinês para a carne suína brasileira

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) solicitou audiência pública na comissão de agricultura do Senado Federal para apresentar os resultados devastadores da crise da suinocultura, tanto para produtores quanto para a indústria. Foram convidados para explanar sobre o tema o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri e o diretor da Abipecs, Pedro Camargo Neto. Participaram da audiência os três senadores catarinenses Raimundo Colombo, Ideli Salvati e Neuto de Conto, além do deputado federal Valdir Colatto, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura.

Segundo Barbieri, os principais vilões da crise são a falta de crédito e o prejuízo pela diferença entre o valor do custo de produção e do preço de venda. “Cada animal terminado representa um prejuízo de R$ 50 reais para o produtor já que o custo de produção por quilograma de carne suína é de R$ 2,30 e o preço de venda por quilo é de R$ 1,80”, relata.porco

Outra questão que agrava a crise é a estagnação das exportações nos mesmos números do ano passado. “Não conseguimos abrir novos mercados. Nos meses de novembro e dezembro de 2008 o Brasil deixou de embarcar 50 mil toneladas de carne suína por causa da crise financeira mundial. Os compradores ficaram sem dinheiro e não compraram nossa carne”, explica.

Além disso, a gripe suína derrubou o consumo interno e vai levar a uma retração muito forte, na previsão da Faesc, pois dos 3 milhões de toneladas de carne suína produzidas no Brasil (dos quais 750 mil toneladas em Santa Catarina), 2,4 milhões são consumidas internamente. “O acontecimento dessa gripe vai agravar uma crise que já existia”, lamenta Barbieri.

Além de pedir que os senadores intercedam urgentemente junto aos agentes financeiros para que o crédito chegue efetivamente nas mãos de quem precisa e que reduzam as exigências de garantia que atualmente estão maiores do que antes da crise, a Faesc também solicitou um envolvimento especial da senadora Ideli Salvatti, que acompanhará o presidente Lula em missão para a China no dia 19 de maio. “A senadora se comprometeu a cobrar do presidente para que o assunto “carne suína brasileira”, entre na pauta de negociações.

A China suspendeu a compra de carne suína dos Estados Unidos e da União Européia devido aos focos de gripe e pode ser a melhor alternativa de destino para a carne suína brasileira. Na China, o consumo anual per capita é de 50 quilos, enquanto no Brasil é de 14 quilos per capita/ano. As negociações entre o setor privado dos dois paises estão adiantadas e uma intervenção governamental seria fundamental para a concretização das vendas.

Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

6 de maio de 2009

Entrevista com Jefferson Forest : Um jovem na Câmara de Blumenau

Jovem que gosta de política hoje em dia é coisa rara no Brasil. Os motivos são muitos. Talvez um dos principmicroentrevistaais motivos seja o modo arcaico como ela é abordada e praticada pelos nossos políticos. A ocupação de cargos eletivos por jovens ainda é pequena. Quando se candidatam a algum cargo eletivo, dificilmente o jovem obtém sucesso. Jefferson Forest foi candidato a vereador em Blumenau, nas últimas eleições municipais, pelo Partido dos Trabalhadores. Obteve 1.874 votos, ficando na primeira suplência.

Com o pedido de licença do vereador Vanderlei de Oliveira, no próximo dia 14 de maio, Jefferson  assumirá a cadeira deste na Câmara Municipal de Blumenau por um período de 30 dias que poderá ser prorrogado por mais trinta. Conversamos com o Jefferson, que muito gentilmente, nos concedeu esta pequena entrevista:

Blog do Seluiz: Quem é Jefferson Forest?

Jefferson: Luiz, não gosto de fazer uma definição de mim mesmo, mas costumo dizer que sou um militante da esquerda, esse ano completo 10 anos de militância comecei em 1999 nas manifestações contra o governo FHC/FMI, e de lá para cá tive uma vida dedicada à militância política, militei com muita intensidade nos movimentos sociais, particularmente no Movimento Estudantil, fui presidente de Centro Acadêmico, DCE, da União Catarinense dos JeffersonFEstudantes e membro da Executiva da União Nacional dos Estudantes. Atuei também assessor de juventude no governo popular do ex prefeito Décio Lima e hoje sou vice Presidente Estadual do PT.

Blog do Seluiz: Sabemos que um período de 30 ou 60 dias é muito pouco tempo de mandato. Quais são seus principais planos para este período em que estará exercendo o mandato de vereador?

Jefferson: Serão poucos dias, mas tenho certeza que a vontade e a determinação farão diferença. Juntamente com meus companheiros de partido e que participaram conosco do embate eleitoral, elaboramos um conjunto de idéias e projetos, ao todo são doze projetos de lei, todos voltados para a juventude, educação, habitação, democratização das esferas de poder e transparência no uso das verbas públicas. Sem falar no mais importante, engrossaremos a fileira da oposição ao governo anti-social e que vive de ilusão e marketing do JPK (DEM). Nossa oposição será respeitosa e republicana, jamais ofenderemos a honra e a moral dos membros do governo e da base aliada, mesmo que tenham demonstrado tanta incompetência e falta de sensibilidade. Faremos uma oposição programática. 

Blog do Seluiz: Uma das polêmicas que se debate na cidade é a entrega do sistema de esgotamento sanitário a iniciativa privada. Qual a sua posição?

Jefferson: Olha amigo Luiz nós seremos contrário a qualquer tipo de entrega do patrimônio público, ainda mais depois do governo Lula investir mais de R$ 40 milhões no saneamento básico. O problema, é que atual governo carrega em sua natureza um viés neoliberal entreguista, que nós brasileiros já jogamos no lixo da nossa história. O neoliberalismo fracassou e somente governos incompetentes e jurássicos entregaram o patrimônio público. Em Blumenau, o prefeito enganou o povo, pois na campanha eleitoral disse que não iria privatizar, falou que na pior das hipóteses seria uma parceria público-privada. Mentiu! Acho que o povo deve reivindicar o voto de volta (risos). No próximo dia 29 a privatização do esgoto será tema de audiência pública, e estaremos defendendo o patrimônio do nosso povo.

Blog do Seluiz: A morosidade na reconstrução de Blumenau é outro assunto que tem preocupado a população. Como um vereador, mesmo sendo de oposição ao prefeito, pode ajudar?

Jefferson: Olha a morosidade se deu principalmente pelos erros nos projetos apresentados pela prefeitura. Agora passou e os recursos estão sendo liberados, ajudarei principalmente fiscalizando o atual governo na utilização dos recursos, para que não façam com essa verba tão importante para o nosso povo, o que fizeram com os alimentos doados, que foram jogados fora, nos envergonhando perante a nação. Além do mais atuarei junto com o Deputado Décio Lima e com a Senadora Ideli, quero acompanhar de perto e passar para eles todas as necessidades e os novos problemas da nossa cidade.

Blog do Seluiz: Quais seus planos políticos para o futuro?

Jefferson: Continuar militando como sempre fiz, sou novo ainda e tenho longos anos de muita luta pela frente. Junto com meus companheiros estamos lutando para que o PT trabalhe uma renovação em seus quadros e em suas praticas políticas, somos um partido de velhos e novos revolucionários, almejamos um mundo mais humano, fraterno e com oportunidades para todos, então muitos dos velhos companheiros precisam resgatar esse sentimento, precisam resgatar o sentimento de camaradagem socialista, principalmente no que tange as novas lideranças do partido. E ano que vem estaremos disputando as eleições gerais e eu estarei correndo Blumenau e o Estado, para que o projeto de governo iniciado pelo Lula de continuidade no País e o PT saia vitorioso aqui no Estado. Abraço seu Luiz e muito obrigado pelo espaço.

Agradecemos ao Jefferson pela entrevista e colocamos o Blog do Seu Luiz a sua disposição sempre que precisar divulgar alguma coisa. E você, amigo leitor, que quiser saber mais sobre o Jefferson e suas idéias, ele também tem um blog que é o Encontro de Idéias o qual já acessamos e recomendamos.

Leia Mais ►

Reeducação alimentar é mais eficaz do que as dietas

Orientações sobre o contexto social na alimentação - envolvendo discussões sobre costumes familiares, culturais e religiosos; conceitos básicos de nutrição – alimentos saudáveis, suas propriedades nutritivas e formas de ingeri-los; reflexos de uma má-alimentação na saúde com foco em doenças que vem crescendo substancialmente nos últimos anos e incentivo à prática de atividade física. Estes foram alguns dos temas abordados durante o curso de Reeducação Alimentar, desenvolvido pelo Programa de Medicina Preventiva - Univida da Unimed Chapecó, no fim de abril, no auditório da cooperativa médica.

O coordenador do programa Univida, médico Heimar Caetano Osório, justificou a iniciativa, revelando que o inquérito epidemiológico feito pela cooperativa médica mostrou que 25% dos pacientes sofrem de dislipidemia (altos níveis de gordura no sangue); 74% se enquadram nas pessoas com fatores de risco e 40% estão com excesso de peso. “A intenção é reverter esse quadro visando cuidados com a saúde e diminuição de custos com tratamentos”, complementou.alimentacao

Durante explanação sobre reflexos de uma má-alimentação, Osório alertou o grupo de participantes, formado por cerca de 40 pessoas, quanto às doenças decorrentes de má-alimentação - problemas como a osteoporose, anemia, deficiência de vitaminas e fibras, dislipidemias, diabetes, obesidade, entre outros. O médico também apresentou estratégias para evitar problemas de saúde decorrentes da alimentação inadequada.

Também foram transmitidas orientações sobre o  contexto social na alimentação e conceitos básicos de nutrição. A assistente social do Programa Univida, Ariete Lauxen, fez uma relação entre alimentação e costumes familiares, culturais e religiosos. “Precisamos fazer com que a sociedade entenda que lazer não precisa estar relacionado somente com alimentação”, assinalou. Também destacou que é na infância e na adolescência que os hábitos alimentares saudáveis devem ser incorporados para que se obtenham benefícios para o resto da vida.

Composição nutricional dos alimentos, bem como a forma correta de preparação para que não percam os nutrientes, foram assuntos abordados pela nutricionista do programa, Renata Cemin Chiarelotto. O processo de reeducação alimentar é muito mais eficaz do que as chamadas "dietas", porque promove mudanças de atitude de forma permanente, sem sugerir demasiadas restrições alimentares, que costumam prejudicar o organismo e dificultar a manutenção de um peso saudável.

A profissional de educação física, Marlete Schneider apresentou formas de aliviar a ansiedade através de técnicas simples como exercícios físicos ao som de música suave para induzir o relaxamento e a psicóloga Liciane Dalla Costa explicou sobre os aspectos psicológicos envolvidos na reeducação alimentar.

Após acompanhar toda a programação, a empresária Inês Rossato, destacou que a iniciativa possibilitou a percepção do quanto os hábitos alimentares influenciam na saúde. “O curso representou um estímulo para a implantação de novos hábitos alimentares juntamente com minha família”, comentou.

O vendedor Ivanor Filippin também ficou satisfeito com os novos conhecimentos. “Já havia iniciado a reeducação alimentar por orientação médica e a participação no curso foi uma oportunidade de aprender estratégias que contribuem para a alimentação adequada”, revelou.

Texto de: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

 

Leia Mais ►

Estagiário

Dizem alguns, maldosamente, que estagiário não é ninguém, não significa nada. A minha opinião, pois trabalhei com muitos estagiários, é totalmente contrária a esta tese. O estágio, se bem aproveitado, pode ser um belo inicio de carreira. Recebi esta linda história, via email, do amigo Anderson Quintino que já trabalhou comigo como estagiário. Além de muito engraçada ela mostra o que pode fazer um estagiário.

Meu nome é Otávio, fui demitido por justa causa.
Como estagiário, aprendi milhões de coisas e fui bem sucedido nas
minhas funções.. Juro que não entendo o porquê de me demitirem...
Eu tinha várias funções que fazia com excelência, entre elas:MEGASENA
1. Tirar xerox : 3 segundos por página.
2. Passar café.
3.. Comprar cigarro e sanduba: 4 minutos e 27 segundos. Ida e volta.
4. Fazer jogos na Mega-Sena, Dupla-Sena, Loto fácil, Jogo do Bicho...
Eu era muito bom mesmo. Fazia tudo certinho, até que peguei certa
confiança com o pessoal e resolvi fazer uma brincadeirinha inocente.
É impressionante o nível de stress num ambiente de trabalho. Quis dar
uma relaxada na galera, deixar o povo feliz e fui recompensado com
uma demissão por justa causa. Puta sacanagem!
Vou contar toda minha rotina desse dia catastrófico.
Era quinta-feira, 26 de março, quando cheguei ao trabalho.
Nesse dia, passei na padaria no meio do caminho. Demonstrando
pro atividade, comprei 10 pãezinhos e 3 Marlboro. Já queria ter na mão
sem nem mesmo me pedirem. Quando abri o escritório (me deixam
com a chave porque só começam a chegar lá pelas 11), já vi uma
montanha de folhas pra xerocar na minha mesa. Xeroquei tudo, fiz café
e deixei tudo nos trinques (minha mãe usa essa gíria rs).
Como tinha saído um pouco mais cedo no outro dia, deixaram recado
na minha mesa: "Pegar o resultado da Mega na lotérica".
Como tava tudo adiantado, fui buscar o resultado. No meio do caminho,
tive a idéia mais genial da minha vida e, também, a mais estúpida.
Peguei o resultado do jogo: 01/12/14/16/37/45. E o que fiz?  Peguei um
trocado e fiz uma aposta igual a essa. Joguei nos mesmos números,
porque, na minha cabeça, minha brilhante idéia renderia boas risadas.
Levei os 2 volantes (o resultado do sorteio e minha aposta) pro escritório.
Ainda ninguém tinha dado as caras. Como sabia onde o pessoal guardava
os volantes, coloquei o jogo que fiz no meio do bolinho e deixei o papel do
resultado à parte.
O pessoal foi chegando e quase ninguém deu bola pros jogos. Da minha
mesa eu ficava observando, até que o Daniel começou a conferir.
Como eu realmente queria deixar o cara feliz, coloquei a aposta que fiz por
último no bolinho, que tinha umas 40 apostas.
Coitado, a cada volante que passava, eu notava a cara de tédio dele. Foi
quando chegou o último volante.
Já quase dormindo em cima do papel, vi-oele riscando os números. Ele deu
um pulo e conferiu de novo. Esfregou os olhos e conferiu de novo, hahahaha.
Tava ridículo, mas eu tava me divertindo.
Deu um toque no cara do lado, o Rogério, pra conferir também.
Ele olhou, conferiu e gritou:
-"PUTA QUE PARRRRRRRRIUUUUUUUUUU! TAMO RICO, PORRA!".
Subiu na mesa, abaixou as calças e começou a girar o pau.
Óbvio que isso gerou um burburinho no escritório e todo mundo veio ver o
que tava acontecendo. Uns 20 caras faziam parte do bolão. Oito deles, logo
que souberam, não hesitaram: correram pro chefe e mandaram tomar no
cu e enfiar todas as planilhas do Excel na b.... da mãe dele.
No meu canto, eu ria que nem um filho da p... Todos parabenizando os
ganhadores (leia-se: falsidade reinando, quero um pouco da sua grana), com
uns correndo pelados pela agência e outros sendo levados de ambulância pro
hospital devido às fortes dores no coração.
Como eu não conseguia parar de rir, uma vaquinha veio perguntar do que eu
ria tanto. Eu disse:
-"Véio, esse jogo que ele conferiu eu fiz hoje de manhã.
A vaca me fuzilou com os olhos e gritou que nem uma vaca loca:
-” PAAAREEEM TUUUDOOO! ESSE JOGO É DE MENTIRA! UMA
BRINCADEIRA DE MAU GOSTO DO ESTAGIÁÁÁÁÁÁÁRIO!”
Todos realmente pararam olhando pra ela. Alguns com cara de "Quê?”e outros
com cara de "Cê tá brincando!?".
O cara que tava com o bilhete na mão, cujo nome desconheço, olhou o papel
e viu que a data do jogo era de 27/03.
O silêncio tava absurdo e só eu continuava rindo. Ele só disse trêmulo e baixinho:
-É...é de hoje.
Nesse momento, parei de rir, porque as expressões de euforia mudaram pra
expressões de 'Eu te mato fi-lho-da-pu-ta !'.
Corri... corri tanto que nem quando eu tive a maior caganeira eu consegui chegar
tão rápido ao banheiro. Tranquei-me por lá ao som de "Estagiário fila-da-puuuta !”“,
“Vô te matar!" e "Vô comê teu cu aqui mesmo!”“. Essa última foi do peladão...
Eu realmente tinha conseguido o feito de deixar aquelas pessoas vazias, cheias
de nada, se sentirem felizes uma vez na vida.
Deveriam me dar uma medalha por eu conseguir aquele feito. Mas não... tentaram
me linchar e colocaram um carimbo gigante na minha carteira de trabalho de
demissão por justa causa. Belos companheiros!
Pelo menos levei mais 8 neguinho junto ! Quem manda serem agressivos com a
chefia. Não tive culpa na demissão deles. Pena que agora eles me juraram de
morte...rs, tô rindo de nervoso.
Falei aqui em casa que fui demitido por corte de verba (justifiquei pra minha mãe
dizendo que mandaram mais 8 embora) e que as ligações ameaçadoras são de
amigos da faculdade passando trote.
Eu supero, tenho certeza.
É, amigos, meu estágio já foi útil, aprendi que não se pode mesmo brincar em serviço...

Otávio.

Leia Mais ►

5 de maio de 2009

Arte terapia auxilia pacientes

Com o objetivo de proporcionar aos portadores de transtornos mentais meios e condições para desenvolverem melhor sua capacidade motora, proporcionando a reinserção ao convívio social, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Tubarão, no estado de Santa Catarina, realiza o trabalho de Arte Terapia.

De acordo com a coordenadora do CAPS, Suzana Francioni, é fundamental o espaço para a Terapia Ocupacional e Arte Terapia. “Entendemos que essas duas atividades são de suma importância para o tratamento dos pacientes, uma vez que através desses trabalhos eles amenizam as angústias que estão vivendo e reorganizam sua convivência sócio-familiar, ajudando na manutenção do equilíbrio emocional, por meio de atividades de produção”, ressalta. arteterapia

Professora de Artes há seis anos no CAPS, Teresinha Blasio Wiggers, diz que é uma satisfação poder proporcionar momentos de paz para os pacientes. “A Arte Terapia promove um espaço onde o paciente tem a liberdade para expressar suas emoções através da arte, seja ela uma pintura, um recorte ou mesmo montagem. É nesse momento que ele vai usar todo o sentimento para transformá-lo em arte”, explica.

Para Salete Souza Bresciani, 62 anos, paciente há três anos com tratamento para depressão, a arte ajuda a distrair e passar o tempo sem pensar em coisas negativas. “Pintar e costurar, para mim é o melhor remédio”.

O secretário de Saúde, Roger Augusto, visitou o grupo e ficou impressionado com a qualidade dos trabalhos. “Elas estão de parabéns. Vamos expor estes trabalhos e toda a população poderá conferir a produção dos artistas”, destaca.   

Fonte: Secom/PMT

Leia Mais ►

RPG tem efeitos comprovados no tratamento da dor

Por mais que a pessoa tente corrigir alguns hábitos posturais quando lhe é chamada à atenção ou até mesmo quando algum tipo de dor, decorrente da má postura, começa a aparecer, se não houver disciplina, não demora muito para que se retorne à prática os hábitos errados. Geralmente quando se fala em correção postural, o que vem à mente é a maneira correta de sentar, caminhar ou questões de estética. No entanto, a fisioterapeuta, Luana Wulfing, integrante da equipe multiprofissional da Clínica de Ortopedia e Traumatologia Reichmann, explica que a maioria das pessoas utiliza o corpo sem conhece-lo e sem pensar nas repercussões de cada atitude.

“A postura envolve todo o corpo de forma global e funcional. Se tivermos algo no nosso corpo que esteja mal alinhado, sofrendo sobrecargas, ou mal estimulado podem ocorrer descompensações desorganizando o corpo como um todo e levando a alterações funcionais, estéticas e sintomas como dores generalizadas”, aponta.rpg

A fisioterapeuta, responsável pela RPG, na Clínica Reichmann, reforça que o auto conhecimento corporal e postural é um processo evolutivo constante na vida do ser humano, desde a infância, adolescência e fase adulta. “No momento em que não temos ou perdemos este conhecimento, por determinadas situações, sejam elas genéticas, hereditárias, traumáticas, emocionais entre outras, estamos diante de uma situação favorável à alterações posturais e funcionais, em que o corpo não percebe o que está ocorrendo com ele ; mas o corpo fala e avisa e nós não percebemos. Esta falta de percepção é que ocasiona várias alterações” enfatiza.

Luana explica que não é apenas a má postura que desencadeia alterações no corpo, mas que o sedentarismo também pode agravar a situação. “De Homo erectus nos transformamos em Homo sentadus”, brinca a fisioterapeuta. "São horas e horas na mesma posição. E quase sempre na posição errada. Os músculos formam uma cadeia e funcionam de forma interligada. Quando são mantidos estáticos, encolhidos, vão se adaptando e encurtando. O resultado disso é a dor."

As patologias que surgem no corpo devem ser observadas por uma equipe multidisciplinar, composta por médico ortopedista e fisioterapeutas especializados, que juntos buscarão identificar as reais necessidades e apontar a melhor alternativa de tratamento, utilizando técnicas como: RPG, Pilates, Manipulação Vertebral/Osteopatia, Terapias Manuais, Cinesioterapia, Eletroterapia.

Uma das alternativas para reabilitação do paciente é a RPG, uma técnica desenvolvida na França e disseminada pelo mundo. Baseada em oito posições diferentes, que são treinadas durante sessões de até uma hora, uma vez por semana, o paciente reaprende a postura correta e livra-se das dores.

“As dores de colunas são um exemplo clássico entre os problemas que podem ser resolvidos com a RPG. A técnica oferece resultados impressionantes no tratamento de hérnia de disco, quando essas estruturas que fazem parte de amortecedores entre as vértebras "saem do lugar" “, explica a fisioterapeuta Luana Wulfing.

A RPG tem efeitos comprovados no tratamento das mais variadas enfermidades causadoras de dor. A técnica é indicada em casos de: Escolioses, Hiperlordose, Hipercifose, Hérnia de disco, Torcicolo, Lombalgias, Cervicalgisa, Artrose, Bursites, Asma e Bronquites, Joelho varo e Valgo, Pé plano e Cavo, Dores Musculares, Stress e Enxaquecas.

Texto de : Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Consulte seu FGTS pela internet

Na última quinta-feira (30/04) entrou no ar o sítio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O portal www.fgts.gov.br reunirá informações sobre o FGTS e subsidiará trabalhadores, empregadores, estados, municípios, agentes financeiros e a imprensa em assuntos referentes ao fundo. O sítio objetiva ainda ser fonte primária de notícias e ampliar a governança em sua gestão. Além de informações gerais do FGTS, o sítio apresentará links específicos para o trabalhador e para o empregador.

Os trabalhadores poderão também verificar o saldo, obter o extrato de suas contas vinculadfgtsas e realizar alteração de endereço. O site oferecerá ainda o serviço de mensagens no celular com dados sobre movimentações ocorridas na conta vinculada do cidadão.

O empregador ficará por dentro de toda a legislação vigente do FGTS, terá acesso ao SEFIP/GRF (aplicativo para consolidação de dados cadastrais e financeiros da empresa e de seus trabalhadores), obterá informações para quitação de débitos, realizará consultas do certificado de regularidade, entre outros serviços.

Para o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a ferramenta é um presente aos trabalhadores às vésperas do Dia Internacional do Trabalho. “O Conselho Curador do FGTS lembra aos cidadãos que se beneficiam dos recursos do FGTS, seja para habitação, saneamento básico ou infra-estrutura, que o fundo é patrimônio dos trabalhadores brasileiros”, diz.

Segundo a presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, o sítio é um portal de serviços desenvolvido especialmente para atender as necessidades do trabalhador brasileiro e tirar as principais dúvidas sobre o FGTS. “A página eletrônica é um exemplo de transparência na gestão e execução do FGTS”, afirma a executiva.

Os cidadãos terão à disposição relatórios sobre arrecadação e saques e poderão acompanhar o total de contratações em obras de saneamento, infra-estrutura e habitação por estado e município. Os internautas poderão consultar, também, documentos de gestão e demonstrações financeiras, ampliando a transparência e visibilidade dos recolhimentos e aplicações dos recursos do FGTS.

O sítio do FGTS disponibiliza ainda um link da ouvidoria, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O internauta poderá fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias, referentes a procedimentos e ações do FGTS. O endereço eletrônico é www.fgts.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal

Leia Mais ►

4 de maio de 2009

Programa Palavra de Criança e a educação de qualidade

Cerca de 80% dos alunos que participam do Programa Palavra de Criança estão sendo alfabetizados na idade certa, ou seja, antes dos 8 anos de idade. Isso significa que o direito de aprender está sendo assegurado a essas crianças, colaborando para o seu pleno desenvolvimento. O programa é apoiado pelo UNICEF e desenvolvido pelas Prefeituras de Teresina (PI) e Sobral (CE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime). A iniciativa tem como objetivo consolidar a alfabetização dos alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, envolvendo seus familiares nesse processo educativo.

Para Alisson da Silva, que estuda no 3º ano do ensino fundamental, aprender a ler foi uma aventura: “Antes eu via as letras e achava que elas eram desenhos. Depois, aprendi a ler palavras e frases. Hcriancaoje, tenho 8 anos e consigo ler e entender textos e já aprendi a gostar de escrever os meus próprios textos. Ler é bom, porque faz as coisas serem sempre diferentes, como uma aventura”. Iara Cunha, colega de Alisson, complementa: “Ler é muito legal, porque a gente entende os livros, manda bilhetes para os colegas e conhece muitos lugares novos pela leitura. Minha família está orgulhosa de mim, e eu estou orgulhosa também, por mim mesma e pelos meus colegas, porque agora nós entramos num mundo novo, o mundo das letras.”

Em 2008, foram avaliadas cerca de 10 mil crianças da terceira série do ensino fundamental em Teresina e Sobral. Os alunos receberão do UNICEF um certificado que identifica o nível de alfabetização em que a criança se encontra.

Estudos mostram que, atualmente, muitas das crianças que vão para a escola não conseguem ler, escrever ou compreender um texto simples após cincos anos de ensino fundamental. O UNICEF, junto com parceiros e colaboradores, está trabalhando para mudar essa realidade.

Fonte: Escritório do UNICEF em Fortaleza

Leia Mais ►

Amamente e semeie amor

A Prefeitura de Indaial-SC, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo uma atividade que tem por objetivo envolver mães que amamentam e seus bebês, para troca de experiências e informações, já que é uma das práticas de pais e filhos que trazem saúde, conforto e bem estar à família.


A secretária de Saúde Enedina De Pin esclarece que o momento que será chamado de: “Ciranda da amamentação: amamente e semeie amor”, quer trazer a realidade vivida por mães que tem ou tiveram um, dois ou mais filhos que amamentaram, e nem por esta circunstância deixaram de se sentir femininas, cuidar de suas famílias e eventualmente continuarem com seu trabalho no dia a dia, são exemplos de amor e superação.


A organização do evento que acontece no dia 07 de maio, quinta-feira às 14h no Centro de Convivência convida mães/mulheres e seus bebês amamentados.amamentacao


Tudo o que você precisa saber Para amamentar com sucesso!


Amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebê. A amamentação é um processo fisiológico, natural, mas que você precisa aprender. O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções.


O aleitamento materno protege as crianças de:
- Otites
- Alergias
- Vômitos
- Diarréia
- Pneumonias
Outras vantagens do leite materno para o bebê:
- Melhora o desenvolvimento mental do bebê;
- É mais facilmente digerido;
- Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo.
- Atualmente, sabe-se que um vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas;
- O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.
Amamentar tem vantagens também para a mãe:
- A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;
- Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;
- Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;
- A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;
- A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa;
- A amamentação protege do cancro do ovário;
- A amamentação protege da osteoporose;
- A amamentação exclusiva protege da anemia (deficiência de ferro).
- As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações, por isso as suas reservas de ferro não diminuem com a hemorragia mensal;
- Amamentar é muito prático! Não é necessário esterilizar e preparar biberões.
- Não é necessário levantar-se de noite para preparar o biberão.


Amamentar também é vantajoso para a família:


- A amamentação é mais econômica para a família.
- Basta multiplicar o preço de uma lata de leite em pó, pelo número de latas necessárias ao longo da vida da criança, e somar ainda o dinheiro gasto em biberões e tetinas.
O leite adaptado (leite em pó) é muito diferente do leite materno e a sua utilização tem riscos para o bebê:
- Os leites artificiais usados habitualmente, são feitos a partir de leite de vaca. Por essa razão, o uso de leite artificial aumenta o risco de alergia ao leite de vaca.
- As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maiores risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarréias, infecções urinárias e sépses.
- A criança alimentada com leite em pó tem um risco maior de sofrer as infecções referidas. As infecções sofridas surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunológico não recebe a ajuda dos anticorpos, glóbulos brancos e outros fatores imunológicos presentes no leite materno.
- As crianças alimentadas com leite artificial têm maiores risco de desenvolver linfomas.
- As crianças que são alimentadas com leite em pó têm maiores risco de vir a sofrer de Diabetes tipo I (insulino-dependente).
- As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maiores risco de sofrer obesidade na vida adulta.
- As crianças alimentadas com leite em pó têm maiores risco de desenvolver eczema, asma e outras manifestações de doença alérgica.


A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam ser evitadas com o aleitamento materno.


Recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS:


Desde 1991, a Organização Mundial de Saúde, em associação com a UNICEF, tem vindo a empreender um esforço mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.


As recomendações da Organização Mundial de Saúde relativas à amamentação são as seguintes:


- As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
- A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.
- As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.


Dez passos para o sucesso da amamentação, segundo recomendações da OMS/UNICEF:


1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipa de cuidados de saúde.
2. Treinar toda a equipa de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.
3. Informar todas as grávidas atendidas sobre as vantagens e a prática da amamentação.
4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas de seus filhos.
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja por indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e os bebés permaneçam juntos 24 horas por dia.
8. Encorajar a amamentação sob livre demanda (sempre que o bebê quiser).
9. Não dar bicos artificiais (tetinas) ou chupetas a crianças amamentadas.
10. Encorajar a criação de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Fonte: Prefeitura Municipal de Indaial

Leia Mais ►

3 de maio de 2009

Santos-Dumont o inventor

Paris significava a capital da novidade, da beleza, da ciência, do saber e das artes. A cidade luz acolhia de braços abertos tudo que fosse moderno, extravagante e progressista. Fora lá que se lançara o primeiro balão de hidrogênio, e fora lá que, em 1852, Henri Giffard demonstrara que é possível dirigir um balão.

Quando começou suas pesquisas, na década de 1890, Santos-Dumont supunha, naturalmente, que tais técnicas já deviam estar bastante avançadas, após tantos anos. Mas, para sua surpresa, viu que ninguém seguira a trilha de Giffard, com seus balões alongados propelidos por hélice de motor. Tudo o que havia eram os tradicionais balões esféricos.

Foi num desses balões que Santos-Dumont fez sua estréia pelos ares, a 4 de julho de 1898. De repente, toda Paris falava daquele brasileiro pequeno, magro e bigodudo, de chapelão mole e caído, que sobrevoava a cidade. George Coursat, famoso caricaturista parisiense, tornou-se seu amigo e difundiu sua figura através de charges que eram publicadas em toda a Europa. Seu panamá desabado sobre a testa virou moda.14bis200

O automóvel era outra paixão de Santos-Dumont, e as corridas que ele patrocinava atraíam multidões. Além dos aviões e dirigíveis, outros engenhos absorviam o espírito dele. homem de sua época amava as máquinas e engrenagens a tal ponto que bem poderia ter sido o inspirador do Jacinto de A Cidade e as Serras, romance de Eça de Queirós, caso este não tivesse encontrado em Eduardo Prado, outro brasileiro, o protótipo de seu personagem.

Em sua casa em Paris, Santos-Dumont cercou-se de invenções e máquinas que seu espírito febril constantemente criava. O relógio de pulso foi um de seus inventos imediatamente adotados em toda parte. Projetado por ele e encomendado à Casa Cartier, o modelo Santôs, assim se pronunciava em Paris, tornou-se moda e foi copiado no mundo inteiro. Para guardar seus dirigíveis, inventou o hangar, que foi como um ovo de Colombo para os aeronautas. Inventou ainda esquis dotados de motor, aprovados por alpinistas suíços, e de vários outros engenhos.

A celebração em torno de Santos-Dumont culminaria em 1906, quando ele demonstrou o 14-BIS, avião inventado por ele. Em 1909, os irmãos Wright, norte-americanos atrasados, exibiram um modelo aperfeiçoado de avião, afirmando que em 1903, antes de Santos-Dumont, já teriam feito vôos curtos, em segredo. Como foi em segredo, não deveriam eles sair por aí divulgando, pois não havia documentos a respeito. Então a Federação Aeronáutica Internacional, sediada em Bruxelas, atribuiu a glória do primeiro vôo a quem de direito o merecia, Santos-Dumont.

Leia também:

Até no bar ele ia com sua máquina voadora

Gênio americano reconheceu feito de brasileiro

Saiba quem foi o primeiro motorista brasileiro a ter sua carteira caçada

Fonte de Pesquisa: Nosso Século, Abril Cultural, São Paulo,1980.

Leia Mais ►

Use a borrachinha

Na fila do ônibus estavam o pai e todos seus 16 filhos. Junto deles, um senhor de meia idade, com uma das pernas de pau. O ônibus chegou, a criançada saiu naquela correria, entraram primeiro e ocuparam todos os bancos vazios. Os dois senhores entraram e ficaram de pé. muleta


Na arrancada do ônibus o senhor da perna de pau, com visível dificuldade, desequilibrou-se para trás, e o barulho foi inconfundível:


TOC... TOC.... TOC...TOC...


Quando o ônibus freou, a mesma coisa aconteceu, agora para a frente:


TOC... TOC.... TOC...TOC...


Na arrancada, novamente:


TOC... TOC... TOC...TOC...


E assim foi, por várias vezes.


Num determinado momento, já incomodado com o barulho e, ao mesmo tempo tentando ser gentil, o pai das 16 crianças disse ao perneta:
- Perdão, mas eu gostaria de fazer uma sugestão ao senhor. Por que o senhor não coloca uma borrachinha na ponta do pau? Com certeza vai diminuir o barulho e incomodar menos a todos.
Imediatamente, o perneta respondeu:
- Agradeço a sugestão, mas se o senhor também tivesse colocado uma borrachinha na ponta do seu, há alguns anos atrás, estaríamos todos sentados, numa boa...


O MINISTERIO DA SAÚDE ADVERTE: USE BORRACHINHA

(Recebido por email)

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog