A Repúblika, nova agência experimental de Publicidade & Propaganda da FURB, está elaborando campanha para sensibilizar a comunidade sobre a importância de reinserir ex-detentos na sociedade. Criada a pedido do Conselho da Comunidade do Presídio Regional de Blumenau pelos acadêmicos Guilherme Hack, Humberto Cardoso Filho, Tiago Maria do Valle, Victor Fernandes e Aline Nicoleti de Mello, ela deve ser veiculada a partir do início do ano que vem.
“Nunca tinha feito uma campanha assim, e está sendo um desafio, pois lida com um preconceito muito difícil de mudar. Tanto que ela visa mais sensibilizar do que convencer as pessoas”, explica Humberto. Os estudantes desenvolveram camisetas, paineis, panfletos espots para rádios. A campanha também terá uma fanpage no Facebook.
“Defendemos que a pessoa cumpra sua pena, mas é preciso reconhecer o fato de que, um dia, ela vai voltar à sociedade. Se ela for maltratada durante sua pena, sem o mínimo de dignidade e, ao sair, sofrer preconceito, é muito provável que ela volte a cometer delitos. Precisamos sensibilizar a população sobre isto”, argumenta Rômulo Carvalho, presidente do Conselho da Comunidade (antes denominado Conselho Carcerário), lembrando que a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho é um dos meios mais eficazes de evitar a reincidência. “Ano passado, a Hering contratou 20 ex-detentos e, destes, 90% conseguiram voltar à sociedade”, argumenta.
Foi Carvalho quem procurou a Repúblika para desenvolver a campanha. A agência, coordenada pela professora doutora Fabrícia Durieux Zucco, funciona como um laboratório prático de ideias para os alunos do curso de Comunicação Social - Publicidade & Propaganda da FURB e, quando ainda se chamava House (até outubro), trabalhou com entidades públicas como o Hospital Santa Isabel, a Pró-Família e o Banco de Leite Humano de Blumenau.
Fonte: Furb