Rápido, simples e divertido, o Duvido é um jogo para adultos e crianças. Também chamado de Desconfio, pode ser jogado com um baralho comum, espanhol ou qualquer baralho que seja dividido em naipes. O Duvido pode ser jogado por dois jogadores, mas torna-se mais interessante se for disputado por quatro ou mais pessoas. O objetivo de cada um dos jogadores é livrar-se de todas suas cartas antes dos adversários.
Escolhido o carteador, este distribui todas as cartas, uma a uma e começando pelo jogador à sua esquerda. O fato de um ou mais jogadores ficarem com um número de cartas diferente, quando não der divisão exata, não tem importância para o jogo.
O próprio carteador inicia o jogo, escolhendo uma de suas cartas,e colocando-a fechada no centro da mesa e dizendo aos demais qual o naipe desta carta. Acontece, porém, que essa informação pode ser verdadeira ou falsa, ou seja, ele pode dizer copas, por exemplo, mas a carta é de um outro naipe qualquer. O jogador seguinte também deve colocar uma carta fechada sobre a carta anteriormente descartada e declara o mesmo naipe que o jogador anterior. Também esta informação pode ser falsa ou verdadeira. E assim o jogo se sucede, com todos os jogadores colocando sua carta fechada e declarando o seu naipe que, durante esta rodada, deverá ser sempre o mesmo.
Na verdade, vários jogadores podem estar mentindo e descartando cartas de outros naipes. A qualquer momento do jogo cada um dos jogadores pode desconfiar da afirmação do jogador que descartou. Neste caso ele diz “Duvido” e vira a carta descartada. Caso o jogador tenha descartado uma carta de um naipe diferente que declarou, será obrigado a recolher todas as cartas da mesa, ficando com elas em sua mão. Mas se o naipe corresponder ao que foi declarado, o jogador que duvidou é quem recolherá o monte de cartas.
Quando dois ou mais jogadores duvidarem, tem prioridade o que falou primeiro. No caso de um ou mais jogadores duvidarem juntos, tem preferência aquele que for o primeiro a jogar na sequência. O jogador que recolheu as cartas é quem inicia a próxima rodada procedendo da mesma forma como no início do jogo. Será vencedor o primeiro jogador que conseguir descartar todas as suas cartas. Boas jogadas!
Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.
Leia também:
Jogos de Cartas: Go bum é um jogo fácil e divertido
Jogos de Cartas: Conheça o Whist
Jogos de Cartas: Cálculo - Conheça as regras da mais difícil das paciências
Jogos de Cartas: Conheça o Tute
Cara, espero q vc me responda, mas aqui, eu jogo assim, é quase a mesma coisa só q em vez de ser por naipe, é por numero/letra por exemplo: eu jogo 2 Àses e falo 2 ases
ResponderExcluirExato, existem algumas variações do jogo, aliás, como na maioria dos jogos de cartas. O que eu publiquei são as regras mais conhecidas ou que existem em literaturas.
ResponderExcluirAbraços!