Os jogos de cartas do tipo paciência sempre permitem ao jogador aumentar o seu conhecimento sobre o baralho e sua intimidade com as cartas. Além disso, constituem excelente exercício, pois exigem muita persistência para conseguir um resultado favorável ao jogador. O Relógio é uma paciência que confirma a regra, pois a vitória do jogador é muito difícil e depende muito da sorte.
Utilizando um baralho comum de , sem os curingas, o jogador deverá distribuir as cartas, uma a uma e fechadas, formando 13 montes com 4 cartas cada. Doze destes montes devem ser dispostos em forma de círculo, de modo que cada um represente um número do mostrador do relógio e o 13º monte deve ser colocado no centro do círculo.
Cada carta do baralho, independente da posição que lhe couber pela distribuição, representa determinada hora do relógio: o Ás corresponde a uma hora, o 2 a duas horas, e assim por diante; o Valete a 11 horas e Dama a 12 horas, sendo que Rei é destinado ao centro do relógio. O objetivo do jogo é colocar todas as cartas em seus lugares corretos.
O jogador inicia o jogo pelo monte central, virando a primeira carta de cima e colocando-a no seu lugar correspondente no relógio. Se for um sete, por exemplo, deverá colocar esta carta, aberta, debaixo do monte das 7 horas, ficando parcialmente coberta. Em seguida deve virar a primeira carta de cima do monte em que colocou a carta aberta, e procede como na vez anterior. Assim prossegue o jogo até que todas as cartas estejam colocadas.
Se o jogador virar uma carta e ela pertencer ao mesmo monte, ela deverá ser colocada, aberta, embaixo do monte, e o jogador abrirá outra carta do mesmo monte. Quando a quarta carta de um monte for aberta, o jogador reinicia virando uma carta do monte central. No Relógio, o jogador só pode vencer se virar todas as cartas de todos os montes antes que os quatro Reis apareçam, o que é extremamente difícil. Para melhorar as chances do jogador, a regra prevê que um Rei, apenas uma vez durante o jogo, pode ser trocado por outra carta ainda fechada. E aí vai encarar?
Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.
Leia também:
Jogos de Cartas: Go bum é um jogo fácil e divertido
Jogos de Cartas: Conheça o Whist
Jogos de Cartas: Cálculo - Conheça as regras da mais difícil das paciências
Jogos de Cartas: Conheça o Tute
Conheça o celular Espião. A nova coqueluche da espionagem. Com ele você realiza a sua escuta de celular de forma legal e sem complicações. Monitore quem você quiser com ele. Acesse nosso site e conheça.
ResponderExcluirServiço muito simples, um aplicativo fica oculto rodando em celulares com S.O. Symbian, gravando tudo no cartão SD, e posteriormente transferida para o pc, ou silenciosamente enviando dados pela rede 3G ou Edge. Com qualidade, pode-se gravar muitas horas. É claro que apenas as ligações serão gravadas, mas basicamente poder-se gravar tudo, já que ele fica oculto no sistema,