Muitos comerciais anunciam implantes com carga imediata, próteses no mesmo dia, enfim, uma variedade de atrativos com o intuito de angariar pacientes. Isso é possível? De acordo com a especialista em implantes e próteses dentárias, Iara Giovana Gallon, da Clínica Arte & Face de Chapecó, é sim. No entanto, critérios rígidos devem ser observados para reduzir a taxa de insucesso e melhorar a qualidade do trabalho executado.
Essa decisão não é do dentista ou algo que ele possa oferecer ao paciente. As condições do caso é que determinam a possibilidade do processo. Os implantes são cilindros metálicos que se prendem ao osso, inicialmente de uma forma mecânica como um parafuso. “Mais tarde, há o aumento da intimidade do osso com o cilindro, como que apertando-o microscopicamente de forma que seja muito difícil removê-lo, isso considerando um implante saudável”, explica a especialista.
Para que seja possível instalar um implante e imediatamente colocar a prótese, esse cilindro tem que ficar resistente a 45N de força para aparafusá-lo. Portanto, é necessário que o osso tenha quantidade e qualidade suficientes para receber o cilindro. O implante tem que ser criteriosamente selecionado e, na maioria das vezes, é necessário uma prótese provisória, que será trocada de quatro a seis meses mais tarde. “Esse teste de força é feito no momento da instalação do implante, após o seu posicionamento correto. O motor de instalação, se equipado com um torquimetro, pode fazer a medida, ou até mesmo podem ser usadas chaves manuais calibradas”, esclarece Iara. Quando um implante não atinge os 45N de torque, é preciso aguardar por no mínimo três e no máximo seis meses, dependendo da região, para que sua estabilidade se complete.
Outros critérios como idade do paciente, região onde será instalado o implante, fase em que se encontra o tratamento e critérios estéticos podem indicar ou contra-indicar a instalação de carga imediata. Essa decisão tem que ser tomada com muita responsabilidade, pesando os ganhos e os riscos. “Uma precipitação pode custar caro, perdendo-se até mesmo parte da qualidade”, avalia a especialista.
Para que a prótese sobre os implantes seja considerada tecnicamente imediata, ela deverá ser instalada até 48 horas após a cirurgia de colocação dos implantes. Isso só é possível com preparo prévio do caso, ensaios e seleção antecipada de componentes e materiais, além de um acordo com o laboratório que confeccionará parte do processo.
“O resultado normalmente é estável, os índices de problemas são pequenos e a satisfação do paciente é alta, por conta da rapidez e funcionalidade do tratamento”, observa.
Quando uma prótese imediata não pode ser instalada, poderão ser providenciados outros dispositivos estéticos, dando segurança ao paciente nessa fase de cicatrização.
Em áreas onde o osso é pobre em qualidade ou quantidade, o tempo do tratamento aumenta e muitas vezes são necessárias mais de uma intervenção, desde enxertos ósseos até manobras gengivais, visando a correta reabilitação com implantes, devolvendo o sorriso ao paciente.
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
mb@mbcomunicacao.com.br