2 de maio de 2009

Jogos de cartas: Conheça o Tute

O Tute é originário da Itália, onde é chamado de Tutti. Jogado com o baralho espanhol, ele é um dos jogos mais populares da Espanha, e o seu nome tem estreita relação com o objetivo que deve ser alcançado: reunir, na mão, todos os quatros reis ou os quatro cavaleiros.

O Tute admite um grande número de variantes, com 2, 3 ou 4 jogadores, mas todas com uma série de regras comuns. Por isso, é muito útil aprender as regras gerais antes de conhecer as diversas variantes do jogo. O tute é jogado com um baralho espanhol do qual se retiram os 8 e os 9, restando apenas 40 cartas em jogo.

Para a contagem de pontos algumas cartas têm valores especiais: Ases, 11 pontos; Três, 10 pontos; Reis, 4 pontos; Cavaleiros, 3 pontos e Valetes, 2 pontos. As demais cartas são chamadas brancas, pois não têm valor para a contagem. Mas é claro que durante o jogo, estas cartas têm um valor relativo, em que as maiores ganham das menores.cartazEsp

Após escolherem a variante do Tute e o carteador, a distribuição das cartas e o próprio jogo são feitos no sentido anti-horário. O número de cartas e jogadores é de acordo com a variante que está sendo jogada. O primeiro jogador à direita do carteador é o chamado de mão que inicia o jogo, descartando uma carta aberta. Esta primeira carta marca o trunfo do jogo, ou seja, as cartas deste naipe terão mais valor que os outros naipes. Os descartes dos jogadores formam uma vaza ou rodada com cada jogador descartando uma carta. A vaza será ganha pelo jogador que descartar a carta de maior valor e na próxima vaza ele será o mão.

No Tute, os jogadores são obrigados a jogar cartas de naipe igual ao dá primeira carta jogada pelo mão, isto é chamado de assistir o naipe. Como na primeira vaza a carta descartada pelo mão é o trunfo todos são obrigados a descartar um trunfo. Nas vazas seguintes o mão descarta a carta que quiser e os demais são obrigados a assistir o naipe e só poderão descartar um trunfo se não tiverem cartas do mesmo naipe. Seguir o naipe do mão jogando uma carta de maior valor  chama-se montar, se não tiver carta do mesmo naipe e jogar um trunfo chama-se cortar. Durante a vaza, se um jogador já cortou com trunfo, o jogador seguinte pode pisar, isto é, jogar um trunfo maior caso não tenha cartas do naipe em jogo. Caso o jogador não puder assistir e nem  pisar (mesmo que tenha trunfos de menor valor), então poderá contra-cortar, isto é, jogar uma carta de qualquer naipe.

Estas são as regras básicas do Tute. Nos próximos artigos iremos abordar sobre a contagem de pontos e as variantes do Tute.

Leia Também:

Jogos de Cartas: A pontuação no Tute

Jogos de Cartas: As variantes do Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Leia Mais ►

Simpósio Catarinense sobre Violência Doméstica

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) é apoiadora do Simpósio Catarinense sobre Violência Doméstica, promovido pela Unochapecó, pelo Poder Judiciário do Estado de SC e pelo Escritório Sócio-jurídico, nos dias 4 e 5 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó. Serão oferecidas 500 vagas e o simpósio terá 16 horas/aula.

A lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, aprovada em agosto de 2006, trata-se de um instrumento novo que tem como objetivo coibir a violência doméstica contra a mulher e determina algumas mudanças no atendimento às vítimas e aos agressores. No Escritório Sócio-jurídico são atendidas questões familiares, incluindo a atenção aos casos de violência doméstica, especialmente contra a mulher.

O simpósio tem como proposta produzir e socializar conhecimentos sobre esse tema e encaminhar ações para o atendimento da violência doméstica.

A programação inicia no dia 4, às 13h30, com credenciamento e entrega de materiais. Às 14h30, haverá a palestra “Aspectos socioculturais da violência doméstica”, com a socióloga e professora Lia Zanotto Machado. Às 16 horas, será a mesa redonda “A Lei Maria da Penha e suas implicações legais”, com autoridades sobre tema.

As 19h30 será a abertura oficial, com a presença de lideranças, seguida da palestra “Aspectos de política criminal sobre a Lei Maria da Penha”, com a doutora em direito penal, Alice Bianchini. Às 21h30, coquetel de confraternização.

No dia 5, às 8h30, haverá a mesa redonda “Socialização de experiências de trabalho com agressores”. Às 10h15, outro debate abordará o tema “Rede de atendimento às vítimas de violência doméstica”. À tarde, 14 horas, será a palestra “Política de atendimento às vítimas de violência”, com a secretária especial de políticas para mulheres, Ana Tereza Iamarino, com coordenação da representante da Amosc, Marlene Andrade.

O encerramento está previsto para às 15h45 com leitura e discussão do documento oficial do Simpósio, seguido de coquetel.

Inscrições pelo site www.unochapeco.edu.br/inscricoes .

Texto por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

1 de maio de 2009

Artrose: saiba como prevenir

Conforme a pessoa envelhece as articulações do corpo também envelhecem. Um dos sintomas do envelhecimento manifesta-se pelo processo de artrose, ou degeneração progressiva das articulações. A compreensão desse processo é fundamental para sua prevenção, observa o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

Na chamada “terceira idade” ocorre um processo de desgaste, inicialmente, das cartilagens articulares, que se tornam de menor espessura e o quadro vai evoluindo até ocorrer a destruição completa das cartilagens. Depois disso haverá contato de osso com osso, provocando limitação dos movimentos e dor.Artrose

Reichmann observa que a artrose é um processo lento e sua evolução depende da idade e de fatores predisponentes e ou agravantes. Os fatores predisponentes são má formação ao nível das articulações, desvios angulares, doenças degenerativas como artrite reumatóide, fraturas ou luxações, doenças articulares infecciosas e excesso de peso.

É comum o processo de artrose estar associado com osteoporose (enfraquecimento dos ossos provocado pela diminuição de cálcio que também aumenta o risco de fraturas). O médico orienta que, para minimizar os problemas articulares e dos ossos na terceira idade é preciso seguir algumas regras e tomar alguns cuidados. “Movimento é sinal de saúde para as articulações, e então devemos nos preocupar em preservar a amplitude de movimentos das articulações”.

O médico orienta para uma dieta rica em cálcio e vitamina D, reposição hormonal em mulheres após a menopausa, para reduzir a perda de cálcio pelos ossos, especialmente se elas apresentarem sinais de osteoporose. “Também é importante a exposição solar e exercícios como caminhar e alongamento muscular, pois quanto mais os músculos estiverem alongados menos a articulação vai ser solicitada para realizar os movimentos“ orienta. A obesidade também deve ser tratada, pois também causa sobrecarga, principalmente ao nível da coluna vertebral, quadris, joelho e tornozelo”, orienta.

O médico aconselha as pessoas que se aproximam da terceira idade a procurar esportes de menor contato, usar calçados emborrachados para evitar quedas, abstenção do fumo e do álcool. De acordo com Reichmann o que deve ser evitado a qualquer custo são atividades físicas de alto impacto, obesidade, dietas pobres em cálcio, sedentarismo, esportes de contato e calçados que não sejam emborrachados.

Texto de : Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

30 de abril de 2009

Exame pode diagnosticar gripe suína em até 36 horas

Pesquisadores suíços elaboraram um exame que permite diagnosticar a gripe suína em até 36 horas. O anúncio, de acordo com a agência portuguesa Lusa, foi feito por representantes de hospitais universitários na cidade de Genebra. gripe

O exame, disponível a partir de hoje (30), possibilitou o diagnóstico positivo do único caso suspeito da doença na Suíça. A próxima etapa das pesquisas consiste em reduzir ainda mais o tempo necessário para detectar o vírus.

Segundo os pesquisadores, mais 20 pessoas com suspeita de gripe suína também serão submetidas ao exame. Até o momento, foram descartados três casos suspeitos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) que o tempo necessário para produzir diagnósticos da doença varia de país para país.

Fonte: Agencia Brasil

Leia Mais ►

Incêndio destrói parcialmente indústria de leite - Veja as fotos

Um incêndio de grandes proporções destruiu parcialmente, nesta quinta-feira, 30, uma das mais modernas a avançadas indústrias de processamento de leite do país, pertencente à Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos), localizada no município de Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina. Os prejuízos atingem 50 milhões de reais e a indústria ficará quatro meses paralisada.foto1

De acordo com comunicado distribuído pela Assessoria de Imprensa da Aurora, o fogo irrompeu às 11h15 da manhã no setor que concentra o principal núcleo de industrialização – fabricação de queijos, sala de fatiamento, câmara de estocagem, concentração de soro, pasteurização e elaboração de requeijão e manteiga, almoxarifado e sala de embalagens – e consumiu totalmente uma área de 6.000 metros quadrados. A área total da planta é de 40.000 metros quadrados.

foto2

O fogo ultrapassou a 1.000 graus e danificou duramente o ambiente construído com aço, concreto, telhas e paredes térmicas. As chamas se elevaram a 20 metros acima do solo. As instalações físicas e os equipamentos foram completamente destruídos, causando um prejuízo de 50 milhões de reais.

foto3

O Corpo de Bombeiros mobilizou 10 viaturas e 30 homens das guarnições de Pinhalzinho, Chapecó, Modelo, Cunha Porã e Maravilha, o que permitiu controlar e extinguir o fogo às 12h30. Apesar da rápida ação dos bombeiros, o prejuízo foi elevado porque o material usado nas instalações – forros e divisórias de isopainéis – é suscetível de combustão.

foto4

A perícia técnica para determinar as causas do incêndio inicia hoje e ficará concluída nas próximas semanas. Uma das hipóteses é de curto-circuito, mas todas as possibilidades serão investigadas.

foto5

O presidente Mário Lanznaster informou que a unidade permanecerá paralisada por 120 a 150 dias, quando voltará a funcionar parcialmente. Recuperação total somente em 2010 porque a área destruída levará 12 meses para ser reconstruída e retomar a produção. Ali funcionavam equipamentos importados de última geração que dependem de negociação, aquisição e importação.

A indústria da Coopercentral Aurora é totalmente automatizada e emprega 329 trabalhadores. No momento do sinistro, trabalhavam na unidade 130 pessoas, mas nenhuma delas ficou ferida.

Nos próximos quatro meses, os 600.000 litros de leite que a Aurora recebia e processava diariamente serão transferidos para empresas parceiras e/ou comercializados diretamente no mercado.

foto6

A unidade da Coopercentral Aurora é considera a maior e mais avançada indústria de produtos lácteos do país. A planta está instalada à margem da BR-282, no município de Pinhalzinho (SC), com capacidade inicial de processamento de 600 mil litros de leite por dia, passando a 2 milhões de litros/dia no fim de 2009. O investimento total atinge R$ 160 milhões de reais.

foto7

A indústria ainda está em obras, pois a segunda fase entra em operação no segundo semestre deste ano, quando estará concluído o sistema de produção de leite em pó (somente para secagem serão utilizados 650.000 litros/dia e 750.000 litros/dia de soro). Nessa fase, a recepção diária estará em 2 milhões de litros e o número de empregos em 370 diretos.

 

Texto e fotos por:

Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Conheça o OLX - classificados na internet inteiramente grátis

Hoje trago para vocês, amigos leitores, uma excelente opção para você publicar seu anúncio na internet de maneira fácil e rápida, e o que é melhor, sem gastar nada. É isto mesmo, inteiramente grátis. O OLX.com é a última geração de classificados gratuitos online, oferece anúncios de emprego, imóveis, carros, bens, serviços e muito mais. Team OLX WorldwideO OLX é uma empresa de Internet com sedes em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e em Buenos Aires, na Argentina.

O site do OLX hospeda anúncios classificados gratuitos gerados pelos usuários de comunidades urbanas de todo o mundo e promove fóruns de discussão sobre diferentes temas. O OLX ganhou destaque após anunciar uma parceria com o Friendster, o popular web site de relacionamentos. A notícia teve destaque em dezenas de veículos de imprensa, incluindo o New York Times, e em toda a Internet.

A companhia foi fundada em março de 2006 pelos empresários Fabrice Grinda e Alec Oxenford. Fabrice também foi fundador da Zingy, uma empresa de ringtones para celulares comprada pela Side por US$ 80 milhões em maio de 2004. Alec já havia fundado o DeRemate, um dos sites líderes em leilões na América Latina, que foi comprado pelo MercadoLivre, um associado do eBay, em novembro de 2005. Alec também é membro do World Economic Forum's List of Young Global Leaders. Em janeiro de 2009, o OLX está disponível em 84 países e em 36 idiomas.

No OLX, você pode facilmente formatar anúncios coloridos com foto e vídeo, ontrolar suas vendas, compras e sua comunidade ativa no Meu OLX. Exibir anúncios no seu perfil de qualquer site de relacionamentos (Orkut, Facebook, Xing, Tuenti), acessar o site do OLX de seu telefone móvel e ver o OLX em sua própria língua.

Além disto o OLX:

  • é 100% grátis (sempre), inclusive para anúncios de emprego e imóveis
  • Permite incluir vídeos e fotos nos anúncios
  • Realiza buscas por cidades, bairros e CEP
  • Personaliza seus anúncios com variados estilos de texto (cor, negrito, itálico)
  • Possibilidade de comentar outros anúncios para fortalecer a comunidade de usuários
  • Avançadas funções de busca que permitem selecionar vários ajustes regionais
  • O OLX possibilita acessar anúncios nas proximidades de seu CEP sempre que este dado for informado
  • Você pode colocar anúncios em qualquer idioma e em qualquer país
  • Pode ser acessado de qualquer país e em qualquer idioma
  • Alcance global
  • Versão móvel

Com o OLX móvel, você pode fazer quase tudo pelo seu telefone móvel sempre que não estiver perto de seu computador. Basta ir a:m.olx.com.br e você poderá:

  • Navegar por todos os anúncios com fotos e vídeos
  • Encontrar um anúncio que já viu na Internet e salvá-lo no telefone
  • Ler suas mensagens e responder os anúncios
  • Colocar anúncios a qualquer hora
Leia Mais ►

O risco de expor mercadoria sem indicação de preços

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó iniciou uma campanha para conscientizar os lojistas sobre a importância da exposição clara e adequada dos preços dos produtos expostos no comércio local. A iniciativa visa levar todos os estabelecimentos ao rigoroso cumprimento de uma das principais exigências do Código de Defesa do Consumidor que é a informação sobre preços, explica o presidente Dornéles Dávi.

“Grande parte das lojas cumpre a legislação, mas ainda há uma parcela de lojistas que, por razões de usos e costumes comerciais, expõe mercadoria sem indicação de preços”, observa o dirigente.

O assessor jurídico da CDL, Rudimar Bortolotto, ressalta que a matéria está disciplinada no decreto 5.903, de 20 de setembro de 2006, que regulamenta a lei 10.962/2004 e o Código de Defesa do Consumidor (lei 8.078/90).

O decreto dispõe sobre as práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre produtos e serviços. Bortolotto enfatiza que os preços de produtos e serviços deverão ser informados adequadamente, de modo a garantir ao consumidor a correção, clareza, precisão, ostensividade e legibilidade das informações prestadas.vitrine

O preço de produto ou serviço deverá ser informado discriminando-se o total à vista. No caso de concessão de crédito, como nas hipóteses de financiamento ou parcelamento, deverão ser também discriminados o valor total a ser pago com financiamento, o número, periodicidade e valor das prestações,ma os juros e os eventuais acréscimos e encargos que incidirem sobre o valor do financiamento ou parcelamento.

Os preços dos produtos e serviços expostos à venda devem ficar sempre visíveis aos consumidores enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público. A montagem, rearranjo ou limpeza, se em horário de funcionamento, deve ser feito sem prejuízo das informações relativas aos preços de produtos ou serviços expostos à venda. Na hipótese de afixação de preços de bens e serviços para o consumidor, em vitrines e no comércio em geral, a etiqueta ou similar afixada diretamente no produto exposto à venda deverá ter sua face principal voltada ao consumidor, a fim de garantir a pronta visualização do preço, independentemente de solicitação do consumidor ou intervenção do comerciante.

O assessor jurídico esclarece que os preços de bens e serviços para o consumidor nos estabelecimentos comerciais admitem três modalidades de afixação: direta ou impressa na própria embalagem, de código referencial ou de código de barras. Em caso de utilização da modalidade de afixação de código referencial, a relação dos códigos e seus respectivos preços devem estar visualmente unidos e próximos dos produtos a que se referem, e imediatamente perceptível ao consumidor, sem a necessidade de qualquer esforço ou deslocamento de sua parte; e o código referencial deve estar fisicamente ligado ao produto, em contraste de cores e em tamanho suficientes que permitam a pronta identificação pelo consumidor.

Na modalidade de afixação de código de barras, deverão ser observados os seguintes requisitos: as informações relativas ao preço à vista, características e código do produto deverão estar a ele visualmente unidas, garantindo a pronta identificação pelo consumidor; a informação sobre as características do item deve compreender o nome, quantidade e demais elementos que o particularizem; e as informações deverão ser disponibilizadas em etiquetas com caracteres ostensivos e em cores de destaque em relação ao fundo.

Na hipótese de utilização do código de barras para apreçamento, os fornecedores deverão disponibilizar, na área de vendas, para consulta de preços pelo consumidor, equipamentos de leitura ótica em perfeito estado de funcionamento, observados os critérios de indicação e localização.

INFRAÇÕES

“As normas são claras, simples e de fácil cumprimento”, realça Rudimar Bortolotto, lembrando que as infrações serão punidas com multas e outras sanções previstas na legislação. Em relação aos preços de produtos e serviços – a fixação e oferta, o decreto 5.903/2006 estabelece que configuram infrações: utilizar letras cujo tamanho não seja uniforme ou dificulte a percepção da informação, considerada a distância normal de visualização do consumidor; expor preços com as cores das letras e do fundo idêntico ou semelhante; utilizar caracteres apagados, rasurados ou borrados; informar preços apenas em parcelas, obrigando o consumidor ao cálculo do total; informar preços em moeda estrangeira, desacompanhados de sua conversão em moeda corrente nacional, em caracteres de igual ou superior destaque; utilizar referência que deixa dúvida quanto à identificação do item ao qual se refere; atribuir preços distintos para o mesmo item e expor informação redigida na vertical ou outro ângulo que dificulte a percepção.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

 

Leia Mais ►

29 de abril de 2009

CD Narrativas de Catarina conta com 12 músicas de compositores catarinenses

O álbum "Narrativas de Catarina", projeto dos músicos formados pela Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC )Ive Luna, Carla Pronsato e Rodrigo Paiva, será lançado no dia 30 de abril, às 21h, no SESC Prainha. O repertório do CD, gravado durante o ano passado, conta com 12 músicas de compositores do Estado. O grupo se reapresenta no dia 1º de maio, no Teatro da Ubro, às 20h.

ive
As músicas foram escolhidas depois de uma vasta pesquisa entre compositores do Estado. Segundo a cantora Ive Luna, cada canção conta uma história. "A proposta é resgatar a memória do povo catarinense de hoje e de ontem. Memória não só histórica, seja ficcional ou factual, mas também de sensações, de  inspirações e de sentimentos nascidos em nossa terra."


Os artistas, que gravaram no estúdio The Magic Place e vão distribuir nacionalmente pela Tratore, são formados em Música pela UDESC. Os arranjos de piano foram compostos por Luiz Gustavo Zago, também graduado no mesmo curso. O projeto foi promovido pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do CD "Narrativas de Catarina"
Quando:  30 de abril, às 21h, no SESC Prainha; e 1º de maio, às 20h, no Teatro da UBRO
Quanto:
- O CD custa R$ 20.
- A entrada no SESC Prainha é franca (os ingressos já podem ser retirados)
- No Teatro da UBRO, a inteira custa R$ 10; a meia está R$ 5.

Ouça a música Milonga, que faz parte do CD:
http://www.overmundo.com.br/download_overblog_audio/1196546417_milonga.mp3

Fonte: Assessoria de Imprensa UDESC

Leia Mais ►

Expogestão 2009 trará especialista no conceito de empresas metanacionais

Empresas preparadas para agir e pensar além das suas bases territoriais/nacionais. Esta é a proposta do professor e especialista em exportação José Santos – ex-diretor da italiana Segafredo Zanetti e um dos palestrantes confirmados para a Expogestão 2009 (Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Produtos e Serviços da Gestão). Santos aborda o tema Gestão Global com propriedade, pois é um especialista no assunto, uma vez que, no INSEAD - considerada uma das melhores escolas de formação de executivos do mundo - sua área preferida de reflexão, ensino e pesquisa é a internacionalização e gestão de empresas multinacionais.

A Expogestão ocorre de 16 a 19 de junho, em Joinville (SC). Em sua sétima edição congrega líderes empresariais do todo o Sul do País. Realizada no Centreventos Cau Hansen, contempla o Congresso Nacional de Atualização em Gestão e a Feira de Produtos e Serviços da Gestão. A expectativa é de que duas mil pessoas assistam às palestras – número alcançado na edição anterior - e que 10 mil visitem a feira. Informações pelo www.expogestao.com.br.

Segundo ele, móveis por excelência, as metanacionais independem de tamanho, origem e área de atuação. São empresas como Nokia, Embraer e Ambev, que livres das amarras geográficas, garimpam constantemente elementos inovadores dispersos pelo mundo. E estas empresas são realmente inovadoras.

"Enquanto a empresa ‘nacional’ apenas pode concorrer com sucesso no mercado global se o seu país de origem lhe oferecer as vantagens para isso, a empresa ‘metanacional’ depende apenas de certas qualidades da sua liderança e organização – sendo assim o seu desempenho libertado das amarras da geografia. Existem ainda poucas empresas ‘metanacionais’, mas serão cada vez mais num mundo global”, registra.

Entre suas obras destacam-se a co-autoria do livro Global to Metanational: How Companies Win in the Knowledge Economy (traduzido pela editora Monitor, de Lisboa, como O Desafio Metanacional), publicado em 2001 pela Harvard Business School Press. Seu artigo “Global Innovation” foi nomeado um dos três melhores artigos publicados em 2004, pela revista do MIT – Sloan Management Review. Formado em Engenharia Química pela Universidade do Porto, é Mestre com Distinção em Ciências da Gestão, pela London Business School.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

28 de abril de 2009

Microempreendedor Individual é regulamentado, veja como sair da informalidade

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), vinculado à Receita Federal, aprovou na última segunda-feira (27) a Resolução nº 58, regulamentando o capítulo da Lei Complementar nº 128/08 que criou o Microempreendedor Individual, figura jurídica que entra em vigor dia 1º de julho de 2009.


Na prática, a resolução normatiza o conteúdo do capítulo e elenca as categorias que poderão aderir à nova figura jurídica. O Microempreendedor Individual representa uma oportunidade para que micro e pequenos empresários informais formalizem seus negócios, pagando um valor fixo mensal, o que lhe assegurará vários benefícios como aposentadoria e vantagens como acesso a linhas de financiamento bancário. micro200
Podem aderir empresas com receita bruta anual de até R$ 36 mil, que não tenha sócio, possua até um empregado que receba até um salário mínimo e opte pelo Simples Nacional – o sistema simplificado de tributação das micro e pequenas empresas.


A resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional já definiu os valores que serão recolhidos até dezembro de 2009. Empreendedores do comércio e da indústria pagarão R$ 52,15; prestadores de serviços arcarão com R$ 56,15; já o valor para atividades mistas (comércio ou indústria e prestação de serviços) será de R$ 57,15. Esses valores são fixos e serão recolhidos, mensalmente, por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS.


Para ler a íntegra da Resolução nº 58, acesse http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/avisos/APROVADA_RESOLUCAO_QUE_TRATA_DO_MEI.doc

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

Cuidado com o leão, o prazo para entrega da declaração está acabando

A Receita Federal registrou até as 9h de hoje (28) o recebimento de 18 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. O número representa 72% dos 25 milhões de documentos esperados neste ano.

O prazo de entrega vai até a meia-noite (horário de Brasília) de 30 de abril para quem usar a internet. Nos outros casos, o contribuinte terá que observar o horário de atendimento das agências bancárias ou dos Correios. Quem não enviar os dados dentro do prazo terá de pagar multa mínima de R$ 165,74.leao

São obrigadas a declarar o Imposto de Renda as pessoas físicas que receberam, no ano passado, acima de R$ 16.473,72 em rendimentos tributáveis (que pagam impostos). Quem teve rendimentos não-tributáveis ou isentos de impostos acima de R$ 40 mil no ano passado também terá de acertar as contas com a Receita.

O envio da declaração é obrigatório ainda para sócios de empresas, pessoas físicas com patrimônio superior a R$ 80 mil (pelo valor de compra) em 31 de dezembro e para quem exerceu atividade rural e recebeu acima de R$ 82,5 mil em 2008.

Os programas para o preenchimento e a transmissão dos dados estão disponíveis na página da Receita na internet. O contribuinte também pode entregar a declaração em disquete nas agências do Banco do Brasil e em formulário de papel nas agências dos Correios.

 

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ►

Exposição sobre os 40 anos da Coopercentral Aurora

O Centro de Memórias do Oeste de Santa Catarina – CEOM, da Unochapecó inaugura nesta terça-feira, às 17 horas, a exposição sobre os 40 anos da Coopercentral Aurora. O CEOM está localizado na Rua Líbano, 111-D, bairro Passo dos Fortes, segundo piso da Rodoviária de Chapecó.

Em julho de 2008, a Fundação Aury Luiz Bodanese e a Unochapecó assinaram convênio para preservação, organização e valorização da memória histórica da Cooperativa Central Oeste Catarinense e de seus cooperados, através da curadoria do acervo documental, formado por fotografias, clipagem, troféus e outros materiais da instituição cooperativista.aurora

A presidente Isabel Machado explicou que a Fundação Aury Luiz Bodanese mantém contrato com a empresa Cooperativa Central Oeste Catarinense, e tem como finalidade incentivar, promover, coordenar, articular e executar programas, projetos e ações relacionados ao desenvolvimento ambiental, cultural e social. Contribuindo na defesa e garantia dos direitos de cidadania da população usuária da assistência social através do desenvolvimento de atividades de formação e organização social

A Unochapecó possui um programa de pesquisa e extensão comunitária, denominado Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, que se empenha na defesa e valorização do patrimônio cultural da região, com atividade efetiva pelo Centro de Documentação e Pesquisa, que desenvolve trabalhos de organização, preservação e disponibilização documental.

O reitor Odilon Poli destacou que a efetivação deste projeto possibilita assegurar a memória iconográfica e tridimensional da Aurora como um legado às gerações futuras, que poderão acessar os registros produzidos pela empresa, bem como, proporcionará à própria instituição o acesso rápido e preciso quando da utilização do acervo em matérias publicitárias, exposições físicas e virtuais, pesquisas históricas institucionais, ou, ainda, na elaboração de material educativo.

METODOLOGIA

Seis profissionais, um doutor em educação, um documentalista graduado em historia, um museólogo, conservador e restaurador, um responsável técnico graduado em história com experiência na área arquivística e dois estagiários acadêmicos do curso de história da Unochapeco, estiveram desenvolvendo a atividade de recuperação do acervo.

A execução do projeto encontra-se em fase de desenvolvimento e prevê três etapas: diagnóstico, curadoria e exposição. Na primeira etapa, a equipe técnica do CEOM - Unochapeco realizou o diagnóstico da documentação, identificando quantidade, principais características e estado de conservação. A segunda etapa encontra-se em andamento e trata-se da curadoria do acervo, estabelecendo junto à Fundação o perfil do usuário, definição das balizas cronológicas, os temas preferenciais e as políticas de aquisição, guarda, doação e descarte de documentos; A terceira etapa consiste na elaboração e montagem da exposição de banners, a partir do acervo iconográfico com caráter itinerante.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

27 de abril de 2009

Pantanal Express é o retorno do Trem do Pantanal

Quem perdeu essa viagem terá a chance de conhecer um pouquinho da época em que os trilhos eram o principal meio de transporte de massa, e apoiavam rodas poderosas que arrastavam a riqueza do Estado. A cada estação a balbúrdia de crianças e pais que vendiam bolo, pastel, peixe frito, chipa. E assim ia, num sacolegar sem fim batendo desigual, horas e horas até chegar a Corumbá, passando pelo Indubrasil, Palmeiras, Piraputanga, Camisão, Aquidauana, Miranda, Albuquerque, Taunay, tantas outras. Dentro do trem os garçons carregavam refrigerantes embutidos no avental, sob olhares pidões das crianças. Pelas janelas entravam o ar com cheiro de guavira do Cerrado, ou a fuligem das queimadas, sujando tudo. Mas ninguém se importava.

Na década de 90 com o crescimento das rodovias, a popularização do ônibus por ser mais rápido embora mais perigoso, houve uma queda no número de passageiros, um sucateamento da linha. Ao contrário dos países como Estados Unidos. Austrália e Rússia, que pela extensão territorial mantêm investimentos ferroviários, no Brasil houve a privatização, falta de manutenção do patrimônio, fim do transporte de passageiro. trempantanal

A viagem interrompida em 1996 retorna dia 8 de maio deste ano, 13 anos depois. E faz suspirar de saudades quem viveu intensamente aquela época. A reativação de parte do trecho do Trem do Pantanal, que nos anos 1953/1996 saia de Bauru (SP) chegava até Corumbá e de lá, a ferrovia boliviana levava os passageiros a Santa Cruz de La Sierra, parecia algo que seria contado apenas pelas novas gerações, pois a história de Mato Grosso do Sul com o nascimento de pequenas cidades se deu graças a expansão da linha férrea. Na divisa com o Paraguai, em Ponta Porã, as estações e os trilhos são marcas históricas.

Agora, após 13 anos sem o trem de passageiro, Mato Grosso do Sul retoma um projeto emblemático para o turismo e lança com pompas o Trem do Pantanal no trecho Campo Grande/Miranda. A parte mais alagada da região, que fica de Miranda até Corumbá, poderá ser ativada em 2010 se a empresa responsável pela manutenção da linha férrea conseguir garantir as reformas e assim, a segurança aos passageiros.

Nas cores laranja, sem as características dos anos 50, a estação Indubrasil passou por reformas e ganha aspecto mais moderno. Os vagões do novo Pantanal Express (o antigo Trem do Pantanal) estão em Curitiba (PR), deverão seguir para Sorocaba (SP) e chegar à Indubrasil no dia 1º de maio. O diretor comercial da Pantanal Express, Adonai Arruda Filho torce para que em 2010 o Trem do Pantanal possa chegar até Corumbá. Animado com o projeto em Mato Grosso do Sul, ele acredita prepara junto com a Fundação de Turismo do Estado e Sebrae-MS toda a infra-estrutura para que o trem possa ser referencial nacional do turismo.

Fonte: Portal Bonito

Para saber mais:

Trem do Pantanal evoca saudades de uma viagem sem volta

Sorocaba reforma Trem do Pantanal

Antes de operar, Trem do Pantanal já atrai mercado externo

Leia Mais ►

Saiba como a música popular brasileira chegou no exterior

No dia 27 de novembro de 1916, Ernesto Santos, o Donga, tomou uma estranha decisão: foi até a Biblioteca Nacional e registrou, sob o número 3.295, sua composição Roceiro. Nascia, assim, de pai conhecido e com registro civil, o primeiro samba, que faria grande sucesso no carnaval de 1917 e ficaria famoso como Pelo Telefone.

A partir dessa época, o samba ainda vacilante de Donga, Sinhô (José Barbosa Filho) e Caninha (José Lins de Morais), por influência de alguns compositores do Estácio, bairro do Rio de Janeiro, como Ismael Silva, Nílton Bastos, Bide, Armando Marçal e Heitor dos Prazeres, vai ganhar um ritmo batucado, que fará dele o gênero mais popular da cidade. Em 1922, Eduardo Souto aparece com a marcha Eu só Quero é Beliscá, e Sinhô lança o samba Sete Coroas, alusão a um malandro do Morro da Favela.

Neste mesmo ano, um grupo de músicos populares, financiado pelo milionário Arnaldo Guinle, viaja ao exterior e se exibe em Paris, no Dancing Schéhérazade. São os  Oito Batutas, que abrem o espetáculo com um maxixe de 8 batutas Pixinguinha,  Nous sommes batutas. Um sucesso. Os brasileiros ficaram seis meses em cartaz e o jornal Correio da Manhã comenta o feito:

Pixinguinha com sua flauta infernal faz o diabo. China abafa com seu violão e a sua bela voz, e Donga abafa no pinho e desperta paixões.

Os Oito Batutas não só serão os primeiros a lançar a música popular brasileira no exterior, como também trarão para o Brasil Le dernier cri da moda musical na Europa: o Fox-trot, o shimmy e o ragtime. Assim influenciados pelo jazz, incluirão saxofones, clarinetas e trompetes no instrumental do grupo e utilizarão arranjos ao estilo das jazz-bands. Voltando ao Brasil, atuarão no Cabaré Assírio, na revista Voilà Paris, da companhia francesa Bataclan.

Veja uma apresentação histórica de  Pelo Telefone.

Fonte: Nosso Século, Abril Cultural, 1981.

Leia Mais ►

Justiça condena agressão ao meio ambiente

O juiz Iolmar Alves Baltazar, lotado na Comarca de Trombudo Central, no estado de Santa Catarina, julgou procedente ação civil pública ajuizada por uma organização não governamental daquela cidade para condenar os empresários Luiz Sérgio e Rosinei Goedert aos trabalhos de recuperação ambiental de uma área de preservação permanente localizada as margens do rio Trombudo.

Segundo laudos anexados aos autos, as obras de urbanização realizadas no local, como por exemplo a terraplanagem e desmatamento, provocaram sérios danos a mata ciliar e ainda contribuíram para obstrução do leito do rio. Em desacordo com o Código Ambiental, ressaltou o magistrado, foram realizadas intervenções em área distante menos de 20 metros do rio – a legislação exige, no mínimo, 30 metros, numa forma de resguardar a mata ciliar. image description

O argumento de que tal medida estaria amparada por legislação municipal, inclusive com autorização manifesta da administração local, foi derrubada pelo julgador. “Tenho que os limites estabelecidos no Código Florestal são de caráter mínimo, podendo os demais entes da Federação dispor, exclusivamente, de limites de maior amplitude, jamais menos restritivos, sob pena de malferimento às normas gerais estabelecidas em lei federal”, escreveu Baltazar, em sua sentença.

Luiz Sérgio e Rosinei foram condenados à recomposição da área danificada, às suas expensas, com vegetação nativa, em consonância com projeto de recuperação ambiental a ser elaborado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Foi fixada ainda multa de R$ 1 mil ao mês no caso de descumprimento da decisão.

“É preciso estancar, com rigor, as agressões que historicamente vêm sendo realizadas pela urbanização desordenada no Vale e Alto Vale do Itajaí, atingindo irremediavelmente a mata ciliar, sob pena de termos idênticas ou ainda piores catástrofes ambientais, como as recentemente acontecidas (enchentes e desabamentos) que assolaram a região, em novembro de 2008”, alertou o magistrado. Os empresários podem recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça. (Autos nº 074.98.001793-2).

Fonte: TJSC

Leia Mais ►

Exportação brasileira de mel cresce quase 12%

As exportações brasileiras de mel continuam crescendo em 2009. Em março, o País vendeu três mil toneladas, correspondentes ao valor de US$ 7,216 milhões, um incremento de 11,9% em relação a fevereiro (US$ 6,446 milhões). O crescimento é ainda maior na comparação com março de 2008, quando foram exportados cerca de 991 toneladas em peso e US$ 2,088 milhões em valor.


Os números provam que a crise mundial ainda não repercutiu na apicultura. Só no primeiro trimestre deste ano, foram exportadas 7,4 mil toneladas de mel, gerando uma receita de US$ 17,49 milhões. No mesmo período do ano passado, o País exportou apenas 3,264 mil toneladas, alcançando uma receita de US$ 6,239 milhões.mel


Os dados constam do levantamento consolidado pelo analista do Sebrae Reginaldo Resende. A referência é o Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet (Alice-Web), da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


Os Estados Unidos permanecem como grandes compradores do mel brasileiro. Em março, 2,038 mil toneladas de mel, o correspondente a US$ 4,625 milhões, foram destinadas a esse país. A Alemanha importou 549,814 toneladas , totalizando em valor US$ 1,550 milhão. O Reino Unido foi responsável pela importação de 247,260 toneladas, o correspondente a US$ 640,341 mil. O Brasil também exportou mel para Angola, Bélgica, Bolívia, Cabo Verde, Canadá, Coréia do Sul, Holanda, Hong Kong e Japão.

São Paulo continua liderando as vendas externas de mel, sendo responsável por uma receita de US$ 2,48 milhões, o que representa mais de um terço do valor total da exportação de mel em março. O Ceará assumiu a segunda posição no ranking dos exportadores de mel, com receita de US$ 1,32 milhão.


Em terceiro lugar vem o Estado do Rio Grande do Sul, com US$ 1,29 milhão. Santa Catarina foi o quarto exportador com US$ 619,02 mil. O quinto no ranking foi o Paraná, seguido do Piauí, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. A novidade do mês de março veio do Estado do Mato Grosso do Sul, que fez sua estréia no mercado internacional com uma pequena exportação de quatro quilos de mel para a Bolívia, correspondente a US$ 46,00.


De acordo com Reginaldo Resende, o mercado ainda não dá sinais de que entrará em queda. “Pelo contrário, deverá permanecer favorável por conta das reduções de oferta de mel decorrentes de problemas climáticos em vários países. Além disso, o Brasil está com uma boa safra de mel no Nordeste, especialmente no Piauí e no Ceará”, explica.

Fonte: Giovana Perfeito/Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

26 de abril de 2009

Programa Empreendedor Rural 2009 - Senar pretende formar 15 turmas em SC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) iniciará no mês de maio as atividades do Programa Empreendedor Rural nos municípios de Canoinhas, Lebon Régis, Tangará, Rio dos Cedros, Ituporanga e Urubici. As turmas, com cerca de 25 participantes cada, são resultados da seleção realizada durante os encontros de sensibilização nos municípios.

Durante as reuniões os candidatos conheceram o Programa Empreendedor Rural, objetivos e ativSenaridades programadas; realizaram inscrição e passaram por avaliação com entrevista e pré-seleção; além de acompanhar palestra sobre Empreendedorismo, apresentada pelo gestor do programa, Emerson Gava.

O Empreendedor Rural é um dos mais avançados programas do agronegócio brasileiro implantado em Santa Catarina. Desenvolvido em âmbito nacional, tem como objetivo contribuir para o aumento da renda líquida dos produtores, além de elevar a qualidade de vida da população no meio rural. Podem participar candidatos com idade superior a 18 anos, ensino médio completo, desde que sejam produtores rurais ou pertençam à família do campo e estejam dispostos a desenvolver o espírito empreendedor.

O programa teve início experimentalmente em 2007 sendo que, em 2008, ampliou o número de turmas, com a apresentação da metodologia de trabalho para lideranças de seis municípios catarinenses com grande representatividade regional – Braço do Norte, Papanduva, Água Doce, Concórdia, São Miguel do Oeste e Rio do Oeste. Desde março, a coordenação do programa retorna aos municípios para encontros de sensibilização com os interessados em mudar o perfil gerencial da propriedade.

Neste ano, o Senar pretende formar 15 turmas em Santa Catarina. “Consideramos importante ampliarmos o máximo possível o programa no Estado, pois o jovem tem a oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras e aplicar o projeto desenvolvido durante as aulas na sua propriedade”, destaca o gestor do programa em Santa Catarina, Emerson Gava.          

No dia 28 de abril, às 9 horas, o encontro de sensibilização do programa acontece no Sindicato Rural de Seara; no dia 29, às 9 horas, no Sindicato Rural de Chapecó e no dia 30, às 9 horas na Casa Familiar Rural em Maravilha. As atividades prosseguem no mês de maio com encontro no dia 4, às 9 horas, no auditório da Unoesc em Campos Novos; dia 5, às 9 horas, na entidade sindical de Palmitos; dia 7, às 9 horas no Sindicato Rural de Iporã do Oeste; dia 8; às 9 horas, no Sindicato Rural de Ponte Serrada; dia 14 às 9 horas no Sindicato Rural de Videira e no dia 21, às 9 horas no Sindicato Rural de Curitibanos.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog